Qualidade de vida e depressão: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Ana Flavia Barros da Silva
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Fleck,Marcelo Pio de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082009000400002
Resumo: Os sintomas depressivos são altamente prevalentes, principalmente em serviços de cuidados primários, provocando sérios prejuízos nos sujeitos que não são submetidos a tratamento. O objetivo deste estudo foi o de revisar o impacto da associação entre depressão maior e qualidade de vida. Foram revisados os artigos publicados entre 1990 e 2007, utilizando as palavras-chave "qualidade de vida", "depressão", "sintomas depressivos", "serviços de cuidados primários", "bem-estar e felicidade" e "preditores de remissão". A presença de sintomas depressivos afeta todas as dimensões da qualidade de vida e, conforme a gravidade desses sintomas, o seu impacto na qualidade de vida pode ser maior do que o de outras doenças crônicas. Os resultados sugerem que a presença de sintomas depressivos exerce um importante impacto na qualidade de vida dos sujeitos, não se restringindo apenas às características clínicas do transtorno. Entretanto, ainda existe uma carência de modelos teóricos, assim como de estudos longitudinais, que possam estabelecer de forma mais clara qual é a real relação entre depressão e qualidade de vida. Provavelmente, através do entendimento de medidas subjetivas e objetivas de recuperação dos sujeitos com sintomas depressivos, poderão se buscar intervenções mais eficazes e que provoquem melhorias no funcionamento global dessa população. Sendo assim, a avaliação da qualidade de vida aparece como um desfecho relevante, pois pela sua multidimensionalidade é potencialmente capaz de detectar a magnitude e a abrangência do comprometimento que a depressão impõe.
id SPRGS-1_82f5017171e405d0f6403f0f925f4bb1
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-81082009000400002
network_acronym_str SPRGS-1
network_name_str Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
repository_id_str
spelling Qualidade de vida e depressão: uma revisão da literaturaQualidade de vidadepressãoserviço de cuidados primáriospreditores de remissãobem-estarfelicidadeOs sintomas depressivos são altamente prevalentes, principalmente em serviços de cuidados primários, provocando sérios prejuízos nos sujeitos que não são submetidos a tratamento. O objetivo deste estudo foi o de revisar o impacto da associação entre depressão maior e qualidade de vida. Foram revisados os artigos publicados entre 1990 e 2007, utilizando as palavras-chave "qualidade de vida", "depressão", "sintomas depressivos", "serviços de cuidados primários", "bem-estar e felicidade" e "preditores de remissão". A presença de sintomas depressivos afeta todas as dimensões da qualidade de vida e, conforme a gravidade desses sintomas, o seu impacto na qualidade de vida pode ser maior do que o de outras doenças crônicas. Os resultados sugerem que a presença de sintomas depressivos exerce um importante impacto na qualidade de vida dos sujeitos, não se restringindo apenas às características clínicas do transtorno. Entretanto, ainda existe uma carência de modelos teóricos, assim como de estudos longitudinais, que possam estabelecer de forma mais clara qual é a real relação entre depressão e qualidade de vida. Provavelmente, através do entendimento de medidas subjetivas e objetivas de recuperação dos sujeitos com sintomas depressivos, poderão se buscar intervenções mais eficazes e que provoquem melhorias no funcionamento global dessa população. Sendo assim, a avaliação da qualidade de vida aparece como um desfecho relevante, pois pela sua multidimensionalidade é potencialmente capaz de detectar a magnitude e a abrangência do comprometimento que a depressão impõe.Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082009000400002Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul v.31 n.3 suppl.0 2009reponame:Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sulinstname:Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)instacron:SPRGS10.1590/S0101-81082009000400002info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Ana Flavia Barros da SilvaFleck,Marcelo Pio de Almeidapor2010-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S0101-81082009000400002Revistahttp://www.scielo.br/rprssONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@aprs.org.br0101-81080101-8108opendoar:2010-05-26T00:00Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul - Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida e depressão: uma revisão da literatura
title Qualidade de vida e depressão: uma revisão da literatura
spellingShingle Qualidade de vida e depressão: uma revisão da literatura
Lima,Ana Flavia Barros da Silva
Qualidade de vida
depressão
serviço de cuidados primários
preditores de remissão
bem-estar
felicidade
title_short Qualidade de vida e depressão: uma revisão da literatura
title_full Qualidade de vida e depressão: uma revisão da literatura
title_fullStr Qualidade de vida e depressão: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Qualidade de vida e depressão: uma revisão da literatura
title_sort Qualidade de vida e depressão: uma revisão da literatura
author Lima,Ana Flavia Barros da Silva
author_facet Lima,Ana Flavia Barros da Silva
Fleck,Marcelo Pio de Almeida
author_role author
author2 Fleck,Marcelo Pio de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Ana Flavia Barros da Silva
Fleck,Marcelo Pio de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de vida
depressão
serviço de cuidados primários
preditores de remissão
bem-estar
felicidade
topic Qualidade de vida
depressão
serviço de cuidados primários
preditores de remissão
bem-estar
felicidade
description Os sintomas depressivos são altamente prevalentes, principalmente em serviços de cuidados primários, provocando sérios prejuízos nos sujeitos que não são submetidos a tratamento. O objetivo deste estudo foi o de revisar o impacto da associação entre depressão maior e qualidade de vida. Foram revisados os artigos publicados entre 1990 e 2007, utilizando as palavras-chave "qualidade de vida", "depressão", "sintomas depressivos", "serviços de cuidados primários", "bem-estar e felicidade" e "preditores de remissão". A presença de sintomas depressivos afeta todas as dimensões da qualidade de vida e, conforme a gravidade desses sintomas, o seu impacto na qualidade de vida pode ser maior do que o de outras doenças crônicas. Os resultados sugerem que a presença de sintomas depressivos exerce um importante impacto na qualidade de vida dos sujeitos, não se restringindo apenas às características clínicas do transtorno. Entretanto, ainda existe uma carência de modelos teóricos, assim como de estudos longitudinais, que possam estabelecer de forma mais clara qual é a real relação entre depressão e qualidade de vida. Provavelmente, através do entendimento de medidas subjetivas e objetivas de recuperação dos sujeitos com sintomas depressivos, poderão se buscar intervenções mais eficazes e que provoquem melhorias no funcionamento global dessa população. Sendo assim, a avaliação da qualidade de vida aparece como um desfecho relevante, pois pela sua multidimensionalidade é potencialmente capaz de detectar a magnitude e a abrangência do comprometimento que a depressão impõe.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082009000400002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082009000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-81082009000400002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul v.31 n.3 suppl.0 2009
reponame:Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
instname:Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)
instacron:SPRGS
instname_str Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)
instacron_str SPRGS
institution SPRGS
reponame_str Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
collection Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
repository.name.fl_str_mv Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul - Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@aprs.org.br
_version_ 1754821041721442304