EXERGAMES COMO FERRAMENTA DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES MOTORAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Pâmella de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Capistrano,Renata, Zequinão,Marcela Almeida, Silva,Siomara Aparecida da, Beltrame,Thais Silva, Cardoso,Fernando Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000400464
Resumo: RESUMO Objetivo: Analisar a literatura quanto à eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Fontes de dados: As buscas dos estudos foram realizadas por duas avaliadoras de forma independente, limitadas às línguas inglesa e portuguesa, em quatro bases de dados: Web of Science, Science Direct, Scopus e PubMed, sem restrições de ano. As palavras-chave utilizadas foram: “Exergames and motor learning and skill motor” e “Exergames and skill motor and physical education”. Adotaram-se como critérios de inclusão: artigos que avaliaram a eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Excluíram-se da análise: livros, teses e dissertações; artigos repetidos; conferências, artigos publicados em anais e resumos de congressos; amostras com patologias e/ou com fins de reabilitação. Síntese dos dados: Foram encontradas 96 publicações. Após a aplicação dos critérios de exclusão, oito artigos foram selecionados. A qualidade dos artigos foi avaliada pelas escalas Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) e The Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Foi possível verificar evidências sobre os efeitos positivos da utilização dos exergames tanto na aquisição de habilidades motoras quanto no desenvolvimento de capacidades motoras. Conclusões: Os exergames, quando utilizados de forma consciente - de modo a não substituir completamente os esportes e outras atividades lúdicas -, representam boas estratégias para pais e professores de Educação Física na motivação à prática do exercício físico.
id SPSP-1_d02f9ec2938c3808777dc44e02a2c251
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-05822017000400464
network_acronym_str SPSP-1
network_name_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository_id_str
spelling EXERGAMES COMO FERRAMENTA DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES MOTORAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICAHabilidade motoraEducação físicaRevisãoRESUMO Objetivo: Analisar a literatura quanto à eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Fontes de dados: As buscas dos estudos foram realizadas por duas avaliadoras de forma independente, limitadas às línguas inglesa e portuguesa, em quatro bases de dados: Web of Science, Science Direct, Scopus e PubMed, sem restrições de ano. As palavras-chave utilizadas foram: “Exergames and motor learning and skill motor” e “Exergames and skill motor and physical education”. Adotaram-se como critérios de inclusão: artigos que avaliaram a eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Excluíram-se da análise: livros, teses e dissertações; artigos repetidos; conferências, artigos publicados em anais e resumos de congressos; amostras com patologias e/ou com fins de reabilitação. Síntese dos dados: Foram encontradas 96 publicações. Após a aplicação dos critérios de exclusão, oito artigos foram selecionados. A qualidade dos artigos foi avaliada pelas escalas Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) e The Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Foi possível verificar evidências sobre os efeitos positivos da utilização dos exergames tanto na aquisição de habilidades motoras quanto no desenvolvimento de capacidades motoras. Conclusões: Os exergames, quando utilizados de forma consciente - de modo a não substituir completamente os esportes e outras atividades lúdicas -, representam boas estratégias para pais e professores de Educação Física na motivação à prática do exercício físico.Sociedade de Pediatria de São Paulo2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000400464Revista Paulista de Pediatria v.35 n.4 2017reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)instacron:SPSP10.1590/1984-0462/;2017;35;4;00013info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Pâmella deCapistrano,RenataZequinão,Marcela AlmeidaSilva,Siomara Aparecida daBeltrame,Thais SilvaCardoso,Fernando Luizpor2017-11-17T00:00:00Zoai:scielo:S0103-05822017000400464Revistahttps://www.rpped.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br1984-04620103-0582opendoar:2017-11-17T00:00Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)false
dc.title.none.fl_str_mv EXERGAMES COMO FERRAMENTA DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES MOTORAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title EXERGAMES COMO FERRAMENTA DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES MOTORAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
spellingShingle EXERGAMES COMO FERRAMENTA DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES MOTORAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Medeiros,Pâmella de
Habilidade motora
Educação física
Revisão
title_short EXERGAMES COMO FERRAMENTA DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES MOTORAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full EXERGAMES COMO FERRAMENTA DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES MOTORAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_fullStr EXERGAMES COMO FERRAMENTA DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES MOTORAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full_unstemmed EXERGAMES COMO FERRAMENTA DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES MOTORAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_sort EXERGAMES COMO FERRAMENTA DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES MOTORAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
author Medeiros,Pâmella de
author_facet Medeiros,Pâmella de
Capistrano,Renata
Zequinão,Marcela Almeida
Silva,Siomara Aparecida da
Beltrame,Thais Silva
Cardoso,Fernando Luiz
author_role author
author2 Capistrano,Renata
Zequinão,Marcela Almeida
Silva,Siomara Aparecida da
Beltrame,Thais Silva
Cardoso,Fernando Luiz
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros,Pâmella de
Capistrano,Renata
Zequinão,Marcela Almeida
Silva,Siomara Aparecida da
Beltrame,Thais Silva
Cardoso,Fernando Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidade motora
Educação física
Revisão
topic Habilidade motora
Educação física
Revisão
description RESUMO Objetivo: Analisar a literatura quanto à eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Fontes de dados: As buscas dos estudos foram realizadas por duas avaliadoras de forma independente, limitadas às línguas inglesa e portuguesa, em quatro bases de dados: Web of Science, Science Direct, Scopus e PubMed, sem restrições de ano. As palavras-chave utilizadas foram: “Exergames and motor learning and skill motor” e “Exergames and skill motor and physical education”. Adotaram-se como critérios de inclusão: artigos que avaliaram a eficácia da utilização dos exergames nas aulas de Educação Física e na aquisição e desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Excluíram-se da análise: livros, teses e dissertações; artigos repetidos; conferências, artigos publicados em anais e resumos de congressos; amostras com patologias e/ou com fins de reabilitação. Síntese dos dados: Foram encontradas 96 publicações. Após a aplicação dos critérios de exclusão, oito artigos foram selecionados. A qualidade dos artigos foi avaliada pelas escalas Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) e The Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Foi possível verificar evidências sobre os efeitos positivos da utilização dos exergames tanto na aquisição de habilidades motoras quanto no desenvolvimento de capacidades motoras. Conclusões: Os exergames, quando utilizados de forma consciente - de modo a não substituir completamente os esportes e outras atividades lúdicas -, representam boas estratégias para pais e professores de Educação Física na motivação à prática do exercício físico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000400464
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000400464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1984-0462/;2017;35;4;00013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pediatria de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria v.35 n.4 2017
reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron:SPSP
instname_str Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
instacron_str SPSP
institution SPSP
reponame_str Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
collection Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
repository.mail.fl_str_mv pediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br
_version_ 1750318250503176192