VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000200144 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: Verificar a correlação entre as áreas avaliadas pela Escala Brunet-Lézine e pela Escala Bayley III no desenvolvimento de bebês pré-termo de risco até dois anos de idade. Métodos: Foram incluídas no estudo 88 crianças, divididas em 3 grupos: Grupo 1 (1 mês a 5 meses e 29 dias de idade cronológica corrigida - ICC), com 32 crianças; Grupo 2 (6 meses a 11 meses e 29 dias de ICC), com 36 participantes; e Grupo 3 (18 meses a 23 meses e 23 dias de ICC), com 20 crianças. A validade concorrente entre a Escala Brunet-Lézine e a Escala Bayley III foi calculada por meio da correlação de Pearson ou de sua versão não paramétrica, a correlação de Spearman. Resultados: No Grupo 1 houve correlação moderada entre o quociente de desenvolvimento da coordenação óculo-motriz (QDC) e o escore motor fino (ρ=0,448; p=0,01). No Grupo 2 foi encontrada correlação moderada entre o quociente de desenvolvimento da postura (QDP) e o escore motor grosseiro (ρ=0,484; p=0,003), entre o QDC e o escore motor fino (r=0,489; p=0,002) e entre o quociente de desenvolvimento de sociabilidade (QDS) e o escore socioemocional (r=0,435; p=0,008). No Grupo 3 foi observada correlação moderada entre o QDP e o escore motor grosseiro (ρ=0,468; p=0,037), e correlação forte entre o quociente de desenvolvimento da linguagem (QDL) e o escore da linguagem (r=0,890; p<0,001). Conclusões: A Escala Brunet-Lézine apresentou forte correlação com a Escala Bayley III quanto à linguagem no Grupo 3, o que sugere a sua validade para avaliar crianças entre 18 e 24 meses de idade nesse quesito. |
id |
SPSP-1_fc377dbcaa458abb6c409a17ed47c24a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-05822017000200144 |
network_acronym_str |
SPSP-1 |
network_name_str |
Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOSpsicometriadesenvolvimento infantilvalidade dos testesRESUMO Objetivo: Verificar a correlação entre as áreas avaliadas pela Escala Brunet-Lézine e pela Escala Bayley III no desenvolvimento de bebês pré-termo de risco até dois anos de idade. Métodos: Foram incluídas no estudo 88 crianças, divididas em 3 grupos: Grupo 1 (1 mês a 5 meses e 29 dias de idade cronológica corrigida - ICC), com 32 crianças; Grupo 2 (6 meses a 11 meses e 29 dias de ICC), com 36 participantes; e Grupo 3 (18 meses a 23 meses e 23 dias de ICC), com 20 crianças. A validade concorrente entre a Escala Brunet-Lézine e a Escala Bayley III foi calculada por meio da correlação de Pearson ou de sua versão não paramétrica, a correlação de Spearman. Resultados: No Grupo 1 houve correlação moderada entre o quociente de desenvolvimento da coordenação óculo-motriz (QDC) e o escore motor fino (ρ=0,448; p=0,01). No Grupo 2 foi encontrada correlação moderada entre o quociente de desenvolvimento da postura (QDP) e o escore motor grosseiro (ρ=0,484; p=0,003), entre o QDC e o escore motor fino (r=0,489; p=0,002) e entre o quociente de desenvolvimento de sociabilidade (QDS) e o escore socioemocional (r=0,435; p=0,008). No Grupo 3 foi observada correlação moderada entre o QDP e o escore motor grosseiro (ρ=0,468; p=0,037), e correlação forte entre o quociente de desenvolvimento da linguagem (QDL) e o escore da linguagem (r=0,890; p<0,001). Conclusões: A Escala Brunet-Lézine apresentou forte correlação com a Escala Bayley III quanto à linguagem no Grupo 3, o que sugere a sua validade para avaliar crianças entre 18 e 24 meses de idade nesse quesito.Sociedade de Pediatria de São Paulo2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000200144Revista Paulista de Pediatria v.35 n.2 2017reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online)instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)instacron:SPSP10.1590/1984-0462/;2017;35;2;00005info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso,Fernanda Guimarães CamposFormiga,Cibelle Kayenne Martins RobertoBizinotto,ThailyneTessler,Rogério BlasbalgRosa Neto,Franciscopor2017-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S0103-05822017000200144Revistahttps://www.rpped.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phppediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br1984-04620103-0582opendoar:2017-06-28T00:00Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS |
title |
VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS |
spellingShingle |
VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS Cardoso,Fernanda Guimarães Campos psicometria desenvolvimento infantil validade dos testes |
title_short |
VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS |
title_full |
VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS |
title_fullStr |
VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS |
title_full_unstemmed |
VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS |
title_sort |
VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA BRUNET-LÉZINE COM A ESCALA BAYLEY PARA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PRÉ-TERMO ATÉ DOIS ANOS |
author |
Cardoso,Fernanda Guimarães Campos |
author_facet |
Cardoso,Fernanda Guimarães Campos Formiga,Cibelle Kayenne Martins Roberto Bizinotto,Thailyne Tessler,Rogério Blasbalg Rosa Neto,Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Formiga,Cibelle Kayenne Martins Roberto Bizinotto,Thailyne Tessler,Rogério Blasbalg Rosa Neto,Francisco |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso,Fernanda Guimarães Campos Formiga,Cibelle Kayenne Martins Roberto Bizinotto,Thailyne Tessler,Rogério Blasbalg Rosa Neto,Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicometria desenvolvimento infantil validade dos testes |
topic |
psicometria desenvolvimento infantil validade dos testes |
description |
RESUMO Objetivo: Verificar a correlação entre as áreas avaliadas pela Escala Brunet-Lézine e pela Escala Bayley III no desenvolvimento de bebês pré-termo de risco até dois anos de idade. Métodos: Foram incluídas no estudo 88 crianças, divididas em 3 grupos: Grupo 1 (1 mês a 5 meses e 29 dias de idade cronológica corrigida - ICC), com 32 crianças; Grupo 2 (6 meses a 11 meses e 29 dias de ICC), com 36 participantes; e Grupo 3 (18 meses a 23 meses e 23 dias de ICC), com 20 crianças. A validade concorrente entre a Escala Brunet-Lézine e a Escala Bayley III foi calculada por meio da correlação de Pearson ou de sua versão não paramétrica, a correlação de Spearman. Resultados: No Grupo 1 houve correlação moderada entre o quociente de desenvolvimento da coordenação óculo-motriz (QDC) e o escore motor fino (ρ=0,448; p=0,01). No Grupo 2 foi encontrada correlação moderada entre o quociente de desenvolvimento da postura (QDP) e o escore motor grosseiro (ρ=0,484; p=0,003), entre o QDC e o escore motor fino (r=0,489; p=0,002) e entre o quociente de desenvolvimento de sociabilidade (QDS) e o escore socioemocional (r=0,435; p=0,008). No Grupo 3 foi observada correlação moderada entre o QDP e o escore motor grosseiro (ρ=0,468; p=0,037), e correlação forte entre o quociente de desenvolvimento da linguagem (QDL) e o escore da linguagem (r=0,890; p<0,001). Conclusões: A Escala Brunet-Lézine apresentou forte correlação com a Escala Bayley III quanto à linguagem no Grupo 3, o que sugere a sua validade para avaliar crianças entre 18 e 24 meses de idade nesse quesito. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000200144 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822017000200144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1984-0462/;2017;35;2;00005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pediatria de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Pediatria de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paulista de Pediatria v.35 n.2 2017 reponame:Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) instname:Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) instacron:SPSP |
instname_str |
Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) |
instacron_str |
SPSP |
institution |
SPSP |
reponame_str |
Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) |
collection |
Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Paulista de Pediatria (Ed. Português. Online) - Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) |
repository.mail.fl_str_mv |
pediatria@spsp.org.br||rpp@spsp.org.br |
_version_ |
1750318250055434240 |