Efetividade do atendimento psicossocial na continuidade escolar de adolescentes em vulnerabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula,Tassiane Cristine Santos de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moreira,Fernanda Gonçalves, Andreoli,Sérgio Baxter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Epidemiologia e Serviços de Saúde
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222016000400789
Resumo: Resumo OBJETIVO: estudar a efetividade do programa de atendimento psicossocial (PAS) na continuidade escolar de adolescentes em vulnerabilidade social. MÉTODOS: estudo de coorte retrospectivo de adolescentes atendidos de 2007 a 2012, em programa de intervenção multidisciplinar com pressupostos da abordagem de redução de danos; o efeito da intervenção foi avaliado por meio de modelos de regressão de Poisson. RESULTADOS: foram incluídos 200 adolescentes, dos quais 116 permaneceram e 84 abandonaram o programa; 74,5% estavam estudando após seguimento de seis meses, com maior proporção entre os aderentes à intervenção (RR=1,12 - IC95% 1,01;1,27) e aqueles que estavam estudando no início da intervenção (RR=8,52 - IC95% 3,71;19,57). CONCLUSÃO: o programa avaliado tem efeito positivo na reinserção e continuidade escolar do adolescente em vulnerabilidade social; porém, características do indivíduo, como já estar estudando, desempenharam papel predominante na adesão ao PAS.
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