Controle Externo Social, Educação e Cidadania
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Controle (Online) |
Texto Completo: | https://revistacontrole.tce.ce.gov.br/index.php/RCDA/article/view/93 |
Resumo: | Dentre as muitas questões relativas à formação do cidadão, a educação para o exercício do controle externo social parece-nos, de longe, a mais significativa. Isso posto, pretendemos aqui estudar as conexões existentes entre o controle ex-terno social, a educação e a cidadania. Trata-se de um estudo bibliográfico exploratório, no qual utilizamos o raciocínio indutivo. Como conclusão percebemos que, em grande medida, não há como descolar o controle externo social da educação e da cidadania, dados os profundos e sólidos laços que unem aquela função a estas categorias. Adicionalmente, com o intuito de responder, ainda que parcialmente, ao seguinte questionamento fundamental relativo à educação: como educar para o exercício do controle externo social? Proporemos algumas “linhas de ação” para a educação em controle externo social. |
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