Formação e atuação profissional em hotelaria hospitalar na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomazzoni, Edegar Luis
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Ayumi Fernandes dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/540
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar os cursos acadêmicos de hotelaria hospitalar na cidade de São Paulo. Identificaram-se disciplinas das grades curriculares, modalidades, carga horária e objetivos de diversos cursos. Além da importância dos serviços de hotelaria para os hospitais da cidade de São Paulo, a justificativa do estudo é a falta de profissionais especializados em hotelaria hospitalar e a centralização desses serviços, que sobrecarrega os profissionais da saúde. A fundamentação teórica aborda hospitalidade, hotelaria e organização hospitalar, uma vez que é área recente de pesquisas, com falta de estudos e de referencial bibliográfico. A pesquisa é descritiva e exploratória, e o método de campo consistiu em investigação dos cursos da área, no sistema do Ministério de Educação (MEC). Aplicou-se questionário com questões fechadas e abertas a 52 profissionais que atuam em hotelaria ou em áreas afins e realizou-se entrevista com gestor de um dos principais hospitais da capital paulista. Concluiu-se que são poucas as ofertas de programas de formação na área de hotelaria hospitalar. Há somente três cursos específicos diretamente ligados à hotelaria hospitalar na cidade de São Paulo, e os três são privados. Muitos profissionais da área de hotelaria desconhecem o setor hospitalar como oportunidade de atuação.
id UAM-1_a5dd0e63da817de4b2682dea8b0ecf85
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/540
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling Formação e atuação profissional em hotelaria hospitalar na cidade de São PauloHotelaria Hospitalar. Curso. Educação. Cidade de São Paulo.O objetivo deste trabalho é analisar os cursos acadêmicos de hotelaria hospitalar na cidade de São Paulo. Identificaram-se disciplinas das grades curriculares, modalidades, carga horária e objetivos de diversos cursos. Além da importância dos serviços de hotelaria para os hospitais da cidade de São Paulo, a justificativa do estudo é a falta de profissionais especializados em hotelaria hospitalar e a centralização desses serviços, que sobrecarrega os profissionais da saúde. A fundamentação teórica aborda hospitalidade, hotelaria e organização hospitalar, uma vez que é área recente de pesquisas, com falta de estudos e de referencial bibliográfico. A pesquisa é descritiva e exploratória, e o método de campo consistiu em investigação dos cursos da área, no sistema do Ministério de Educação (MEC). Aplicou-se questionário com questões fechadas e abertas a 52 profissionais que atuam em hotelaria ou em áreas afins e realizou-se entrevista com gestor de um dos principais hospitais da capital paulista. Concluiu-se que são poucas as ofertas de programas de formação na área de hotelaria hospitalar. Há somente três cursos específicos diretamente ligados à hotelaria hospitalar na cidade de São Paulo, e os três são privados. Muitos profissionais da área de hotelaria desconhecem o setor hospitalar como oportunidade de atuação.Universidade Anhembi Morumbi2014-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/540Revista Hospitalidade; Volume XI, número 1 - Junho 2014; 107 -1302179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/540/564Tomazzoni, Edegar LuisSantos, Ayumi Fernandes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-01T02:12:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/540Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-01T02:12:39Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e atuação profissional em hotelaria hospitalar na cidade de São Paulo
title Formação e atuação profissional em hotelaria hospitalar na cidade de São Paulo
spellingShingle Formação e atuação profissional em hotelaria hospitalar na cidade de São Paulo
Tomazzoni, Edegar Luis
Hotelaria Hospitalar. Curso. Educação. Cidade de São Paulo.
title_short Formação e atuação profissional em hotelaria hospitalar na cidade de São Paulo
title_full Formação e atuação profissional em hotelaria hospitalar na cidade de São Paulo
title_fullStr Formação e atuação profissional em hotelaria hospitalar na cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Formação e atuação profissional em hotelaria hospitalar na cidade de São Paulo
title_sort Formação e atuação profissional em hotelaria hospitalar na cidade de São Paulo
author Tomazzoni, Edegar Luis
author_facet Tomazzoni, Edegar Luis
Santos, Ayumi Fernandes dos
author_role author
author2 Santos, Ayumi Fernandes dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomazzoni, Edegar Luis
Santos, Ayumi Fernandes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria Hospitalar. Curso. Educação. Cidade de São Paulo.
topic Hotelaria Hospitalar. Curso. Educação. Cidade de São Paulo.
description O objetivo deste trabalho é analisar os cursos acadêmicos de hotelaria hospitalar na cidade de São Paulo. Identificaram-se disciplinas das grades curriculares, modalidades, carga horária e objetivos de diversos cursos. Além da importância dos serviços de hotelaria para os hospitais da cidade de São Paulo, a justificativa do estudo é a falta de profissionais especializados em hotelaria hospitalar e a centralização desses serviços, que sobrecarrega os profissionais da saúde. A fundamentação teórica aborda hospitalidade, hotelaria e organização hospitalar, uma vez que é área recente de pesquisas, com falta de estudos e de referencial bibliográfico. A pesquisa é descritiva e exploratória, e o método de campo consistiu em investigação dos cursos da área, no sistema do Ministério de Educação (MEC). Aplicou-se questionário com questões fechadas e abertas a 52 profissionais que atuam em hotelaria ou em áreas afins e realizou-se entrevista com gestor de um dos principais hospitais da capital paulista. Concluiu-se que são poucas as ofertas de programas de formação na área de hotelaria hospitalar. Há somente três cursos específicos diretamente ligados à hotelaria hospitalar na cidade de São Paulo, e os três são privados. Muitos profissionais da área de hotelaria desconhecem o setor hospitalar como oportunidade de atuação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/540
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/540/564
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Volume XI, número 1 - Junho 2014; 107 -130
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463275999461376