O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Hospitalidade |
Texto Completo: | https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/571 |
Resumo: | Buscou-se, nesse artigo, apresentar e discutir o modelo semiótico Mello (2013) de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas e, como forma de ilustração de sua potencialidade, aplicá-lo em mini-análises diversificadas, demonstrando suas possibilidades para o enriquecimento das pesquisas em turismo, mas também, o seu uso visando aprimoramento da qualidade e fruição dos serviços turísticos. Aspirou-se com a apresentação do modelo que ele possa ser uma nova ferramenta de apreensões sensíveis contribuindo para a Semiótica do Turismo. O modelo foi desenvolvido à luz da semiótica, dita greimasiana, complementada pelas concepções de Floch (2001a, 2001b) e Pietroforte (2008, 2010) que visa a semiotização (interpretação) das imagens fotográficas turísticas. Entre os resultados encontrados, aponta-se que a fotografia é um vigoroso instrumento e suporte para os enunciadores midiáticos, governamentais e empresariais, mas também, para viajantes materializarem os destinos turísticos e construírem imaginários que se ligam fortemente aos valores sociais (status, felicidade, prazer etc.) acoplados ao consumo contemporâneo. |
id |
UAM-1_aece1174c29e538cfd0b44e3d529ff10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/571 |
network_acronym_str |
UAM-1 |
network_name_str |
Revista Hospitalidade |
repository_id_str |
|
spelling |
O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticasSemiótica do turismo. Modelo de análise. Leitura sensorial. Fotografia turística.Buscou-se, nesse artigo, apresentar e discutir o modelo semiótico Mello (2013) de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas e, como forma de ilustração de sua potencialidade, aplicá-lo em mini-análises diversificadas, demonstrando suas possibilidades para o enriquecimento das pesquisas em turismo, mas também, o seu uso visando aprimoramento da qualidade e fruição dos serviços turísticos. Aspirou-se com a apresentação do modelo que ele possa ser uma nova ferramenta de apreensões sensíveis contribuindo para a Semiótica do Turismo. O modelo foi desenvolvido à luz da semiótica, dita greimasiana, complementada pelas concepções de Floch (2001a, 2001b) e Pietroforte (2008, 2010) que visa a semiotização (interpretação) das imagens fotográficas turísticas. Entre os resultados encontrados, aponta-se que a fotografia é um vigoroso instrumento e suporte para os enunciadores midiáticos, governamentais e empresariais, mas também, para viajantes materializarem os destinos turísticos e construírem imaginários que se ligam fortemente aos valores sociais (status, felicidade, prazer etc.) acoplados ao consumo contemporâneo.Universidade Anhembi Morumbi2015-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewAnálise semiótica, semiótica visual, pesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/571Revista Hospitalidade; Volume XII, número 1 - Junho 2015; 488 - 5142179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/571/663Mello, Cynthia Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-01T02:00:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/571Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-01T02:00:49Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas |
title |
O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas |
spellingShingle |
O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas Mello, Cynthia Menezes Semiótica do turismo. Modelo de análise. Leitura sensorial. Fotografia turística. |
title_short |
O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas |
title_full |
O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas |
title_fullStr |
O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas |
title_full_unstemmed |
O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas |
title_sort |
O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas |
author |
Mello, Cynthia Menezes |
author_facet |
Mello, Cynthia Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Cynthia Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semiótica do turismo. Modelo de análise. Leitura sensorial. Fotografia turística. |
topic |
Semiótica do turismo. Modelo de análise. Leitura sensorial. Fotografia turística. |
description |
Buscou-se, nesse artigo, apresentar e discutir o modelo semiótico Mello (2013) de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas e, como forma de ilustração de sua potencialidade, aplicá-lo em mini-análises diversificadas, demonstrando suas possibilidades para o enriquecimento das pesquisas em turismo, mas também, o seu uso visando aprimoramento da qualidade e fruição dos serviços turísticos. Aspirou-se com a apresentação do modelo que ele possa ser uma nova ferramenta de apreensões sensíveis contribuindo para a Semiótica do Turismo. O modelo foi desenvolvido à luz da semiótica, dita greimasiana, complementada pelas concepções de Floch (2001a, 2001b) e Pietroforte (2008, 2010) que visa a semiotização (interpretação) das imagens fotográficas turísticas. Entre os resultados encontrados, aponta-se que a fotografia é um vigoroso instrumento e suporte para os enunciadores midiáticos, governamentais e empresariais, mas também, para viajantes materializarem os destinos turísticos e construírem imaginários que se ligam fortemente aos valores sociais (status, felicidade, prazer etc.) acoplados ao consumo contemporâneo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Blind Peer-reviewed Article Artículo revisado por pares Artigo avaliado por blind peer review Análise semiótica, semiótica visual, pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/571 |
url |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/571/663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade; Volume XII, número 1 - Junho 2015; 488 - 514 2179-9164 1807-975X reponame:Revista Hospitalidade instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) instacron:UAM |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
instacron_str |
UAM |
institution |
UAM |
reponame_str |
Revista Hospitalidade |
collection |
Revista Hospitalidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br |
_version_ |
1809463276028821504 |