O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Cynthia Menezes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/571
Resumo: Buscou-se, nesse artigo, apresentar e discutir o modelo semiótico Mello (2013) de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas e, como forma de ilustração de sua potencialidade, aplicá-lo em mini-análises diversificadas, demonstrando suas possibilidades para o enriquecimento das pesquisas em turismo, mas também, o seu uso visando aprimoramento da qualidade e fruição dos serviços turísticos. Aspirou-se com a apresentação do modelo que ele possa ser uma nova ferramenta de apreensões sensíveis contribuindo para a Semiótica do Turismo. O modelo foi desenvolvido à luz da semiótica, dita greimasiana, complementada pelas concepções de Floch (2001a, 2001b) e Pietroforte (2008, 2010) que visa a semiotização (interpretação) das imagens fotográficas turísticas. Entre os resultados encontrados, aponta-se que a fotografia é um vigoroso instrumento e suporte para os enunciadores midiáticos, governamentais e empresariais, mas também, para viajantes materializarem os destinos turísticos e construírem imaginários que se ligam fortemente aos valores sociais (status, felicidade, prazer etc.) acoplados ao consumo contemporâneo.
id UAM-1_aece1174c29e538cfd0b44e3d529ff10
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/571
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticasSemiótica do turismo. Modelo de análise. Leitura sensorial. Fotografia turística.Buscou-se, nesse artigo, apresentar e discutir o modelo semiótico Mello (2013) de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas e, como forma de ilustração de sua potencialidade, aplicá-lo em mini-análises diversificadas, demonstrando suas possibilidades para o enriquecimento das pesquisas em turismo, mas também, o seu uso visando aprimoramento da qualidade e fruição dos serviços turísticos. Aspirou-se com a apresentação do modelo que ele possa ser uma nova ferramenta de apreensões sensíveis contribuindo para a Semiótica do Turismo. O modelo foi desenvolvido à luz da semiótica, dita greimasiana, complementada pelas concepções de Floch (2001a, 2001b) e Pietroforte (2008, 2010) que visa a semiotização (interpretação) das imagens fotográficas turísticas. Entre os resultados encontrados, aponta-se que a fotografia é um vigoroso instrumento e suporte para os enunciadores midiáticos, governamentais e empresariais, mas também, para viajantes materializarem os destinos turísticos e construírem imaginários que se ligam fortemente aos valores sociais (status, felicidade, prazer etc.) acoplados ao consumo contemporâneo.Universidade Anhembi Morumbi2015-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewAnálise semiótica, semiótica visual, pesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/571Revista Hospitalidade; Volume XII, número 1 - Junho 2015; 488 - 5142179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/571/663Mello, Cynthia Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-01T02:00:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/571Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadePRIhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2017-07-01T02:00:49Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)false
dc.title.none.fl_str_mv O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas
title O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas
spellingShingle O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas
Mello, Cynthia Menezes
Semiótica do turismo. Modelo de análise. Leitura sensorial. Fotografia turística.
title_short O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas
title_full O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas
title_fullStr O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas
title_full_unstemmed O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas
title_sort O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas
author Mello, Cynthia Menezes
author_facet Mello, Cynthia Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Cynthia Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica do turismo. Modelo de análise. Leitura sensorial. Fotografia turística.
topic Semiótica do turismo. Modelo de análise. Leitura sensorial. Fotografia turística.
description Buscou-se, nesse artigo, apresentar e discutir o modelo semiótico Mello (2013) de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas e, como forma de ilustração de sua potencialidade, aplicá-lo em mini-análises diversificadas, demonstrando suas possibilidades para o enriquecimento das pesquisas em turismo, mas também, o seu uso visando aprimoramento da qualidade e fruição dos serviços turísticos. Aspirou-se com a apresentação do modelo que ele possa ser uma nova ferramenta de apreensões sensíveis contribuindo para a Semiótica do Turismo. O modelo foi desenvolvido à luz da semiótica, dita greimasiana, complementada pelas concepções de Floch (2001a, 2001b) e Pietroforte (2008, 2010) que visa a semiotização (interpretação) das imagens fotográficas turísticas. Entre os resultados encontrados, aponta-se que a fotografia é um vigoroso instrumento e suporte para os enunciadores midiáticos, governamentais e empresariais, mas também, para viajantes materializarem os destinos turísticos e construírem imaginários que se ligam fortemente aos valores sociais (status, felicidade, prazer etc.) acoplados ao consumo contemporâneo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Análise semiótica, semiótica visual, pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/571
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/571/663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Volume XII, número 1 - Junho 2015; 488 - 514
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (ANHEMBI)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1809463276028821504