Estudo de traços de concreto drenante como revestimento de pavimentos para áreas de tráfego leve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Luís Eduardo Araújo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barbosa, Max Nylton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10995
Resumo: Esta pesquisa teve como finalidade o estudo de onze traços de concreto poroso com a finalidade de atender dois critérios principais, quanto à norma NBR 16416, permeabilidade e resistência a compressão. Tendo o uso destinado para peças de concreto poroso intertravadas. A importância desse estudo se fez em razão do crescimento dos centros urbanos que tem aumentado a quantidade de superfícies impermeáveis, o que tem dificultado a infiltração da água das chuvas no solo e sobrecarregado os sistemas tradicionais de drenagem urbana. O uso destas peças de concreto permeável é praticável em estacionamentos e pátios de manobras, para veículos de passageiros e de carga máxima de 25 kN. A descoberta dessa tecnologia é de grande importância no âmbito científico como ambiental, visto que além de auxiliar na condução das águas da chuva para as redes de drenagens principais, proporciona um aumento na infiltração de água no solo, sendo de grande importância no abastecimento de aquíferos e lençóis freáticos.
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O uso destas peças de concreto permeável é praticável em estacionamentos e pátios de manobras, para veículos de passageiros e de carga máxima de 25 kN. A descoberta dessa tecnologia é de grande importância no âmbito científico como ambiental, visto que além de auxiliar na condução das águas da chuva para as redes de drenagens principais, proporciona um aumento na infiltração de água no solo, sendo de grande importância no abastecimento de aquíferos e lençóis freáticos.This research had the purpose of studying eleven traces of porous concrete with the purpose of meeting two main criteria, regarding NBR 16416, permeability and compressive strength. Having the intended use for interlocking porous concrete parts. The importance of this study was due to the growth of urban centers that has increased the amount of impermeable surfaces, which has made difficult the infiltration of rainwater in the soil and overloaded the traditional systems of urban drainage. The use of these pieces of permeable concrete is practicable in parking lots and maneuvering yards for passenger vehicles and a maximum load of 25 kN. The discovery of this new technology is of great importance in the scientific scope as environmental, since in addition to assisting in the conduction of the rainwater to the main drainage networks, it provides an increase in the infiltration of water in the soil, being of great importance in the supply of Aquifers and groundwater.Submitted by Alessandro Candido (alessandro.candido@ucb.br) on 2018-05-11T20:14:54Z No. of bitstreams: 1 LuísEduardoAraújoeMaxNyltonBarbosaTCCGraduacao2017.pdf: 2490957 bytes, checksum: 8bd09e7621b1f2ed46a44b01ae25c552 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-05-28T16:17:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LuísEduardoAraújoeMaxNyltonBarbosaTCCGraduacao2017.pdf: 2490957 bytes, checksum: 8bd09e7621b1f2ed46a44b01ae25c552 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-28T16:17:38Z (GMT). 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This research had the purpose of studying eleven traces of porous concrete with the purpose of meeting two main criteria, regarding NBR 16416, permeability and compressive strength. Having the intended use for interlocking porous concrete parts. The importance of this study was due to the growth of urban centers that has increased the amount of impermeable surfaces, which has made difficult the infiltration of rainwater in the soil and overloaded the traditional systems of urban drainage. The use of these pieces of permeable concrete is practicable in parking lots and maneuvering yards for passenger vehicles and a maximum load of 25 kN. The discovery of this new technology is of great importance in the scientific scope as environmental, since in addition to assisting in the conduction of the rainwater to the main drainage networks, it provides an increase in the infiltration of water in the soil, being of great importance in the supply of Aquifers and groundwater.
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