Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Raissa Siqueira
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10065
Resumo: Frente ao cenário mundial atual, marcado por mudanças climáticas, ameaças à biodiversidade, desigualdade social, mão de obra escrava, entre outros diversos problemas ambientais e sociais, a sociedade tem se pautado por crescente preocupação com relação ao futuro do planeta. Termos e conceitos como sustentabilidade e responsabilidade social passaram a fazer parte do cotidiano de algumas empresas, o que levou a um incremento dos questionamentos sobre a função desses novos fatores para a estratégia competitiva. Sendo assim, a presente pesquisa analisa a percepção dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais que englobam a sustentabilidade e a responsabilidade social, com a intenção de comprovar a eficácia desses discursos em produzir uma imagem positiva para a reputação empresarial. Para que se chegasse ao resultado final, foi elaborada uma pesquisa quantitativa com 434 estudantes de ensino superior do Distrito Federal. A pesquisa comprovou que embora ainda não haja completa confiabilidade dos estudantes nos discursos empresariais, a maior parte dos estudantes valoriza o fato de uma empresa possuir investimentos neste setor, e são conscientes da importância de as empresas adotarem essa postura.
id UCB-2_073c7ce57785fcd00808ad228aac8df5
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/10065
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Curvello, João José AzevedoReis, Raissa Siqueira2017-10-17T13:45:22Z2017-09-292017-10-17T13:45:22Z2013REIS, Raissa Siqueira. Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade. 2013. 55 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10065Frente ao cenário mundial atual, marcado por mudanças climáticas, ameaças à biodiversidade, desigualdade social, mão de obra escrava, entre outros diversos problemas ambientais e sociais, a sociedade tem se pautado por crescente preocupação com relação ao futuro do planeta. Termos e conceitos como sustentabilidade e responsabilidade social passaram a fazer parte do cotidiano de algumas empresas, o que levou a um incremento dos questionamentos sobre a função desses novos fatores para a estratégia competitiva. Sendo assim, a presente pesquisa analisa a percepção dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais que englobam a sustentabilidade e a responsabilidade social, com a intenção de comprovar a eficácia desses discursos em produzir uma imagem positiva para a reputação empresarial. Para que se chegasse ao resultado final, foi elaborada uma pesquisa quantitativa com 434 estudantes de ensino superior do Distrito Federal. A pesquisa comprovou que embora ainda não haja completa confiabilidade dos estudantes nos discursos empresariais, a maior parte dos estudantes valoriza o fato de uma empresa possuir investimentos neste setor, e são conscientes da importância de as empresas adotarem essa postura.Due to the current world scenario, marked by climate change, threats to biodiversity, social inequality, slave labor, among many other environmental and social problems, society has been marked by growing concern about the future of the planet. Terms and concepts such as sustainability and social responsibility have become part of everyday life for some companies, which led to an increase in questions about the function of these new factors for competitive strategy. Thus, this research analyzes the perception of higher education students in front of the Federal District to the speeches that encompass corporate sustainability and social responsibility, with the intention to prove the efficacy of these discourses to produce a positive image for the business reputation. To get at the end result, we present a quantitative study with 434 students in higher education in the Federal District. The research found that although there is no complete reliability of students in business speeches, most students value the fact that a company has investments in this sector, and are aware of the importance of companies adopting this stance.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-09-29T18:34:38Z No. of bitstreams: 1 RaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf: 1026631 bytes, checksum: 02cbde820f78d893360cf8196220a0ae (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-17T13:45:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf: 1026631 bytes, checksum: 02cbde820f78d893360cf8196220a0ae (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-17T13:45:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf: 1026631 bytes, checksum: 02cbde820f78d893360cf8196220a0ae (MD5) Previous issue date: 2013porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaResponsabilidade social empresarialSustentabilidadeConsumoVisão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALRaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdfRaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdfMonografiaapplication/pdf1026631https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10065/1/RaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf02cbde820f78d893360cf8196220a0aeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10065/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf.txtRaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf.txtExtracted texttext/plain104903https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10065/3/RaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf.txtcb71f2ff040d783e1a4c1b232af6e8f3MD53123456789/100652017-10-18 01:03:12.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade
title Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade
spellingShingle Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade
Reis, Raissa Siqueira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Responsabilidade social empresarial
Sustentabilidade
Consumo
title_short Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade
title_full Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade
title_fullStr Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade
title_full_unstemmed Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade
title_sort Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade
author Reis, Raissa Siqueira
author_facet Reis, Raissa Siqueira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Curvello, João José Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Raissa Siqueira
contributor_str_mv Curvello, João José Azevedo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Responsabilidade social empresarial
Sustentabilidade
Consumo
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e propaganda
Responsabilidade social empresarial
Sustentabilidade
Consumo
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Frente ao cenário mundial atual, marcado por mudanças climáticas, ameaças à biodiversidade, desigualdade social, mão de obra escrava, entre outros diversos problemas ambientais e sociais, a sociedade tem se pautado por crescente preocupação com relação ao futuro do planeta. Termos e conceitos como sustentabilidade e responsabilidade social passaram a fazer parte do cotidiano de algumas empresas, o que levou a um incremento dos questionamentos sobre a função desses novos fatores para a estratégia competitiva. Sendo assim, a presente pesquisa analisa a percepção dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais que englobam a sustentabilidade e a responsabilidade social, com a intenção de comprovar a eficácia desses discursos em produzir uma imagem positiva para a reputação empresarial. Para que se chegasse ao resultado final, foi elaborada uma pesquisa quantitativa com 434 estudantes de ensino superior do Distrito Federal. A pesquisa comprovou que embora ainda não haja completa confiabilidade dos estudantes nos discursos empresariais, a maior parte dos estudantes valoriza o fato de uma empresa possuir investimentos neste setor, e são conscientes da importância de as empresas adotarem essa postura.
Due to the current world scenario, marked by climate change, threats to biodiversity, social inequality, slave labor, among many other environmental and social problems, society has been marked by growing concern about the future of the planet. Terms and concepts such as sustainability and social responsibility have become part of everyday life for some companies, which led to an increase in questions about the function of these new factors for competitive strategy. Thus, this research analyzes the perception of higher education students in front of the Federal District to the speeches that encompass corporate sustainability and social responsibility, with the intention to prove the efficacy of these discourses to produce a positive image for the business reputation. To get at the end result, we present a quantitative study with 434 students in higher education in the Federal District. The research found that although there is no complete reliability of students in business speeches, most students value the fact that a company has investments in this sector, and are aware of the importance of companies adopting this stance.
description Frente ao cenário mundial atual, marcado por mudanças climáticas, ameaças à biodiversidade, desigualdade social, mão de obra escrava, entre outros diversos problemas ambientais e sociais, a sociedade tem se pautado por crescente preocupação com relação ao futuro do planeta. Termos e conceitos como sustentabilidade e responsabilidade social passaram a fazer parte do cotidiano de algumas empresas, o que levou a um incremento dos questionamentos sobre a função desses novos fatores para a estratégia competitiva. Sendo assim, a presente pesquisa analisa a percepção dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais que englobam a sustentabilidade e a responsabilidade social, com a intenção de comprovar a eficácia desses discursos em produzir uma imagem positiva para a reputação empresarial. Para que se chegasse ao resultado final, foi elaborada uma pesquisa quantitativa com 434 estudantes de ensino superior do Distrito Federal. A pesquisa comprovou que embora ainda não haja completa confiabilidade dos estudantes nos discursos empresariais, a maior parte dos estudantes valoriza o fato de uma empresa possuir investimentos neste setor, e são conscientes da importância de as empresas adotarem essa postura.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-17T13:45:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-29
2017-10-17T13:45:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REIS, Raissa Siqueira. Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade. 2013. 55 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10065
identifier_str_mv REIS, Raissa Siqueira. Visão e posicionamento dos estudantes de ensino superior do Distrito Federal frente aos discursos empresariais de responsabilidade social e sustentabilidade. 2013. 55 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10065/1/RaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10065/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10065/3/RaissaSiqueiraReisTCCGRADUACAO2013.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 02cbde820f78d893360cf8196220a0ae
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
cb71f2ff040d783e1a4c1b232af6e8f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829885251190784