Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11982 |
Resumo: | O presente trabalho visa aferir o impacto que a questão da nacionalidade de um produto ou marca possui sobre a sua atratividade no comércio internacional. A internacionalização empresarial é algo cada vez mais comum e tem ocorrido no sentido de se garantir a sobrevivência bem como no intuito de se maximizar os ganhos. A entrada em mercados estrangeiros demanda uma análise minuciosa de todas as variáveis, o que torna o processo de internacionalização bastante complexo. Tais varáveis podem ser controláveis e incontroláveis e impactam, principalmente, na percepção dos consumidores e consequentemente na aceitação dos produtos. Nesse sentido, busca-se perceber o impacto da nacionalidade na formação da imagem de um produto na cabeça de seus consumidores. Para isso o trabalho foi desenvolvido tendo por metodologia a pesquisa bibliográfica, análise qualitativa e descritiva, bem como um estudo de caso sobre as Havaianas. O trabalho é composto por três capítulos onde, no primeiro, é exposto os conceitos básicos de marketing e como se aplicam dentro do processo de internacionalização. No segundo capítulo, trabalha-se os conceitos de branding, informando como se compõe uma marca e a sua imagem. Ainda no mesmo capítulo, é assimilado os conceitos de branding ao fator nacionalidade, expondo então a formação da imagem de um país dentro do comércio internacional, e a consequência de tal imagem que é denominada de ‘Efeito País de Origem’. Nesse sentido, discorre-se sobre a imagem e a marca do Brasil e o que se entende por ‘Brasilidade’. No último capítulo é apresentado um estudo de caso sobre a história da Havaianas e como se deu sua entrada no mercado internacional, ligando alguns dos conceitos que foram expostos nos capítulos anteriores ao que aconteceu na prática com a marca em questão. |
id |
UCB-2_07bcb032fce8c575baa39642fad98edc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/11982 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Klein, Christian PhilipGomes, Alef de Souza2019-04-03T14:27:33Z2019-04-022019-04-03T14:27:33Z2017GOMES, Alef de Souza. Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas. 2017. 50 f. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11982O presente trabalho visa aferir o impacto que a questão da nacionalidade de um produto ou marca possui sobre a sua atratividade no comércio internacional. A internacionalização empresarial é algo cada vez mais comum e tem ocorrido no sentido de se garantir a sobrevivência bem como no intuito de se maximizar os ganhos. A entrada em mercados estrangeiros demanda uma análise minuciosa de todas as variáveis, o que torna o processo de internacionalização bastante complexo. Tais varáveis podem ser controláveis e incontroláveis e impactam, principalmente, na percepção dos consumidores e consequentemente na aceitação dos produtos. Nesse sentido, busca-se perceber o impacto da nacionalidade na formação da imagem de um produto na cabeça de seus consumidores. Para isso o trabalho foi desenvolvido tendo por metodologia a pesquisa bibliográfica, análise qualitativa e descritiva, bem como um estudo de caso sobre as Havaianas. O trabalho é composto por três capítulos onde, no primeiro, é exposto os conceitos básicos de marketing e como se aplicam dentro do processo de internacionalização. No segundo capítulo, trabalha-se os conceitos de branding, informando como se compõe uma marca e a sua imagem. Ainda no mesmo capítulo, é assimilado os conceitos de branding ao fator nacionalidade, expondo então a formação da imagem de um país dentro do comércio internacional, e a consequência de tal imagem que é denominada de ‘Efeito País de Origem’. Nesse sentido, discorre-se sobre a imagem e a marca do Brasil e o que se entende por ‘Brasilidade’. No último capítulo é apresentado um estudo de caso sobre a história da Havaianas e como se deu sua entrada no mercado internacional, ligando alguns dos conceitos que foram expostos nos capítulos anteriores ao que aconteceu na prática com a marca em questão.The present study aims to assess the impact that the nationality of a product or brand has on its attractiveness in international trade. Corporate internationalization is increasingly common and has taken place in the sense of guaranteeing survival as well as in order to maximize gains. The entry into foreign markets demands a thorough analysis of all variables, which makes the internationalization process very complex. Such variables can be controllable and uncontrollable and impact mainly on the perception of the consumers and consequently on the acceptance of the products. In this sense, it is sought to perceive the impact of nationality in the formation of the image of a product in the head of its consumers. For this, the work was developed with bibliographic research methodology, qualitative and descriptive analysis, as well as a case report on Havaianas. The work is composed of three chapters where, in the first one, the basic concepts of marketing are exposed and how they are applied within the process of internationalization. In the second chapter, the concepts of branding are worked out, informing how a brand is made and its image. Also in the same chapter, the concepts of branding are assimilated to the nationality factor, thus exposing the formation of the image of a country within the international trade, and the consequence of such image that is denominated as ‘Country of Origin Effect’. In this sense, we talk about the image and brand of Brazil and what is meant by 'Brasilidade'. In the last chapter we present a case report on the history of Havaianas and how it came to the international market, linking some of the concepts that were exposed in the previous chapters to what happened in practice with the brand in question.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-04-02T18:28:08Z No. of bitstreams: 1 AlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf: 1669066 bytes, checksum: 5c9a97e0b0edc917cb7734f210c42737 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-04-03T14:27:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf: 1669066 bytes, checksum: 5c9a97e0b0edc917cb7734f210c42737 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-03T14:27:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf: 1669066 bytes, checksum: 5c9a97e0b0edc917cb7734f210c42737 (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISInternacionalizaçãoNacionalidadeBrasilidadeHavaianasMarketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTAlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf.txtAlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf.txtExtracted texttext/plain107969https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11982/3/AlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf.txt80fcebbe8672acfa026316a9b9124fa9MD53ORIGINALAlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdfAlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdfArtigoapplication/pdf1669066https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11982/1/AlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf5c9a97e0b0edc917cb7734f210c42737MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11982/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/119822020-06-09 03:38:59.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas |
title |
Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas |
spellingShingle |
Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas Gomes, Alef de Souza CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Internacionalização Nacionalidade Brasilidade Havaianas |
title_short |
Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas |
title_full |
Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas |
title_fullStr |
Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas |
title_full_unstemmed |
Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas |
title_sort |
Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas |
author |
Gomes, Alef de Souza |
author_facet |
Gomes, Alef de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Klein, Christian Philip |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Alef de Souza |
contributor_str_mv |
Klein, Christian Philip |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
topic |
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS Internacionalização Nacionalidade Brasilidade Havaianas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Nacionalidade Brasilidade Havaianas |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho visa aferir o impacto que a questão da nacionalidade de um produto ou marca possui sobre a sua atratividade no comércio internacional. A internacionalização empresarial é algo cada vez mais comum e tem ocorrido no sentido de se garantir a sobrevivência bem como no intuito de se maximizar os ganhos. A entrada em mercados estrangeiros demanda uma análise minuciosa de todas as variáveis, o que torna o processo de internacionalização bastante complexo. Tais varáveis podem ser controláveis e incontroláveis e impactam, principalmente, na percepção dos consumidores e consequentemente na aceitação dos produtos. Nesse sentido, busca-se perceber o impacto da nacionalidade na formação da imagem de um produto na cabeça de seus consumidores. Para isso o trabalho foi desenvolvido tendo por metodologia a pesquisa bibliográfica, análise qualitativa e descritiva, bem como um estudo de caso sobre as Havaianas. O trabalho é composto por três capítulos onde, no primeiro, é exposto os conceitos básicos de marketing e como se aplicam dentro do processo de internacionalização. No segundo capítulo, trabalha-se os conceitos de branding, informando como se compõe uma marca e a sua imagem. Ainda no mesmo capítulo, é assimilado os conceitos de branding ao fator nacionalidade, expondo então a formação da imagem de um país dentro do comércio internacional, e a consequência de tal imagem que é denominada de ‘Efeito País de Origem’. Nesse sentido, discorre-se sobre a imagem e a marca do Brasil e o que se entende por ‘Brasilidade’. No último capítulo é apresentado um estudo de caso sobre a história da Havaianas e como se deu sua entrada no mercado internacional, ligando alguns dos conceitos que foram expostos nos capítulos anteriores ao que aconteceu na prática com a marca em questão. The present study aims to assess the impact that the nationality of a product or brand has on its attractiveness in international trade. Corporate internationalization is increasingly common and has taken place in the sense of guaranteeing survival as well as in order to maximize gains. The entry into foreign markets demands a thorough analysis of all variables, which makes the internationalization process very complex. Such variables can be controllable and uncontrollable and impact mainly on the perception of the consumers and consequently on the acceptance of the products. In this sense, it is sought to perceive the impact of nationality in the formation of the image of a product in the head of its consumers. For this, the work was developed with bibliographic research methodology, qualitative and descriptive analysis, as well as a case report on Havaianas. The work is composed of three chapters where, in the first one, the basic concepts of marketing are exposed and how they are applied within the process of internationalization. In the second chapter, the concepts of branding are worked out, informing how a brand is made and its image. Also in the same chapter, the concepts of branding are assimilated to the nationality factor, thus exposing the formation of the image of a country within the international trade, and the consequence of such image that is denominated as ‘Country of Origin Effect’. In this sense, we talk about the image and brand of Brazil and what is meant by 'Brasilidade'. In the last chapter we present a case report on the history of Havaianas and how it came to the international market, linking some of the concepts that were exposed in the previous chapters to what happened in practice with the brand in question. |
description |
O presente trabalho visa aferir o impacto que a questão da nacionalidade de um produto ou marca possui sobre a sua atratividade no comércio internacional. A internacionalização empresarial é algo cada vez mais comum e tem ocorrido no sentido de se garantir a sobrevivência bem como no intuito de se maximizar os ganhos. A entrada em mercados estrangeiros demanda uma análise minuciosa de todas as variáveis, o que torna o processo de internacionalização bastante complexo. Tais varáveis podem ser controláveis e incontroláveis e impactam, principalmente, na percepção dos consumidores e consequentemente na aceitação dos produtos. Nesse sentido, busca-se perceber o impacto da nacionalidade na formação da imagem de um produto na cabeça de seus consumidores. Para isso o trabalho foi desenvolvido tendo por metodologia a pesquisa bibliográfica, análise qualitativa e descritiva, bem como um estudo de caso sobre as Havaianas. O trabalho é composto por três capítulos onde, no primeiro, é exposto os conceitos básicos de marketing e como se aplicam dentro do processo de internacionalização. No segundo capítulo, trabalha-se os conceitos de branding, informando como se compõe uma marca e a sua imagem. Ainda no mesmo capítulo, é assimilado os conceitos de branding ao fator nacionalidade, expondo então a formação da imagem de um país dentro do comércio internacional, e a consequência de tal imagem que é denominada de ‘Efeito País de Origem’. Nesse sentido, discorre-se sobre a imagem e a marca do Brasil e o que se entende por ‘Brasilidade’. No último capítulo é apresentado um estudo de caso sobre a história da Havaianas e como se deu sua entrada no mercado internacional, ligando alguns dos conceitos que foram expostos nos capítulos anteriores ao que aconteceu na prática com a marca em questão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-03T14:27:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-04-02 2019-04-03T14:27:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, Alef de Souza. Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas. 2017. 50 f. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11982 |
identifier_str_mv |
GOMES, Alef de Souza. Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas. 2017. 50 f. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Relações Internacionais (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades, Negócios e Direito |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11982/3/AlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11982/1/AlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11982/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80fcebbe8672acfa026316a9b9124fa9 5c9a97e0b0edc917cb7734f210c42737 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829910489366528 |