Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Alef de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11982
Resumo: O presente trabalho visa aferir o impacto que a questão da nacionalidade de um produto ou marca possui sobre a sua atratividade no comércio internacional. A internacionalização empresarial é algo cada vez mais comum e tem ocorrido no sentido de se garantir a sobrevivência bem como no intuito de se maximizar os ganhos. A entrada em mercados estrangeiros demanda uma análise minuciosa de todas as variáveis, o que torna o processo de internacionalização bastante complexo. Tais varáveis podem ser controláveis e incontroláveis e impactam, principalmente, na percepção dos consumidores e consequentemente na aceitação dos produtos. Nesse sentido, busca-se perceber o impacto da nacionalidade na formação da imagem de um produto na cabeça de seus consumidores. Para isso o trabalho foi desenvolvido tendo por metodologia a pesquisa bibliográfica, análise qualitativa e descritiva, bem como um estudo de caso sobre as Havaianas. O trabalho é composto por três capítulos onde, no primeiro, é exposto os conceitos básicos de marketing e como se aplicam dentro do processo de internacionalização. No segundo capítulo, trabalha-se os conceitos de branding, informando como se compõe uma marca e a sua imagem. Ainda no mesmo capítulo, é assimilado os conceitos de branding ao fator nacionalidade, expondo então a formação da imagem de um país dentro do comércio internacional, e a consequência de tal imagem que é denominada de ‘Efeito País de Origem’. Nesse sentido, discorre-se sobre a imagem e a marca do Brasil e o que se entende por ‘Brasilidade’. No último capítulo é apresentado um estudo de caso sobre a história da Havaianas e como se deu sua entrada no mercado internacional, ligando alguns dos conceitos que foram expostos nos capítulos anteriores ao que aconteceu na prática com a marca em questão.
id UCB-2_07bcb032fce8c575baa39642fad98edc
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/11982
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Klein, Christian PhilipGomes, Alef de Souza2019-04-03T14:27:33Z2019-04-022019-04-03T14:27:33Z2017GOMES, Alef de Souza. Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas. 2017. 50 f. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11982O presente trabalho visa aferir o impacto que a questão da nacionalidade de um produto ou marca possui sobre a sua atratividade no comércio internacional. A internacionalização empresarial é algo cada vez mais comum e tem ocorrido no sentido de se garantir a sobrevivência bem como no intuito de se maximizar os ganhos. A entrada em mercados estrangeiros demanda uma análise minuciosa de todas as variáveis, o que torna o processo de internacionalização bastante complexo. Tais varáveis podem ser controláveis e incontroláveis e impactam, principalmente, na percepção dos consumidores e consequentemente na aceitação dos produtos. Nesse sentido, busca-se perceber o impacto da nacionalidade na formação da imagem de um produto na cabeça de seus consumidores. Para isso o trabalho foi desenvolvido tendo por metodologia a pesquisa bibliográfica, análise qualitativa e descritiva, bem como um estudo de caso sobre as Havaianas. O trabalho é composto por três capítulos onde, no primeiro, é exposto os conceitos básicos de marketing e como se aplicam dentro do processo de internacionalização. No segundo capítulo, trabalha-se os conceitos de branding, informando como se compõe uma marca e a sua imagem. Ainda no mesmo capítulo, é assimilado os conceitos de branding ao fator nacionalidade, expondo então a formação da imagem de um país dentro do comércio internacional, e a consequência de tal imagem que é denominada de ‘Efeito País de Origem’. Nesse sentido, discorre-se sobre a imagem e a marca do Brasil e o que se entende por ‘Brasilidade’. No último capítulo é apresentado um estudo de caso sobre a história da Havaianas e como se deu sua entrada no mercado internacional, ligando alguns dos conceitos que foram expostos nos capítulos anteriores ao que aconteceu na prática com a marca em questão.The present study aims to assess the impact that the nationality of a product or brand has on its attractiveness in international trade. Corporate internationalization is increasingly common and has taken place in the sense of guaranteeing survival as well as in order to maximize gains. The entry into foreign markets demands a thorough analysis of all variables, which makes the internationalization process very complex. Such variables can be controllable and uncontrollable and impact mainly on the perception of the consumers and consequently on the acceptance of the products. In this sense, it is sought to perceive the impact of nationality in the formation of the image of a product in the head of its consumers. For this, the work was developed with bibliographic research methodology, qualitative and descriptive analysis, as well as a case report on Havaianas. The work is composed of three chapters where, in the first one, the basic concepts of marketing are exposed and how they are applied within the process of internationalization. In the second chapter, the concepts of branding are worked out, informing how a brand is made and its image. Also in the same chapter, the concepts of branding are assimilated to the nationality factor, thus exposing the formation of the image of a country within the international trade, and the consequence of such image that is denominated as ‘Country of Origin Effect’. In this sense, we talk about the image and brand of Brazil and what is meant by 'Brasilidade'. In the last chapter we present a case report on the history of Havaianas and how it came to the international market, linking some of the concepts that were exposed in the previous chapters to what happened in practice with the brand in question.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-04-02T18:28:08Z No. of bitstreams: 1 AlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf: 1669066 bytes, checksum: 5c9a97e0b0edc917cb7734f210c42737 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-04-03T14:27:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf: 1669066 bytes, checksum: 5c9a97e0b0edc917cb7734f210c42737 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-03T14:27:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf: 1669066 bytes, checksum: 5c9a97e0b0edc917cb7734f210c42737 (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISInternacionalizaçãoNacionalidadeBrasilidadeHavaianasMarketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTAlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf.txtAlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf.txtExtracted texttext/plain107969https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11982/3/AlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf.txt80fcebbe8672acfa026316a9b9124fa9MD53ORIGINALAlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdfAlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdfArtigoapplication/pdf1669066https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11982/1/AlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf5c9a97e0b0edc917cb7734f210c42737MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11982/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/119822020-06-09 03:38:59.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas
title Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas
spellingShingle Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas
Gomes, Alef de Souza
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Internacionalização
Nacionalidade
Brasilidade
Havaianas
title_short Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas
title_full Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas
title_fullStr Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas
title_full_unstemmed Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas
title_sort Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas
author Gomes, Alef de Souza
author_facet Gomes, Alef de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klein, Christian Philip
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Alef de Souza
contributor_str_mv Klein, Christian Philip
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
topic CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Internacionalização
Nacionalidade
Brasilidade
Havaianas
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Nacionalidade
Brasilidade
Havaianas
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho visa aferir o impacto que a questão da nacionalidade de um produto ou marca possui sobre a sua atratividade no comércio internacional. A internacionalização empresarial é algo cada vez mais comum e tem ocorrido no sentido de se garantir a sobrevivência bem como no intuito de se maximizar os ganhos. A entrada em mercados estrangeiros demanda uma análise minuciosa de todas as variáveis, o que torna o processo de internacionalização bastante complexo. Tais varáveis podem ser controláveis e incontroláveis e impactam, principalmente, na percepção dos consumidores e consequentemente na aceitação dos produtos. Nesse sentido, busca-se perceber o impacto da nacionalidade na formação da imagem de um produto na cabeça de seus consumidores. Para isso o trabalho foi desenvolvido tendo por metodologia a pesquisa bibliográfica, análise qualitativa e descritiva, bem como um estudo de caso sobre as Havaianas. O trabalho é composto por três capítulos onde, no primeiro, é exposto os conceitos básicos de marketing e como se aplicam dentro do processo de internacionalização. No segundo capítulo, trabalha-se os conceitos de branding, informando como se compõe uma marca e a sua imagem. Ainda no mesmo capítulo, é assimilado os conceitos de branding ao fator nacionalidade, expondo então a formação da imagem de um país dentro do comércio internacional, e a consequência de tal imagem que é denominada de ‘Efeito País de Origem’. Nesse sentido, discorre-se sobre a imagem e a marca do Brasil e o que se entende por ‘Brasilidade’. No último capítulo é apresentado um estudo de caso sobre a história da Havaianas e como se deu sua entrada no mercado internacional, ligando alguns dos conceitos que foram expostos nos capítulos anteriores ao que aconteceu na prática com a marca em questão.
The present study aims to assess the impact that the nationality of a product or brand has on its attractiveness in international trade. Corporate internationalization is increasingly common and has taken place in the sense of guaranteeing survival as well as in order to maximize gains. The entry into foreign markets demands a thorough analysis of all variables, which makes the internationalization process very complex. Such variables can be controllable and uncontrollable and impact mainly on the perception of the consumers and consequently on the acceptance of the products. In this sense, it is sought to perceive the impact of nationality in the formation of the image of a product in the head of its consumers. For this, the work was developed with bibliographic research methodology, qualitative and descriptive analysis, as well as a case report on Havaianas. The work is composed of three chapters where, in the first one, the basic concepts of marketing are exposed and how they are applied within the process of internationalization. In the second chapter, the concepts of branding are worked out, informing how a brand is made and its image. Also in the same chapter, the concepts of branding are assimilated to the nationality factor, thus exposing the formation of the image of a country within the international trade, and the consequence of such image that is denominated as ‘Country of Origin Effect’. In this sense, we talk about the image and brand of Brazil and what is meant by 'Brasilidade'. In the last chapter we present a case report on the history of Havaianas and how it came to the international market, linking some of the concepts that were exposed in the previous chapters to what happened in practice with the brand in question.
description O presente trabalho visa aferir o impacto que a questão da nacionalidade de um produto ou marca possui sobre a sua atratividade no comércio internacional. A internacionalização empresarial é algo cada vez mais comum e tem ocorrido no sentido de se garantir a sobrevivência bem como no intuito de se maximizar os ganhos. A entrada em mercados estrangeiros demanda uma análise minuciosa de todas as variáveis, o que torna o processo de internacionalização bastante complexo. Tais varáveis podem ser controláveis e incontroláveis e impactam, principalmente, na percepção dos consumidores e consequentemente na aceitação dos produtos. Nesse sentido, busca-se perceber o impacto da nacionalidade na formação da imagem de um produto na cabeça de seus consumidores. Para isso o trabalho foi desenvolvido tendo por metodologia a pesquisa bibliográfica, análise qualitativa e descritiva, bem como um estudo de caso sobre as Havaianas. O trabalho é composto por três capítulos onde, no primeiro, é exposto os conceitos básicos de marketing e como se aplicam dentro do processo de internacionalização. No segundo capítulo, trabalha-se os conceitos de branding, informando como se compõe uma marca e a sua imagem. Ainda no mesmo capítulo, é assimilado os conceitos de branding ao fator nacionalidade, expondo então a formação da imagem de um país dentro do comércio internacional, e a consequência de tal imagem que é denominada de ‘Efeito País de Origem’. Nesse sentido, discorre-se sobre a imagem e a marca do Brasil e o que se entende por ‘Brasilidade’. No último capítulo é apresentado um estudo de caso sobre a história da Havaianas e como se deu sua entrada no mercado internacional, ligando alguns dos conceitos que foram expostos nos capítulos anteriores ao que aconteceu na prática com a marca em questão.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-03T14:27:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-02
2019-04-03T14:27:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Alef de Souza. Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas. 2017. 50 f. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11982
identifier_str_mv GOMES, Alef de Souza. Marketing internacional: o papel da nacionalidade no processo de internacionalização – o caso das Havaianas. 2017. 50 f. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Relações Internacionais (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades, Negócios e Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11982/3/AlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11982/1/AlefDeSouzaGomesTCCGraduacao2017.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11982/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 80fcebbe8672acfa026316a9b9124fa9
5c9a97e0b0edc917cb7734f210c42737
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829910489366528