Avaliação do impacto sonoro causado pela passagem de composições do metrô na cidade de Samambaia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Athos Franklin D.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Chamon, Gabriel Farias N., Nascimento, Maicon da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11873
Resumo: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 1999), cerca de 80 % da população das grandes cidades no mundo é impactada com o ruído, estima-se que proveniente das fontes de tráfego. Onde a pesquisa é realizada, o Metrô - DF é o transporte público mais utilizado, que opera em seis regiões administrativas do DF, atualmente em duas linhas de operação, a linha verde e a laranja, com 42 km de extensão e transportando em média por dia 144 mil passageiros. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi de avaliar os impactos provocados pelo ruído do metrô na população de Samambaia Sul - DF. Sendo assim, foram realizadas diversas medições acústicas no período diurno, em pontos próximos a linha do metrô. Foram elaborados mapas de ruídos a fim de identificarmos como a poluição sonora se alastra em torno da área estudada. Foram utilizados os parâmetros de Leq, L10, L50 e L90. Também foi estimada a população exposta ao ruído a partir do mapa de ruídos. As medidas realizadas próximas à linha do metrô obtiveram resultados que ultrapassam limites estabelecidos pela legislação brasileira. Os resultados indicam impacto sonoro na população em determinadas áreas do local estudado.
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Desse modo, o objetivo deste trabalho foi de avaliar os impactos provocados pelo ruído do metrô na população de Samambaia Sul - DF. Sendo assim, foram realizadas diversas medições acústicas no período diurno, em pontos próximos a linha do metrô. Foram elaborados mapas de ruídos a fim de identificarmos como a poluição sonora se alastra em torno da área estudada. Foram utilizados os parâmetros de Leq, L10, L50 e L90. Também foi estimada a população exposta ao ruído a partir do mapa de ruídos. As medidas realizadas próximas à linha do metrô obtiveram resultados que ultrapassam limites estabelecidos pela legislação brasileira. Os resultados indicam impacto sonoro na população em determinadas áreas do local estudado.According to the World Health Organization (WHO, 1999), about 80% of the population of major cities in the world is impacted by noise, estimated to be coming from traffic sources. Where research is carried out, the Metrô - DF is the most used public transport, operating in six administrative regions of the Federal District, currently in two lines of operation, the green and orange lines, 42 km long and carrying on average per day 144 thousand passengers. In this way, the objective of this work was to evaluate the impacts caused by the noise of the subway in the population of Samambaia Sul - DF. Therefore, several acoustic measurements were carried out during the day, at points close to the subway line. Noise maps were developed in order to identify how noise pollution spreads around the studied area. The parameters of Leq, L10, L50 and L90 were used. The population exposed to noise was also estimated from the noise map. The measurements performed close to the subway line obtained results that exceed the limits established by Brazilian legislation. The results indicate sonic impact in the population in certain areas of the studied place.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-02-14T16:10:38Z No. of bitstreams: 1 AthosFranklinDRiosTCCGraduacao2018.pdf: 5286861 bytes, checksum: 80a112fd291f95a70cc1d529838b9c42 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-02-27T18:07:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AthosFranklinDRiosTCCGraduacao2018.pdf: 5286861 bytes, checksum: 80a112fd291f95a70cc1d529838b9c42 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-27T18:07:07Z (GMT). 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According to the World Health Organization (WHO, 1999), about 80% of the population of major cities in the world is impacted by noise, estimated to be coming from traffic sources. Where research is carried out, the Metrô - DF is the most used public transport, operating in six administrative regions of the Federal District, currently in two lines of operation, the green and orange lines, 42 km long and carrying on average per day 144 thousand passengers. In this way, the objective of this work was to evaluate the impacts caused by the noise of the subway in the population of Samambaia Sul - DF. Therefore, several acoustic measurements were carried out during the day, at points close to the subway line. Noise maps were developed in order to identify how noise pollution spreads around the studied area. The parameters of Leq, L10, L50 and L90 were used. The population exposed to noise was also estimated from the noise map. The measurements performed close to the subway line obtained results that exceed the limits established by Brazilian legislation. The results indicate sonic impact in the population in certain areas of the studied place.
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