Percepção da satisfação dos usuários diante o processo de implantação da estratégia de saúde da família
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12326 |
Resumo: | Introdução: A satisfação é entendida como uma avaliação positiva ou negativa feita pelo usuário sobre um determinado aspecto do serviço, ou seja, a satisfação como uma atitude relativa à crença de que o cuidado médico contém certos atributos, como acesso, eficácia, conveniência, dentre outros. Objetivo: Objetiva-se analisar a satisfação do usuário diante o processo de implantação da Estratégia Saúde da Família em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, por meio de técnica de coleta de dados por entrevista semiestruturada – entrevistados 72 usuários da atenção primária. Resultados e discussão: Observou-se que os usuários contemplados pela Estratégia Saúde da Família são predominantemente mulheres, solteiras, faixa etária entre 21 a 30 anos, baixo nível de escolaridade e renda. Os Usuários encontram-se insatisfeitos, em sua grande maioria, com a implantação da Estratégia em sua área, deixando evidente a falta de profissionais de saúde, além do desconhecimento sobre o modelo de saúde atual. Conclusão: Para melhorias, sugere-se a integração dos serviços local da Estratégia de Saúde da Família, com maior articulação do governo para resolver o problema de falta de profissionais e a implantação de projetos que conscientizem a população sobre o modelo de atenção à saúde. |
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Corgozinho, MarceloBarros, Débora Maria AlmeidaBarbosa, Nathália Ferreira2019-10-23T21:13:01Z2019-09-302019-10-23T21:13:01Z2019BARROS, Débora Maria Almeida; BARBOSA, Nathália Ferreira. Percepção da satisfação dos usuários diante o processo de implantação da estratégia de saúde da família. 2019. 21 f. Artigo (Graduação em Enfermagem) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12326Introdução: A satisfação é entendida como uma avaliação positiva ou negativa feita pelo usuário sobre um determinado aspecto do serviço, ou seja, a satisfação como uma atitude relativa à crença de que o cuidado médico contém certos atributos, como acesso, eficácia, conveniência, dentre outros. Objetivo: Objetiva-se analisar a satisfação do usuário diante o processo de implantação da Estratégia Saúde da Família em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, por meio de técnica de coleta de dados por entrevista semiestruturada – entrevistados 72 usuários da atenção primária. Resultados e discussão: Observou-se que os usuários contemplados pela Estratégia Saúde da Família são predominantemente mulheres, solteiras, faixa etária entre 21 a 30 anos, baixo nível de escolaridade e renda. Os Usuários encontram-se insatisfeitos, em sua grande maioria, com a implantação da Estratégia em sua área, deixando evidente a falta de profissionais de saúde, além do desconhecimento sobre o modelo de saúde atual. Conclusão: Para melhorias, sugere-se a integração dos serviços local da Estratégia de Saúde da Família, com maior articulação do governo para resolver o problema de falta de profissionais e a implantação de projetos que conscientizem a população sobre o modelo de atenção à saúde.Introduction: Satisfaction is understood as a positive or negative evaluation by the user about a particular aspect of the service, that is, satisfaction as an attitude toward the belief that medical care contains certain attributes, such as access, effectiveness, convenience, among others. Objective: The objective is to evaluate the user to the process of implementation of the Health Strategy in a basic health unit of the Federal District . Method: This is a descriptive study, with a quantitative approach, using a semi-structured interview data collection technique - interviewed 72 primary care users. Results and discussion: It was observed that the users contemplated by the Family Health Strategy are predominantly women, single, between the ages of 21 and 30, low level of schooling and income. The users are mostly dissatisfied with the implementation of the Strategy in their area, making evident the lack of health professionals, as well as the lack of knowledge about the current health model. Conclusion: For the improvement, it is suggested the integration of local services of the Family Health Strategy, with greater articulation of the government to solve the problem of lack of professionals and the implementation of projects that make the population aware about the model of health care.Submitted by Maria José Martins (mmartins@ucb.br) on 2019-09-30T12:41:34Z No. of bitstreams: 1 DéboraMariaAlmeidaBarrosTCCGraduacao2019.pdf: 793267 bytes, checksum: 4e76a80694e91bf455744940c4f57ad7 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-10-23T21:13:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DéboraMariaAlmeidaBarrosTCCGraduacao2019.pdf: 793267 bytes, checksum: 4e76a80694e91bf455744940c4f57ad7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-23T21:13:01Z (GMT). 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Introdução: A satisfação é entendida como uma avaliação positiva ou negativa feita pelo usuário sobre um determinado aspecto do serviço, ou seja, a satisfação como uma atitude relativa à crença de que o cuidado médico contém certos atributos, como acesso, eficácia, conveniência, dentre outros. Objetivo: Objetiva-se analisar a satisfação do usuário diante o processo de implantação da Estratégia Saúde da Família em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, por meio de técnica de coleta de dados por entrevista semiestruturada – entrevistados 72 usuários da atenção primária. Resultados e discussão: Observou-se que os usuários contemplados pela Estratégia Saúde da Família são predominantemente mulheres, solteiras, faixa etária entre 21 a 30 anos, baixo nível de escolaridade e renda. Os Usuários encontram-se insatisfeitos, em sua grande maioria, com a implantação da Estratégia em sua área, deixando evidente a falta de profissionais de saúde, além do desconhecimento sobre o modelo de saúde atual. Conclusão: Para melhorias, sugere-se a integração dos serviços local da Estratégia de Saúde da Família, com maior articulação do governo para resolver o problema de falta de profissionais e a implantação de projetos que conscientizem a população sobre o modelo de atenção à saúde. |
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