Percepção da satisfação dos usuários diante o processo de implantação da estratégia de saúde da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Débora Maria Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barbosa, Nathália Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12326
Resumo: Introdução: A satisfação é entendida como uma avaliação positiva ou negativa feita pelo usuário sobre um determinado aspecto do serviço, ou seja, a satisfação como uma atitude relativa à crença de que o cuidado médico contém certos atributos, como acesso, eficácia, conveniência, dentre outros. Objetivo: Objetiva-se analisar a satisfação do usuário diante o processo de implantação da Estratégia Saúde da Família em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, por meio de técnica de coleta de dados por entrevista semiestruturada – entrevistados 72 usuários da atenção primária. Resultados e discussão: Observou-se que os usuários contemplados pela Estratégia Saúde da Família são predominantemente mulheres, solteiras, faixa etária entre 21 a 30 anos, baixo nível de escolaridade e renda. Os Usuários encontram-se insatisfeitos, em sua grande maioria, com a implantação da Estratégia em sua área, deixando evidente a falta de profissionais de saúde, além do desconhecimento sobre o modelo de saúde atual. Conclusão: Para melhorias, sugere-se a integração dos serviços local da Estratégia de Saúde da Família, com maior articulação do governo para resolver o problema de falta de profissionais e a implantação de projetos que conscientizem a população sobre o modelo de atenção à saúde.
id UCB-2_2df49e26334e28826355a56d8639f09c
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/12326
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Corgozinho, MarceloBarros, Débora Maria AlmeidaBarbosa, Nathália Ferreira2019-10-23T21:13:01Z2019-09-302019-10-23T21:13:01Z2019BARROS, Débora Maria Almeida; BARBOSA, Nathália Ferreira. Percepção da satisfação dos usuários diante o processo de implantação da estratégia de saúde da família. 2019. 21 f. Artigo (Graduação em Enfermagem) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12326Introdução: A satisfação é entendida como uma avaliação positiva ou negativa feita pelo usuário sobre um determinado aspecto do serviço, ou seja, a satisfação como uma atitude relativa à crença de que o cuidado médico contém certos atributos, como acesso, eficácia, conveniência, dentre outros. Objetivo: Objetiva-se analisar a satisfação do usuário diante o processo de implantação da Estratégia Saúde da Família em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, por meio de técnica de coleta de dados por entrevista semiestruturada – entrevistados 72 usuários da atenção primária. Resultados e discussão: Observou-se que os usuários contemplados pela Estratégia Saúde da Família são predominantemente mulheres, solteiras, faixa etária entre 21 a 30 anos, baixo nível de escolaridade e renda. Os Usuários encontram-se insatisfeitos, em sua grande maioria, com a implantação da Estratégia em sua área, deixando evidente a falta de profissionais de saúde, além do desconhecimento sobre o modelo de saúde atual. Conclusão: Para melhorias, sugere-se a integração dos serviços local da Estratégia de Saúde da Família, com maior articulação do governo para resolver o problema de falta de profissionais e a implantação de projetos que conscientizem a população sobre o modelo de atenção à saúde.Introduction: Satisfaction is understood as a positive or negative evaluation by the user about a particular aspect of the service, that is, satisfaction as an attitude toward the belief that medical care contains certain attributes, such as access, effectiveness, convenience, among others. Objective: The objective is to evaluate the user to the process of implementation of the Health Strategy in a basic health unit of the Federal District . Method: This is a descriptive study, with a quantitative approach, using a semi-structured interview data collection technique - interviewed 72 primary care users. Results and discussion: It was observed that the users contemplated by the Family Health Strategy are predominantly women, single, between the ages of 21 and 30, low level of schooling and income. The users are mostly dissatisfied with the implementation of the Strategy in their area, making evident the lack of health professionals, as well as the lack of knowledge about the current health model. Conclusion: For the improvement, it is suggested the integration of local services of the Family Health Strategy, with greater articulation of the government to solve the problem of lack of professionals and the implementation of projects that make the population aware about the model of health care.Submitted by Maria José Martins (mmartins@ucb.br) on 2019-09-30T12:41:34Z No. of bitstreams: 1 DéboraMariaAlmeidaBarrosTCCGraduacao2019.pdf: 793267 bytes, checksum: 4e76a80694e91bf455744940c4f57ad7 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-10-23T21:13:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DéboraMariaAlmeidaBarrosTCCGraduacao2019.pdf: 793267 bytes, checksum: 4e76a80694e91bf455744940c4f57ad7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-23T21:13:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DéboraMariaAlmeidaBarrosTCCGraduacao2019.pdf: 793267 bytes, checksum: 4e76a80694e91bf455744940c4f57ad7 (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Católica de BrasíliaEnfermagem (Graduação)UCBBrasilEscola de Saúde e MedicinaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDESaúde da famíliaSatisfação dos usuáriosAtenção básica à saúdeSistema Único de Saúde - SUSCentros de saúdePercepção da satisfação dos usuários diante o processo de implantação da estratégia de saúde da famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTDéboraMariaAlmeidaBarrosTCCGraduacao2019.pdf.txtDéboraMariaAlmeidaBarrosTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain47320https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12326/3/D%c3%a9boraMariaAlmeidaBarrosTCCGraduacao2019.pdf.txteb3f62bc1d6de9a5d7f9927c3c5562b5MD53ORIGINALDéboraMariaAlmeidaBarrosTCCGraduacao2019.pdfDéboraMariaAlmeidaBarrosTCCGraduacao2019.pdfArtigoapplication/pdf793267https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12326/1/D%c3%a9boraMariaAlmeidaBarrosTCCGraduacao2019.pdf4e76a80694e91bf455744940c4f57ad7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12326/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/123262020-06-09 03:43:40.924TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhbnRlIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção da satisfação dos usuários diante o processo de implantação da estratégia de saúde da família
title Percepção da satisfação dos usuários diante o processo de implantação da estratégia de saúde da família
spellingShingle Percepção da satisfação dos usuários diante o processo de implantação da estratégia de saúde da família
Barros, Débora Maria Almeida
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Saúde da família
Satisfação dos usuários
Atenção básica à saúde
Sistema Único de Saúde - SUS
Centros de saúde
title_short Percepção da satisfação dos usuários diante o processo de implantação da estratégia de saúde da família
title_full Percepção da satisfação dos usuários diante o processo de implantação da estratégia de saúde da família
title_fullStr Percepção da satisfação dos usuários diante o processo de implantação da estratégia de saúde da família
title_full_unstemmed Percepção da satisfação dos usuários diante o processo de implantação da estratégia de saúde da família
title_sort Percepção da satisfação dos usuários diante o processo de implantação da estratégia de saúde da família
author Barros, Débora Maria Almeida
author_facet Barros, Débora Maria Almeida
Barbosa, Nathália Ferreira
author_role author
author2 Barbosa, Nathália Ferreira
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corgozinho, Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Débora Maria Almeida
Barbosa, Nathália Ferreira
contributor_str_mv Corgozinho, Marcelo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Saúde da família
Satisfação dos usuários
Atenção básica à saúde
Sistema Único de Saúde - SUS
Centros de saúde
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde da família
Satisfação dos usuários
Atenção básica à saúde
Sistema Único de Saúde - SUS
Centros de saúde
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Introdução: A satisfação é entendida como uma avaliação positiva ou negativa feita pelo usuário sobre um determinado aspecto do serviço, ou seja, a satisfação como uma atitude relativa à crença de que o cuidado médico contém certos atributos, como acesso, eficácia, conveniência, dentre outros. Objetivo: Objetiva-se analisar a satisfação do usuário diante o processo de implantação da Estratégia Saúde da Família em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, por meio de técnica de coleta de dados por entrevista semiestruturada – entrevistados 72 usuários da atenção primária. Resultados e discussão: Observou-se que os usuários contemplados pela Estratégia Saúde da Família são predominantemente mulheres, solteiras, faixa etária entre 21 a 30 anos, baixo nível de escolaridade e renda. Os Usuários encontram-se insatisfeitos, em sua grande maioria, com a implantação da Estratégia em sua área, deixando evidente a falta de profissionais de saúde, além do desconhecimento sobre o modelo de saúde atual. Conclusão: Para melhorias, sugere-se a integração dos serviços local da Estratégia de Saúde da Família, com maior articulação do governo para resolver o problema de falta de profissionais e a implantação de projetos que conscientizem a população sobre o modelo de atenção à saúde.
Introduction: Satisfaction is understood as a positive or negative evaluation by the user about a particular aspect of the service, that is, satisfaction as an attitude toward the belief that medical care contains certain attributes, such as access, effectiveness, convenience, among others. Objective: The objective is to evaluate the user to the process of implementation of the Health Strategy in a basic health unit of the Federal District . Method: This is a descriptive study, with a quantitative approach, using a semi-structured interview data collection technique - interviewed 72 primary care users. Results and discussion: It was observed that the users contemplated by the Family Health Strategy are predominantly women, single, between the ages of 21 and 30, low level of schooling and income. The users are mostly dissatisfied with the implementation of the Strategy in their area, making evident the lack of health professionals, as well as the lack of knowledge about the current health model. Conclusion: For the improvement, it is suggested the integration of local services of the Family Health Strategy, with greater articulation of the government to solve the problem of lack of professionals and the implementation of projects that make the population aware about the model of health care.
description Introdução: A satisfação é entendida como uma avaliação positiva ou negativa feita pelo usuário sobre um determinado aspecto do serviço, ou seja, a satisfação como uma atitude relativa à crença de que o cuidado médico contém certos atributos, como acesso, eficácia, conveniência, dentre outros. Objetivo: Objetiva-se analisar a satisfação do usuário diante o processo de implantação da Estratégia Saúde da Família em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, por meio de técnica de coleta de dados por entrevista semiestruturada – entrevistados 72 usuários da atenção primária. Resultados e discussão: Observou-se que os usuários contemplados pela Estratégia Saúde da Família são predominantemente mulheres, solteiras, faixa etária entre 21 a 30 anos, baixo nível de escolaridade e renda. Os Usuários encontram-se insatisfeitos, em sua grande maioria, com a implantação da Estratégia em sua área, deixando evidente a falta de profissionais de saúde, além do desconhecimento sobre o modelo de saúde atual. Conclusão: Para melhorias, sugere-se a integração dos serviços local da Estratégia de Saúde da Família, com maior articulação do governo para resolver o problema de falta de profissionais e a implantação de projetos que conscientizem a população sobre o modelo de atenção à saúde.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-23T21:13:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-30
2019-10-23T21:13:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARROS, Débora Maria Almeida; BARBOSA, Nathália Ferreira. Percepção da satisfação dos usuários diante o processo de implantação da estratégia de saúde da família. 2019. 21 f. Artigo (Graduação em Enfermagem) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12326
identifier_str_mv BARROS, Débora Maria Almeida; BARBOSA, Nathália Ferreira. Percepção da satisfação dos usuários diante o processo de implantação da estratégia de saúde da família. 2019. 21 f. Artigo (Graduação em Enfermagem) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Enfermagem (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Saúde e Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12326/3/D%c3%a9boraMariaAlmeidaBarrosTCCGraduacao2019.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12326/1/D%c3%a9boraMariaAlmeidaBarrosTCCGraduacao2019.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12326/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv eb3f62bc1d6de9a5d7f9927c3c5562b5
4e76a80694e91bf455744940c4f57ad7
4d5160124c10e76e035be9c2700508e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829914941620224