Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Lucas Nogueira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8136
Resumo: A segmentação de mercado é uma prática muito importante para auxiliar as marcas na delimitação do público-alvo. Estabelecer um segmento ajuda a marca no fortalecimento do seu posicionamento, além de facilitar a destinação de mensagens para públicos mais propensos a consumir determinado produto ou serviço. Para isso, plataformas, como o Facebook, viabilizaram ferramentas que proporcionam uma segmentação mais específica, fragmentada e direcionada baseada em dados dos usuários e suas interações. A partir desse momento tornou-se possível segmentar as interações semelhantes do público com auxílio de ferramentas dentro do Facebook, como é o caso das ferramentas Públicos Personalizados e Públicos semelhantes (Lookalike) que viabilizam essa segmentação. Essas formas de segmentar o público têm chamado a atenção de marcas pela grande assertividade permitida à propaganda e pelo baixo custo, se comparado com os grandes meios de massa. Para investigar esse uso, investigamos as estratégias utilizadas pela empresa Desconexo Design, voltada ao mercado de luxo, que encontrou nestas ferramentas a solução para encontrar públicos muito bem definidos. Concluímos que a ferramenta lookalike é uma oportunidade de hipersegmentação que abre inúmeras possibilidades para a programação de anúncios no Facebook.
id UCB-2_336c9e64bb3ee1d0c325b7edc435f20e
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/8136
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Ferreira, Gerson L. S.Fernandes, Lucas Nogueira2017-05-08T19:00:30Z20162017-05-08T19:00:30Z2016FERNANDES, Lucas Nogueira. Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike. 2016. 22 f. Artigo (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8136A segmentação de mercado é uma prática muito importante para auxiliar as marcas na delimitação do público-alvo. Estabelecer um segmento ajuda a marca no fortalecimento do seu posicionamento, além de facilitar a destinação de mensagens para públicos mais propensos a consumir determinado produto ou serviço. Para isso, plataformas, como o Facebook, viabilizaram ferramentas que proporcionam uma segmentação mais específica, fragmentada e direcionada baseada em dados dos usuários e suas interações. A partir desse momento tornou-se possível segmentar as interações semelhantes do público com auxílio de ferramentas dentro do Facebook, como é o caso das ferramentas Públicos Personalizados e Públicos semelhantes (Lookalike) que viabilizam essa segmentação. Essas formas de segmentar o público têm chamado a atenção de marcas pela grande assertividade permitida à propaganda e pelo baixo custo, se comparado com os grandes meios de massa. Para investigar esse uso, investigamos as estratégias utilizadas pela empresa Desconexo Design, voltada ao mercado de luxo, que encontrou nestas ferramentas a solução para encontrar públicos muito bem definidos. Concluímos que a ferramenta lookalike é uma oportunidade de hipersegmentação que abre inúmeras possibilidades para a programação de anúncios no Facebook.Market segmentation is a really important practice that helps brands to delimit their target audience. Establishing a segmentation helps the brand to strengthen its positioning, besides making easier to destine messages to consumers who are more likely to acquire certain product or service. Platforms like Facebook enable tools that allows a more specific segmentation, fragmented and directed through user’s data and its interactions. From this moment, it’s possible to segment through interactions that are similar in each public, with the help of Facebook’s tools, like Personalized Publics and Lookalike, that make this segmentation possible. These ways of segmenting are calling the attention of brands, because of the great assertiveness that is allowed to the propaganda and the low cost when compared to the largest means of mass communication. To investigate this use, we searched the strategies used by the company Desconexo Design that, focused on the lux market, discovered in these tools the solution to find well defined audiences. We may conclude that the tool Lookalike is an opportunity to achieve “hypersegmentation” that opens countless possibilities to program advertisements on Facebook.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-04-07T20:30:21Z No. of bitstreams: 1 LucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdf: 287720 bytes, checksum: dd8466372b98b2e4c0d0ca65222b1b3f (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T19:00:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdf: 287720 bytes, checksum: dd8466372b98b2e4c0d0ca65222b1b3f (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T19:00:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdf: 287720 bytes, checksum: dd8466372b98b2e4c0d0ca65222b1b3f (MD5) Previous issue date: 2016porUniversidade Católica de BrasíliaPublicidade e Propaganda (Graduação)>UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaHipersegmentaçãoFacebookPúblicos personalizadosRedes sociaisHipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalikeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALLucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdfLucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdfArtigoapplication/pdf287720https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8136/1/LucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdfdd8466372b98b2e4c0d0ca65222b1b3fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8136/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdf.txtLucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain47265https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8136/3/LucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdf.txt90a0f92be193132f528d5fe94757b006MD53123456789/81362017-05-09 01:01:45.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike
title Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike
spellingShingle Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike
Fernandes, Lucas Nogueira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Hipersegmentação
Facebook
Públicos personalizados
Redes sociais
title_short Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike
title_full Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike
title_fullStr Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike
title_full_unstemmed Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike
title_sort Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike
author Fernandes, Lucas Nogueira
author_facet Fernandes, Lucas Nogueira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Gerson L. S.
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Lucas Nogueira
contributor_str_mv Ferreira, Gerson L. S.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Hipersegmentação
Facebook
Públicos personalizados
Redes sociais
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e propaganda
Hipersegmentação
Facebook
Públicos personalizados
Redes sociais
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A segmentação de mercado é uma prática muito importante para auxiliar as marcas na delimitação do público-alvo. Estabelecer um segmento ajuda a marca no fortalecimento do seu posicionamento, além de facilitar a destinação de mensagens para públicos mais propensos a consumir determinado produto ou serviço. Para isso, plataformas, como o Facebook, viabilizaram ferramentas que proporcionam uma segmentação mais específica, fragmentada e direcionada baseada em dados dos usuários e suas interações. A partir desse momento tornou-se possível segmentar as interações semelhantes do público com auxílio de ferramentas dentro do Facebook, como é o caso das ferramentas Públicos Personalizados e Públicos semelhantes (Lookalike) que viabilizam essa segmentação. Essas formas de segmentar o público têm chamado a atenção de marcas pela grande assertividade permitida à propaganda e pelo baixo custo, se comparado com os grandes meios de massa. Para investigar esse uso, investigamos as estratégias utilizadas pela empresa Desconexo Design, voltada ao mercado de luxo, que encontrou nestas ferramentas a solução para encontrar públicos muito bem definidos. Concluímos que a ferramenta lookalike é uma oportunidade de hipersegmentação que abre inúmeras possibilidades para a programação de anúncios no Facebook.
Market segmentation is a really important practice that helps brands to delimit their target audience. Establishing a segmentation helps the brand to strengthen its positioning, besides making easier to destine messages to consumers who are more likely to acquire certain product or service. Platforms like Facebook enable tools that allows a more specific segmentation, fragmented and directed through user’s data and its interactions. From this moment, it’s possible to segment through interactions that are similar in each public, with the help of Facebook’s tools, like Personalized Publics and Lookalike, that make this segmentation possible. These ways of segmenting are calling the attention of brands, because of the great assertiveness that is allowed to the propaganda and the low cost when compared to the largest means of mass communication. To investigate this use, we searched the strategies used by the company Desconexo Design that, focused on the lux market, discovered in these tools the solution to find well defined audiences. We may conclude that the tool Lookalike is an opportunity to achieve “hypersegmentation” that opens countless possibilities to program advertisements on Facebook.
description A segmentação de mercado é uma prática muito importante para auxiliar as marcas na delimitação do público-alvo. Estabelecer um segmento ajuda a marca no fortalecimento do seu posicionamento, além de facilitar a destinação de mensagens para públicos mais propensos a consumir determinado produto ou serviço. Para isso, plataformas, como o Facebook, viabilizaram ferramentas que proporcionam uma segmentação mais específica, fragmentada e direcionada baseada em dados dos usuários e suas interações. A partir desse momento tornou-se possível segmentar as interações semelhantes do público com auxílio de ferramentas dentro do Facebook, como é o caso das ferramentas Públicos Personalizados e Públicos semelhantes (Lookalike) que viabilizam essa segmentação. Essas formas de segmentar o público têm chamado a atenção de marcas pela grande assertividade permitida à propaganda e pelo baixo custo, se comparado com os grandes meios de massa. Para investigar esse uso, investigamos as estratégias utilizadas pela empresa Desconexo Design, voltada ao mercado de luxo, que encontrou nestas ferramentas a solução para encontrar públicos muito bem definidos. Concluímos que a ferramenta lookalike é uma oportunidade de hipersegmentação que abre inúmeras possibilidades para a programação de anúncios no Facebook.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-05-08T19:00:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-08T19:00:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Lucas Nogueira. Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike. 2016. 22 f. Artigo (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8136
identifier_str_mv FERNANDES, Lucas Nogueira. Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike. 2016. 22 f. Artigo (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Publicidade e Propaganda (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv >UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8136/1/LucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8136/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8136/3/LucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dd8466372b98b2e4c0d0ca65222b1b3f
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
90a0f92be193132f528d5fe94757b006
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829861733728256