Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8136 |
Resumo: | A segmentação de mercado é uma prática muito importante para auxiliar as marcas na delimitação do público-alvo. Estabelecer um segmento ajuda a marca no fortalecimento do seu posicionamento, além de facilitar a destinação de mensagens para públicos mais propensos a consumir determinado produto ou serviço. Para isso, plataformas, como o Facebook, viabilizaram ferramentas que proporcionam uma segmentação mais específica, fragmentada e direcionada baseada em dados dos usuários e suas interações. A partir desse momento tornou-se possível segmentar as interações semelhantes do público com auxílio de ferramentas dentro do Facebook, como é o caso das ferramentas Públicos Personalizados e Públicos semelhantes (Lookalike) que viabilizam essa segmentação. Essas formas de segmentar o público têm chamado a atenção de marcas pela grande assertividade permitida à propaganda e pelo baixo custo, se comparado com os grandes meios de massa. Para investigar esse uso, investigamos as estratégias utilizadas pela empresa Desconexo Design, voltada ao mercado de luxo, que encontrou nestas ferramentas a solução para encontrar públicos muito bem definidos. Concluímos que a ferramenta lookalike é uma oportunidade de hipersegmentação que abre inúmeras possibilidades para a programação de anúncios no Facebook. |
id |
UCB-2_336c9e64bb3ee1d0c325b7edc435f20e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8136 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Ferreira, Gerson L. S.Fernandes, Lucas Nogueira2017-05-08T19:00:30Z20162017-05-08T19:00:30Z2016FERNANDES, Lucas Nogueira. Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike. 2016. 22 f. Artigo (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8136A segmentação de mercado é uma prática muito importante para auxiliar as marcas na delimitação do público-alvo. Estabelecer um segmento ajuda a marca no fortalecimento do seu posicionamento, além de facilitar a destinação de mensagens para públicos mais propensos a consumir determinado produto ou serviço. Para isso, plataformas, como o Facebook, viabilizaram ferramentas que proporcionam uma segmentação mais específica, fragmentada e direcionada baseada em dados dos usuários e suas interações. A partir desse momento tornou-se possível segmentar as interações semelhantes do público com auxílio de ferramentas dentro do Facebook, como é o caso das ferramentas Públicos Personalizados e Públicos semelhantes (Lookalike) que viabilizam essa segmentação. Essas formas de segmentar o público têm chamado a atenção de marcas pela grande assertividade permitida à propaganda e pelo baixo custo, se comparado com os grandes meios de massa. Para investigar esse uso, investigamos as estratégias utilizadas pela empresa Desconexo Design, voltada ao mercado de luxo, que encontrou nestas ferramentas a solução para encontrar públicos muito bem definidos. Concluímos que a ferramenta lookalike é uma oportunidade de hipersegmentação que abre inúmeras possibilidades para a programação de anúncios no Facebook.Market segmentation is a really important practice that helps brands to delimit their target audience. Establishing a segmentation helps the brand to strengthen its positioning, besides making easier to destine messages to consumers who are more likely to acquire certain product or service. Platforms like Facebook enable tools that allows a more specific segmentation, fragmented and directed through user’s data and its interactions. From this moment, it’s possible to segment through interactions that are similar in each public, with the help of Facebook’s tools, like Personalized Publics and Lookalike, that make this segmentation possible. These ways of segmenting are calling the attention of brands, because of the great assertiveness that is allowed to the propaganda and the low cost when compared to the largest means of mass communication. To investigate this use, we searched the strategies used by the company Desconexo Design that, focused on the lux market, discovered in these tools the solution to find well defined audiences. We may conclude that the tool Lookalike is an opportunity to achieve “hypersegmentation” that opens countless possibilities to program advertisements on Facebook.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-04-07T20:30:21Z No. of bitstreams: 1 LucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdf: 287720 bytes, checksum: dd8466372b98b2e4c0d0ca65222b1b3f (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-08T19:00:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdf: 287720 bytes, checksum: dd8466372b98b2e4c0d0ca65222b1b3f (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-08T19:00:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdf: 287720 bytes, checksum: dd8466372b98b2e4c0d0ca65222b1b3f (MD5) Previous issue date: 2016porUniversidade Católica de BrasíliaPublicidade e Propaganda (Graduação)>UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaHipersegmentaçãoFacebookPúblicos personalizadosRedes sociaisHipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalikeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALLucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdfLucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdfArtigoapplication/pdf287720https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8136/1/LucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdfdd8466372b98b2e4c0d0ca65222b1b3fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8136/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdf.txtLucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdf.txtExtracted texttext/plain47265https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8136/3/LucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdf.txt90a0f92be193132f528d5fe94757b006MD53123456789/81362017-05-09 01:01:45.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike |
title |
Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike |
spellingShingle |
Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike Fernandes, Lucas Nogueira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Hipersegmentação Públicos personalizados Redes sociais |
title_short |
Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike |
title_full |
Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike |
title_fullStr |
Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike |
title_full_unstemmed |
Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike |
title_sort |
Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike |
author |
Fernandes, Lucas Nogueira |
author_facet |
Fernandes, Lucas Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Gerson L. S. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Lucas Nogueira |
contributor_str_mv |
Ferreira, Gerson L. S. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Hipersegmentação Públicos personalizados Redes sociais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e propaganda Hipersegmentação Públicos personalizados Redes sociais |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A segmentação de mercado é uma prática muito importante para auxiliar as marcas na delimitação do público-alvo. Estabelecer um segmento ajuda a marca no fortalecimento do seu posicionamento, além de facilitar a destinação de mensagens para públicos mais propensos a consumir determinado produto ou serviço. Para isso, plataformas, como o Facebook, viabilizaram ferramentas que proporcionam uma segmentação mais específica, fragmentada e direcionada baseada em dados dos usuários e suas interações. A partir desse momento tornou-se possível segmentar as interações semelhantes do público com auxílio de ferramentas dentro do Facebook, como é o caso das ferramentas Públicos Personalizados e Públicos semelhantes (Lookalike) que viabilizam essa segmentação. Essas formas de segmentar o público têm chamado a atenção de marcas pela grande assertividade permitida à propaganda e pelo baixo custo, se comparado com os grandes meios de massa. Para investigar esse uso, investigamos as estratégias utilizadas pela empresa Desconexo Design, voltada ao mercado de luxo, que encontrou nestas ferramentas a solução para encontrar públicos muito bem definidos. Concluímos que a ferramenta lookalike é uma oportunidade de hipersegmentação que abre inúmeras possibilidades para a programação de anúncios no Facebook. Market segmentation is a really important practice that helps brands to delimit their target audience. Establishing a segmentation helps the brand to strengthen its positioning, besides making easier to destine messages to consumers who are more likely to acquire certain product or service. Platforms like Facebook enable tools that allows a more specific segmentation, fragmented and directed through user’s data and its interactions. From this moment, it’s possible to segment through interactions that are similar in each public, with the help of Facebook’s tools, like Personalized Publics and Lookalike, that make this segmentation possible. These ways of segmenting are calling the attention of brands, because of the great assertiveness that is allowed to the propaganda and the low cost when compared to the largest means of mass communication. To investigate this use, we searched the strategies used by the company Desconexo Design that, focused on the lux market, discovered in these tools the solution to find well defined audiences. We may conclude that the tool Lookalike is an opportunity to achieve “hypersegmentation” that opens countless possibilities to program advertisements on Facebook. |
description |
A segmentação de mercado é uma prática muito importante para auxiliar as marcas na delimitação do público-alvo. Estabelecer um segmento ajuda a marca no fortalecimento do seu posicionamento, além de facilitar a destinação de mensagens para públicos mais propensos a consumir determinado produto ou serviço. Para isso, plataformas, como o Facebook, viabilizaram ferramentas que proporcionam uma segmentação mais específica, fragmentada e direcionada baseada em dados dos usuários e suas interações. A partir desse momento tornou-se possível segmentar as interações semelhantes do público com auxílio de ferramentas dentro do Facebook, como é o caso das ferramentas Públicos Personalizados e Públicos semelhantes (Lookalike) que viabilizam essa segmentação. Essas formas de segmentar o público têm chamado a atenção de marcas pela grande assertividade permitida à propaganda e pelo baixo custo, se comparado com os grandes meios de massa. Para investigar esse uso, investigamos as estratégias utilizadas pela empresa Desconexo Design, voltada ao mercado de luxo, que encontrou nestas ferramentas a solução para encontrar públicos muito bem definidos. Concluímos que a ferramenta lookalike é uma oportunidade de hipersegmentação que abre inúmeras possibilidades para a programação de anúncios no Facebook. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2017-05-08T19:00:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-08T19:00:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Lucas Nogueira. Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike. 2016. 22 f. Artigo (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8136 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Lucas Nogueira. Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike. 2016. 22 f. Artigo (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Publicidade e Propaganda (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
>UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8136/1/LucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8136/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8136/3/LucasNogueiraFernandesTCCGRADUACAO2016.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd8466372b98b2e4c0d0ca65222b1b3f 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 90a0f92be193132f528d5fe94757b006 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829861733728256 |