Os benefícios da atividade física em escolares portadores do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade na rede pública do Distrito Federal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Daniela Ferreira de Sousa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1201
Resumo: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurológico de causas genéticas, que aparece na infância por volta dos seis anos de idade, e conseqüentemente pode acompanhar o indivíduo por toda a sua vida. O objetivo desse estudo foi analisar os benefícios que a atividade física promove em crianças com características de TDAH no ensino fundamental 01 da rede pública do Distrito Federal. A amostra foi de n= 26 escolares de uma turma de 3° ano do ensino fundamental na faixa etária entre 08 e 10 anos. O instrumento utilizado foi a Escala de Farré e Narbona (EDAH), preenchida pelos professores e pais, que classifica a criança com o predomínio dos sintomas de hiperatividade, déficit de atenção, transtorno de conduta, hiperatividade com déficit de atenção e TDAH associado com transtorno de conduta (global). Foram feitas intervenções semanais de atividades recreativas, com total de 25 aulas entre os meses de Agosto e Outubro de 2010. Após o período estipulado para as sessões, foi aplicada novamente a EDAH aos professores para avaliar as mudanças observadas nas crianças durante os dois meses de intervenção. Os resultados obtidos mostram uma melhora no nível de atenção, de concentração, no trabalho em grupo, no respeitar limites e comportamento dos alunos. A atividade física facilita o desenvolvimento da criança, e é um recurso metodológico capaz de proporcionar uma aprendizagem espontânea e natural. É um estímulo a crítica, a criatividade, a curiosidade e a sociabilidade.
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