Jogos eletrônicos: a brincadeira que veio para ficar e seus registros subjetivos na infância e adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rafael de Alcântara Mendes
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5412
Resumo: Psicologia
id UCB-2_4e2df02ba9da6105bfbd280cf5e83768
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:10869/5412
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Pereira, Rafael de Alcântara Mendes2015-09-01T19:40:53Z2016-10-10T03:47:10Z2015-09-01T19:40:53Z2016-10-10T03:47:10Z2014PEREIRA, Rafael de Alcântara Mendes. Jogos eletrônicos: a brincadeira que veio para ficar e seus registros subjetivos na infância e adolescência. 2014. 41 f. Monografia (Psicologia). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5412PsicologiaNeste trabalho estudamos as relações de crianças e adolescentes com os jogos eletrônicos a fim de conhecer como as experiências proporcionadas por esta forma de entretenimento podem ecoar na subjetividade dos mesmos. Tratou-se de um estudo teórico baseado em uma Revisão Bibliográfica de produções nacionais e internacionais, publicadas nos últimos 10 anos, sobre jogos eletrônicos, subjetividade, cultura contemporânea e o brincar. Foram analisados 22 produções científicas nacionais e 2 produções científicas internacionais relacionadas ao tema dos jogos eletrônicos. A partir da análise destas produções científicas foi possível identificar que os jogos eletrônicos podem proporcionar ecos subjetivos sobre as relações com o corpo; a diferenciação do outro e a construção de identidade; os sentimentos de inadequação e de impotência do sujeito; os processos de simbolização; a relação com o outro e com a cultura; e a agressividade.Submitted by Aguiar Francience (franciene.aguiar@ucb.br) on 2015-08-08T16:30:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) TCC- Jogos Eletrônicos (Versão Final 3) - Cópia.pdf: 623422 bytes, checksum: bccbd39d595a3ba9c96b57b4b4d73bb2 (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2015-09-01T19:40:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) TCC- Jogos Eletrônicos (Versão Final 3) - Cópia.pdf: 623422 bytes, checksum: bccbd39d595a3ba9c96b57b4b4d73bb2 (MD5)Made available in DSpace on 2015-09-01T19:40:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) TCC- Jogos Eletrônicos (Versão Final 3) - Cópia.pdf: 623422 bytes, checksum: bccbd39d595a3ba9c96b57b4b4d73bb2 (MD5) Previous issue date: 2014Made available in DSpace on 2016-10-10T03:47:10Z (GMT). No. of bitstreams: 5 license.txt: 1877 bytes, checksum: e38d93826fd89c5f905178c65d656bbe (MD5) license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_url: 46 bytes, checksum: 0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf (MD5) Rafael de Alcântara Mendes Pereira.pdf: 623422 bytes, checksum: bccbd39d595a3ba9c96b57b4b4d73bb2 (MD5) Previous issue date: 2014TextoPsicologiaJogos EletrônicosVideogameSubjetividadePsicanáliseJogos eletrônicos: a brincadeira que veio para ficar e seus registros subjetivos na infância e adolescênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBLICENSElicense.txttext/plain1877https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5412/1/license.txte38d93826fd89c5f905178c65d656bbeMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream20618https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5412/2/license_rdfb67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7MD52license_textapplication/octet-stream0https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5412/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_urlapplication/octet-stream46https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5412/4/license_url0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccfMD54ORIGINALRafael de Alcântara Mendes Pereira.pdfMonografiaapplication/pdf623422https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5412/5/Rafael%20de%20Alc%c3%a2ntara%20Mendes%20Pereira.pdfbccbd39d595a3ba9c96b57b4b4d73bb2MD55TEXTRafael de Alcântara Mendes Pereira.pdf.txtRafael de Alcântara Mendes Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain92704https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5412/6/Rafael%20de%20Alc%c3%a2ntara%20Mendes%20Pereira.pdf.txtad03f892f92ee322864534b6ae4f4298MD5610869/54122017-01-17 15:04:54.719TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBDYXTDs2xpY2EgZGUgQnJhc8OtbGlhIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCBjb252ZXJ0ZXIKKGNvbW8gZGVmaW5pZG8gZW0gYmFpeG8pLGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvCnJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4gCgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlIGRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIKb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEgVGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlLAp0YW50byBxdWFudG8gbGhlIMOpIHBvc3PDrXZlbCBzYWJlciwgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlLgoKYykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgY29udMOpbSBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yLApkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgcGFyYSBjb25jZWRlciBhIFVuaXZlcnNpZGFkZQpDYXTDs2xpY2EgZGUgQnJhc8OtbGlhIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MKZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8KZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLiAKClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIGJhc2VhZG8gZW0gdHJhYmFsaG8gZmluYW5jaWFkbyBvdSBhcG9pYWRvIHBvciBvdXRyYSBpbnN0aXR1acOnw6NvCnF1ZSBuw6NvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIENhdMOzbGljYSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlIGN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcwpleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UgYWNvcmRvLiAKCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIENhdMOzbGljYSBkZSBCcmFzw61saWEgcG9kZSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1ICh2b3Nzbykgbm9tZShzKQpjb21vIG8ocykgYXV0b3IoZXMpIG91IGRldGVudG9yKGVzKWRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUsIGUgbsOjbyBmYXplciBxdWFscXVlcgphbHRlcmHDp8OjbywgcGFyYSBhbGd1w6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhIMOpIG5lY2Vzc8OhcmlvIHF1ZSBjb25jb3JkZSBjb20gYQpsaWNlbsOnYSBkZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBuw6NvLWV4Y2x1c2l2YSwgYW50ZXMgZG8gc2V1IGRvY3VtZW50byBwb2RlciBhcGFyZWNlciBuYSBSZXBvc2l0w7NyaW8KZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIENhdMOzbGljYSBkZSBCcmFzw61saWEuIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhIGxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIHByZXRlbmRhCmFsZ3VtIGVzY2xhcmVjaW1lbnRvIGVudHJlIGVtIGNvbnRhdG8gcG9yIGNvcnJlaW8gZWxldHLDtG5pY28ga2Vsc29uQHVjYi5iciBvdSB0ZWxlZm9uZQogLSAoMHh4NjEpIDMzNTYtOTMxNy85MDI5Lgo=Repositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos eletrônicos: a brincadeira que veio para ficar e seus registros subjetivos na infância e adolescência
title Jogos eletrônicos: a brincadeira que veio para ficar e seus registros subjetivos na infância e adolescência
spellingShingle Jogos eletrônicos: a brincadeira que veio para ficar e seus registros subjetivos na infância e adolescência
Pereira, Rafael de Alcântara Mendes
Psicologia
Jogos Eletrônicos
Videogame
Subjetividade
Psicanálise
title_short Jogos eletrônicos: a brincadeira que veio para ficar e seus registros subjetivos na infância e adolescência
title_full Jogos eletrônicos: a brincadeira que veio para ficar e seus registros subjetivos na infância e adolescência
title_fullStr Jogos eletrônicos: a brincadeira que veio para ficar e seus registros subjetivos na infância e adolescência
title_full_unstemmed Jogos eletrônicos: a brincadeira que veio para ficar e seus registros subjetivos na infância e adolescência
title_sort Jogos eletrônicos: a brincadeira que veio para ficar e seus registros subjetivos na infância e adolescência
author Pereira, Rafael de Alcântara Mendes
author_facet Pereira, Rafael de Alcântara Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rafael de Alcântara Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Jogos Eletrônicos
Videogame
Subjetividade
Psicanálise
topic Psicologia
Jogos Eletrônicos
Videogame
Subjetividade
Psicanálise
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Psicologia
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Neste trabalho estudamos as relações de crianças e adolescentes com os jogos eletrônicos a fim de conhecer como as experiências proporcionadas por esta forma de entretenimento podem ecoar na subjetividade dos mesmos. Tratou-se de um estudo teórico baseado em uma Revisão Bibliográfica de produções nacionais e internacionais, publicadas nos últimos 10 anos, sobre jogos eletrônicos, subjetividade, cultura contemporânea e o brincar. Foram analisados 22 produções científicas nacionais e 2 produções científicas internacionais relacionadas ao tema dos jogos eletrônicos. A partir da análise destas produções científicas foi possível identificar que os jogos eletrônicos podem proporcionar ecos subjetivos sobre as relações com o corpo; a diferenciação do outro e a construção de identidade; os sentimentos de inadequação e de impotência do sujeito; os processos de simbolização; a relação com o outro e com a cultura; e a agressividade.
description Psicologia
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-01T19:40:53Z
2016-10-10T03:47:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-09-01T19:40:53Z
2016-10-10T03:47:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Rafael de Alcântara Mendes. Jogos eletrônicos: a brincadeira que veio para ficar e seus registros subjetivos na infância e adolescência. 2014. 41 f. Monografia (Psicologia). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5412
identifier_str_mv PEREIRA, Rafael de Alcântara Mendes. Jogos eletrônicos: a brincadeira que veio para ficar e seus registros subjetivos na infância e adolescência. 2014. 41 f. Monografia (Psicologia). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5412/1/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5412/2/license_rdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5412/3/license_text
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5412/4/license_url
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5412/5/Rafael%20de%20Alc%c3%a2ntara%20Mendes%20Pereira.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/10869/5412/6/Rafael%20de%20Alc%c3%a2ntara%20Mendes%20Pereira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e38d93826fd89c5f905178c65d656bbe
b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
0d2fb706760bf56ddf1358a832652ccf
bccbd39d595a3ba9c96b57b4b4d73bb2
ad03f892f92ee322864534b6ae4f4298
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829824116064256