Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10025 |
Resumo: | O presente trabalho refere-se à criação do site "Quem Banca" (www.quembanca.com.br) que permite o cruzamento de dados de empresas privadas, que compõem oligopólios dos principais setores da economia, com partidos e candidatos à presidência por elas financiados nas eleições brasileiras de 2014, com representação gráfica e interativa. Foi produzido como Projeto Experimental II, do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília, na habilitação Jornalismo. Além da criação do site, a proposta é identificar quais são as maiores empresas de 12 principais setores da economia e as principais doadoras desse grupo. A partir desses dados, foram produzidos textos jornalísticos com análises dos dados, trazendo conclusões relevantes para o interesse público. |
id |
UCB-2_6409ca0bf25d4bb276024db9cebb0472 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/10025 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Studart, Carlos Hugo CorreaOliveira, Alessandra Vanessa de2017-09-20T12:46:58Z2017-09-192017-09-20T12:46:58Z2015OLIVEIRA, Alessandra Vanessa de. Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014. 2015. 57 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10025O presente trabalho refere-se à criação do site "Quem Banca" (www.quembanca.com.br) que permite o cruzamento de dados de empresas privadas, que compõem oligopólios dos principais setores da economia, com partidos e candidatos à presidência por elas financiados nas eleições brasileiras de 2014, com representação gráfica e interativa. Foi produzido como Projeto Experimental II, do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília, na habilitação Jornalismo. Além da criação do site, a proposta é identificar quais são as maiores empresas de 12 principais setores da economia e as principais doadoras desse grupo. A partir desses dados, foram produzidos textos jornalísticos com análises dos dados, trazendo conclusões relevantes para o interesse público.The present work refers to the implementation of a website that will allow the crossing of data from private companies, which form oligopolies, to political parties and candidates they financed in the Brazilian 2014 general elections. The website exhibits the relations in a graphical and interactive way. It was the result of the discipline Experimental Project II from the course of Social Communication – Journalism qualification – of the Catholic University of Brasilia. Besides the creation of the site, the goal is to identify the largest companies in 12 major sectors of the economy and which ones are the biggest electoral donors. News articles were written from the data obtained, bringing analyses and conclusions that are relevant to the public interest.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-09-19T18:22:56Z No. of bitstreams: 1 AlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf: 3133333 bytes, checksum: 7aedc410320f194a5cd291388022f850 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-09-20T12:46:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf: 3133333 bytes, checksum: 7aedc410320f194a5cd291388022f850 (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-20T12:46:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf: 3133333 bytes, checksum: 7aedc410320f194a5cd291388022f850 (MD5) Previous issue date: 2015porUniversidade Católica de BrasíliaCST - JornalismoUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOJornalismoOligopóliosCampanha políticaFinanciamento privadoSite "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALAlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdfAlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdfMonografiaapplication/pdf3133333https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10025/1/AlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf7aedc410320f194a5cd291388022f850MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10025/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTAlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf.txtAlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf.txtExtracted texttext/plain91447https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10025/3/AlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf.txtd1dd202145f37dbd8236b5793abed3b3MD53123456789/100252017-09-21 01:03:16.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014 |
title |
Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014 |
spellingShingle |
Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014 Oliveira, Alessandra Vanessa de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Jornalismo Oligopólios Campanha política Financiamento privado |
title_short |
Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014 |
title_full |
Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014 |
title_fullStr |
Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014 |
title_full_unstemmed |
Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014 |
title_sort |
Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014 |
author |
Oliveira, Alessandra Vanessa de |
author_facet |
Oliveira, Alessandra Vanessa de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Studart, Carlos Hugo Correa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alessandra Vanessa de |
contributor_str_mv |
Studart, Carlos Hugo Correa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Jornalismo Oligopólios Campanha política Financiamento privado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Oligopólios Campanha política Financiamento privado |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente trabalho refere-se à criação do site "Quem Banca" (www.quembanca.com.br) que permite o cruzamento de dados de empresas privadas, que compõem oligopólios dos principais setores da economia, com partidos e candidatos à presidência por elas financiados nas eleições brasileiras de 2014, com representação gráfica e interativa. Foi produzido como Projeto Experimental II, do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília, na habilitação Jornalismo. Além da criação do site, a proposta é identificar quais são as maiores empresas de 12 principais setores da economia e as principais doadoras desse grupo. A partir desses dados, foram produzidos textos jornalísticos com análises dos dados, trazendo conclusões relevantes para o interesse público. The present work refers to the implementation of a website that will allow the crossing of data from private companies, which form oligopolies, to political parties and candidates they financed in the Brazilian 2014 general elections. The website exhibits the relations in a graphical and interactive way. It was the result of the discipline Experimental Project II from the course of Social Communication – Journalism qualification – of the Catholic University of Brasilia. Besides the creation of the site, the goal is to identify the largest companies in 12 major sectors of the economy and which ones are the biggest electoral donors. News articles were written from the data obtained, bringing analyses and conclusions that are relevant to the public interest. |
description |
O presente trabalho refere-se à criação do site "Quem Banca" (www.quembanca.com.br) que permite o cruzamento de dados de empresas privadas, que compõem oligopólios dos principais setores da economia, com partidos e candidatos à presidência por elas financiados nas eleições brasileiras de 2014, com representação gráfica e interativa. Foi produzido como Projeto Experimental II, do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília, na habilitação Jornalismo. Além da criação do site, a proposta é identificar quais são as maiores empresas de 12 principais setores da economia e as principais doadoras desse grupo. A partir desses dados, foram produzidos textos jornalísticos com análises dos dados, trazendo conclusões relevantes para o interesse público. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-20T12:46:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-19 2017-09-20T12:46:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Alessandra Vanessa de. Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014. 2015. 57 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10025 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Alessandra Vanessa de. Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014. 2015. 57 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Jornalismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10025/1/AlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10025/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10025/3/AlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7aedc410320f194a5cd291388022f850 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b d1dd202145f37dbd8236b5793abed3b3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829885014212608 |