Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alessandra Vanessa de
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10025
Resumo: O presente trabalho refere-se à criação do site "Quem Banca" (www.quembanca.com.br) que permite o cruzamento de dados de empresas privadas, que compõem oligopólios dos principais setores da economia, com partidos e candidatos à presidência por elas financiados nas eleições brasileiras de 2014, com representação gráfica e interativa. Foi produzido como Projeto Experimental II, do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília, na habilitação Jornalismo. Além da criação do site, a proposta é identificar quais são as maiores empresas de 12 principais setores da economia e as principais doadoras desse grupo. A partir desses dados, foram produzidos textos jornalísticos com análises dos dados, trazendo conclusões relevantes para o interesse público.
id UCB-2_6409ca0bf25d4bb276024db9cebb0472
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/10025
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Studart, Carlos Hugo CorreaOliveira, Alessandra Vanessa de2017-09-20T12:46:58Z2017-09-192017-09-20T12:46:58Z2015OLIVEIRA, Alessandra Vanessa de. Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014. 2015. 57 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10025O presente trabalho refere-se à criação do site "Quem Banca" (www.quembanca.com.br) que permite o cruzamento de dados de empresas privadas, que compõem oligopólios dos principais setores da economia, com partidos e candidatos à presidência por elas financiados nas eleições brasileiras de 2014, com representação gráfica e interativa. Foi produzido como Projeto Experimental II, do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília, na habilitação Jornalismo. Além da criação do site, a proposta é identificar quais são as maiores empresas de 12 principais setores da economia e as principais doadoras desse grupo. A partir desses dados, foram produzidos textos jornalísticos com análises dos dados, trazendo conclusões relevantes para o interesse público.The present work refers to the implementation of a website that will allow the crossing of data from private companies, which form oligopolies, to political parties and candidates they financed in the Brazilian 2014 general elections. The website exhibits the relations in a graphical and interactive way. It was the result of the discipline Experimental Project II from the course of Social Communication – Journalism qualification – of the Catholic University of Brasilia. Besides the creation of the site, the goal is to identify the largest companies in 12 major sectors of the economy and which ones are the biggest electoral donors. News articles were written from the data obtained, bringing analyses and conclusions that are relevant to the public interest.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-09-19T18:22:56Z No. of bitstreams: 1 AlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf: 3133333 bytes, checksum: 7aedc410320f194a5cd291388022f850 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-09-20T12:46:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf: 3133333 bytes, checksum: 7aedc410320f194a5cd291388022f850 (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-20T12:46:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf: 3133333 bytes, checksum: 7aedc410320f194a5cd291388022f850 (MD5) Previous issue date: 2015porUniversidade Católica de BrasíliaCST - JornalismoUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOJornalismoOligopóliosCampanha políticaFinanciamento privadoSite "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALAlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdfAlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdfMonografiaapplication/pdf3133333https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10025/1/AlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf7aedc410320f194a5cd291388022f850MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10025/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTAlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf.txtAlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf.txtExtracted texttext/plain91447https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10025/3/AlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf.txtd1dd202145f37dbd8236b5793abed3b3MD53123456789/100252017-09-21 01:03:16.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014
title Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014
spellingShingle Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014
Oliveira, Alessandra Vanessa de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Jornalismo
Oligopólios
Campanha política
Financiamento privado
title_short Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014
title_full Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014
title_fullStr Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014
title_full_unstemmed Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014
title_sort Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014
author Oliveira, Alessandra Vanessa de
author_facet Oliveira, Alessandra Vanessa de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Studart, Carlos Hugo Correa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alessandra Vanessa de
contributor_str_mv Studart, Carlos Hugo Correa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Jornalismo
Oligopólios
Campanha política
Financiamento privado
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Oligopólios
Campanha política
Financiamento privado
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho refere-se à criação do site "Quem Banca" (www.quembanca.com.br) que permite o cruzamento de dados de empresas privadas, que compõem oligopólios dos principais setores da economia, com partidos e candidatos à presidência por elas financiados nas eleições brasileiras de 2014, com representação gráfica e interativa. Foi produzido como Projeto Experimental II, do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília, na habilitação Jornalismo. Além da criação do site, a proposta é identificar quais são as maiores empresas de 12 principais setores da economia e as principais doadoras desse grupo. A partir desses dados, foram produzidos textos jornalísticos com análises dos dados, trazendo conclusões relevantes para o interesse público.
The present work refers to the implementation of a website that will allow the crossing of data from private companies, which form oligopolies, to political parties and candidates they financed in the Brazilian 2014 general elections. The website exhibits the relations in a graphical and interactive way. It was the result of the discipline Experimental Project II from the course of Social Communication – Journalism qualification – of the Catholic University of Brasilia. Besides the creation of the site, the goal is to identify the largest companies in 12 major sectors of the economy and which ones are the biggest electoral donors. News articles were written from the data obtained, bringing analyses and conclusions that are relevant to the public interest.
description O presente trabalho refere-se à criação do site "Quem Banca" (www.quembanca.com.br) que permite o cruzamento de dados de empresas privadas, que compõem oligopólios dos principais setores da economia, com partidos e candidatos à presidência por elas financiados nas eleições brasileiras de 2014, com representação gráfica e interativa. Foi produzido como Projeto Experimental II, do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília, na habilitação Jornalismo. Além da criação do site, a proposta é identificar quais são as maiores empresas de 12 principais setores da economia e as principais doadoras desse grupo. A partir desses dados, foram produzidos textos jornalísticos com análises dos dados, trazendo conclusões relevantes para o interesse público.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-20T12:46:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-19
2017-09-20T12:46:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Alessandra Vanessa de. Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014. 2015. 57 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10025
identifier_str_mv OLIVEIRA, Alessandra Vanessa de. Site "Quem Banca": a influência de oligopólios na doação para campanhas políticas nas eleições de 2014. 2015. 57 f. Monografia (Graduação em Jornalismo) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Jornalismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10025/1/AlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10025/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10025/3/AlessandraVanessaDeOliveiraTCCGRADUACAO2015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7aedc410320f194a5cd291388022f850
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
d1dd202145f37dbd8236b5793abed3b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829885014212608