Cooperação técnica Sul-Sul entre Brasil e África na política externa brasileira: uma análise do governo Lula da Silva (2003-2010)
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12808 |
Resumo: | A Cooperação Sul-Sul foi uma das principais diretrizes da política externa de Lula, na qual é executada por países em desenvolvimento para países em desenvolvimento. Logo, este estudo tem como objetivo analisar a Cooperação Técnica Sul-Sul entre Brasil e África durante o governo Lula da Silva (2003-2010). Para tanto, são resgatados conceitos e características a respeito da Cooperação Sul-Sul bem como a origem e os marcos da mesma, como a Conferência de Bandung e o Plano de Ação de Buenos Aires, além de suas principais diferenças em relação à Cooperação Norte-Sul, como explanado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2011). Em seguida, são apresentadas as prioridades e características da política externa de Lula da Silva, que começou a governar o Brasil em 2003, logo após o mandato de Fernando Henrique Cardoso. Ao explicitar a transição da era FHC para o Governo Lula e o rumo tomado por sua política externa, fica nítida a prioridade por ações tomadas em prol da Cooperação Sul-Sul, sendo a África uma grande parceira em diversas agendas. Para propiciar o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores que buscam visões aprofundadas a respeito do tema, como Vigevani e Cepaluni (2007) e Cervo (2008), através de livros, periódicos e artigos. Posteriormente, é feito um apanhado com o histórico da relação Brasil-África até o Governo Lula. Naturalmente, fica nítido que a intensidade desse vínculo tornou-se uma característica marcante para a política externa de Lula. Logo, são descritos os principais ocorridos no tocante a relação Brasil-África, tendo em vista a política de Cooperação Técnica Sul-Sul estabelecida em seu governo, assim como os efeitos da mesma. |
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Para tanto, são resgatados conceitos e características a respeito da Cooperação Sul-Sul bem como a origem e os marcos da mesma, como a Conferência de Bandung e o Plano de Ação de Buenos Aires, além de suas principais diferenças em relação à Cooperação Norte-Sul, como explanado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2011). Em seguida, são apresentadas as prioridades e características da política externa de Lula da Silva, que começou a governar o Brasil em 2003, logo após o mandato de Fernando Henrique Cardoso. Ao explicitar a transição da era FHC para o Governo Lula e o rumo tomado por sua política externa, fica nítida a prioridade por ações tomadas em prol da Cooperação Sul-Sul, sendo a África uma grande parceira em diversas agendas. Para propiciar o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores que buscam visões aprofundadas a respeito do tema, como Vigevani e Cepaluni (2007) e Cervo (2008), através de livros, periódicos e artigos. Posteriormente, é feito um apanhado com o histórico da relação Brasil-África até o Governo Lula. Naturalmente, fica nítido que a intensidade desse vínculo tornou-se uma característica marcante para a política externa de Lula. Logo, são descritos os principais ocorridos no tocante a relação Brasil-África, tendo em vista a política de Cooperação Técnica Sul-Sul estabelecida em seu governo, assim como os efeitos da mesma.This study intends to analyze South-South Technical Cooperation between Brazil and Africa during Lula da Silva government (2003-2010). South-South Cooperation was one of the main directives of Lula’s foreign policy, which is implemented by developing countries to developing countries. Therefore, concepts and characteristics about South-South Cooperation are rescued, as well as its origin and marks, for example the Bandung Conference and the Buenos Aires Plan of Action, beyond the differences with North-South Cooperation, as explained by the Institute of Applied Economic Research (2011). Then, the priorities and characteristics of Lula da Silva’s foreign policy, which began to govern Brazil in 2003, after the mandate of Fernando Henrique Cardoso, are presented. Explaning the transition from FHC era to Lula’s government and the direction taken by his foreign policy, the priority for actions taken towards South-South Cooperation stays clear, with Africa being a partnership on several agendas.To facilitate the development of this study, a bibliographic research was made with authors who portray the theme, for example Vigevani e Cepaluni (2007) and Cervo (2008), through books, periodicals and articles. Subsequently, an overview of Brazil-Africa relationship on Lula’s government is made. Naturally, it is evident that the intensity on this relation has become a hallmark for Lula’s foreign policy. Thus, in view of South-South Technical Cooperation established on his government, the main events concerning Brazil-Africa relationship are exposed, as well as the effects.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-02-27T16:52:20Z No. of bitstreams: 1 CarolineSilvaSantosTCCGraduacao2019.pdf: 529172 bytes, checksum: 183b89125b3669a8c14864b2139a6220 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-02T11:51:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CarolineSilvaSantosTCCGraduacao2019.pdf: 529172 bytes, checksum: 183b89125b3669a8c14864b2139a6220 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-02T11:51:53Z (GMT). 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