Implementação da lei 10.639/03 estudo de caso com professora do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Mayrla Kelma Lopes
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5250
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Os resultados foram agrupados e interpretados da seguinte forma: a) tornar-se professora e o conhecimento da Lei 10.639/03; b) contexto dos estudantes; c) prática pedagógica à luz da Lei 10.639/03; e d) dificuldades para execução da Lei. O estudo comprovou que é preciso reconhecer a existência do racismo para desenvolver estratégias didáticas que contemplem a construção de identidade positiva dos afrodescendentes. As principais dificuldades para implementação da lei envolvem a falta de acervo pedagógico, o descompromisso da escola em trabalhar o tema, a superficialidade dos cursos de formação continuada e o desinteresse dos professores em se qualificar e executar essa legislação em sala de aula. Verifica-se que o fazer docente pesquisado está em conformidade com a lei ao agregar, além das aprendizagens da história e cultura africana e afro-brasileira, valores morais que transcendem vivências individuais e coletivas, dentro e fora da escola, buscando quebrar paradigmas e contribuir a favor de uma mudança de atitude que movimenta e promove visibilidade às causas étnico-raciais. Palavras-chave: Lei 10.639/03. Racismo. 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