Implementação da lei 10.639/03 estudo de caso com professora do ensino fundamental
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Torres, Mayrla Kelma Lopes2015-05-20T21:03:47Z2016-10-10T03:28:25Z2015-05-20T21:03:47Z2016-10-10T03:28:25Z2013-11-11TORRES, Mayrla Kelma Lopes. Implementação da lei 10.639/03 estudo de caso com professora do ensino fundamental. 2013. 22 f. Monografia (Pedagogia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5250PedagogiaResumo: Este artigo objetiva analisar a prática pedagógica de uma professora da rede pública de ensino do Distrito Federal na busca de implementar a Lei 10.639/03. Como referencial teórico, o estudo apresenta reflexões a respeito do Racismo no Brasil, Educação para a Equidade, Legislação Brasileira e Pesquisas realizadas com a temática antirracista. A pesquisa desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativa e do estudo de caso. Os instrumentos utilizados envolveram entrevista e análise documental. Os resultados foram agrupados e interpretados da seguinte forma: a) tornar-se professora e o conhecimento da Lei 10.639/03; b) contexto dos estudantes; c) prática pedagógica à luz da Lei 10.639/03; e d) dificuldades para execução da Lei. O estudo comprovou que é preciso reconhecer a existência do racismo para desenvolver estratégias didáticas que contemplem a construção de identidade positiva dos afrodescendentes. As principais dificuldades para implementação da lei envolvem a falta de acervo pedagógico, o descompromisso da escola em trabalhar o tema, a superficialidade dos cursos de formação continuada e o desinteresse dos professores em se qualificar e executar essa legislação em sala de aula. Verifica-se que o fazer docente pesquisado está em conformidade com a lei ao agregar, além das aprendizagens da história e cultura africana e afro-brasileira, valores morais que transcendem vivências individuais e coletivas, dentro e fora da escola, buscando quebrar paradigmas e contribuir a favor de uma mudança de atitude que movimenta e promove visibilidade às causas étnico-raciais. Palavras-chave: Lei 10.639/03. Racismo. Prática docente.Submitted by Marielle Domiciano (marielle.silva@ucb.br) on 2015-03-31T01:02:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Mayrla Kelma Lopes Torres.pdf: 739767 bytes, checksum: 13e6fb7f4335100375d15c4adc1dcb8c (MD5)Approved for entry into archive by Kelson Anthony de Menezes(kelson@ucb.br) on 2015-05-20T21:03:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Mayrla Kelma Lopes Torres.pdf: 739767 bytes, checksum: 13e6fb7f4335100375d15c4adc1dcb8c (MD5)Made available in DSpace on 2015-05-20T21:03:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 20618 bytes, checksum: b67ac4fa37d756ac08366dbc4e32ada7 (MD5) Mayrla Kelma Lopes Torres.pdf: 739767 bytes, checksum: 13e6fb7f4335100375d15c4adc1dcb8c (MD5) Previous issue date: 2013-11-11Made available in DSpace on 2016-10-10T03:28:25Z (GMT). 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