Mobilização neural: elaboração de material didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Isabella Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sacramento, Paloma, Moreira, Thaís Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12590
Resumo: Introdução: O Sistema Nervoso é responsável pela recepção, processamento e condução de estímulos, embora este sistema possa ser dividido anatomicamente em sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico, eles formam uma unidade indissolúvel, tratando-se, portanto, de um trato tecidual contínuo. Os nervos periféricos são as principais estruturas que compõem o sistema nervoso periférico e além da função de condução de impulsos e substâncias químicas, eles se movimentam, adaptando-se aos movimentos articulares. Uma vez que os nervos periféricos têm a capacidade de adaptarem-se aos movimentos corporais, os encurtamento e retrações articulares, musculares ou das fáscias podem provocar disfunções do sistema nervoso e vice-versa. Tal alteração é conhecida como tensão neural adversa e caracteriza-se por alteração de movimento ou elasticidade do sistema nervoso periférico. A tensão neural adversa pode surgir em diversas patologias que envolvem anormalidades do movimento do nervo, restringindo a mobilidade dessa estrutura e afetando o fluxo sanguíneo local. Neste contexto, surgiu a mobilização neural como uma técnica utilizada a fim de restaurar o movimento e a elasticidade do sistema nervoso resgatando a habilidade de desenvolver funções normais. Objetivo: Elaborar material didático teórico-prático (vídeo-aula) sobre a técnica de mobilização neural. Metodologia: Foi realizada uma revisão narrativa da literatura e a elaboração de material didático teórico – prático (vídeo-aula) sobre a técnica de mobilização neural. Para elaboração do material teórico utilizou-se de livros e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Já para a parte prática foi realizada a gravação de uma vídeo-aula expositiva sobre o tema. As gravações foram realizadas na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília, no mês de novembro de 2018. Resultados: A revisão da literatura possibilitou a elaboração de material didático que poderá ser utilizado como instrumento de ensino – aprendizagem em sala de aula. Também poderá ajudar a ampliar o conhecimento acerca da mobilização neural por meio de sua divulgação em mídias sociais. Conclusão: A mobilização neural tem como princípio o fato de uma alteração na mecânica ou fisiologia do sistema nervoso poder gerar outras disfunções próprias deste sistema ou em estruturas musculoesqueléticas que recebam sua inervação. Dessa forma, a mobilização neural será indicada para quaisquer condições que apresentem comprometimento mecânico ou fisiológico do sistema nervoso. A metodologia de elaboração de material didático ajuda a ampliar os conhecimentos, habilidades e capacidades dos alunos de graduação, uma vez que possibilita o aprofundamento do estudo em determinada área, e favorece a aprendizagem ao incentivar o aluno a se dedicar na explicação do tema.
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spelling Ribeiro , Mara ClaudiaMeira, Isabella CostaSacramento, PalomaMoreira, Thaís Sousa2019-11-20T11:26:39Z2019-11-082019-11-20T11:26:39Z2018MEIRA, Isabella Costa; SACRAMENTO, Paloma; MOREIRA, Thaís Sousa. Mobilização neural: elaboração de material didático. 2018. 51 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12590Introdução: O Sistema Nervoso é responsável pela recepção, processamento e condução de estímulos, embora este sistema possa ser dividido anatomicamente em sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico, eles formam uma unidade indissolúvel, tratando-se, portanto, de um trato tecidual contínuo. Os nervos periféricos são as principais estruturas que compõem o sistema nervoso periférico e além da função de condução de impulsos e substâncias químicas, eles se movimentam, adaptando-se aos movimentos articulares. 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Metodologia: Foi realizada uma revisão narrativa da literatura e a elaboração de material didático teórico – prático (vídeo-aula) sobre a técnica de mobilização neural. Para elaboração do material teórico utilizou-se de livros e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Já para a parte prática foi realizada a gravação de uma vídeo-aula expositiva sobre o tema. As gravações foram realizadas na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília, no mês de novembro de 2018. Resultados: A revisão da literatura possibilitou a elaboração de material didático que poderá ser utilizado como instrumento de ensino – aprendizagem em sala de aula. Também poderá ajudar a ampliar o conhecimento acerca da mobilização neural por meio de sua divulgação em mídias sociais. Conclusão: A mobilização neural tem como princípio o fato de uma alteração na mecânica ou fisiologia do sistema nervoso poder gerar outras disfunções próprias deste sistema ou em estruturas musculoesqueléticas que recebam sua inervação. Dessa forma, a mobilização neural será indicada para quaisquer condições que apresentem comprometimento mecânico ou fisiológico do sistema nervoso. A metodologia de elaboração de material didático ajuda a ampliar os conhecimentos, habilidades e capacidades dos alunos de graduação, uma vez que possibilita o aprofundamento do estudo em determinada área, e favorece a aprendizagem ao incentivar o aluno a se dedicar na explicação do tema.Introduction: The Nervous System is responsible for the reception, processing and conduction of stimuli, although this system can be divided anatomically into the central nervous system and the peripheral nervous system, they form an indissoluble unit, thus being a continuous tissue treatment. The peripheral nerves are the main structures that make up the peripheral nervous system and besides the function of conduction of impulses and chemical substances, they move, adapting to the joint movements. Since peripheral nerves have the ability to adapt to body movements, shortening and retractions of the joint, muscle, or fascia can cause dysfunction of the nervous system and vice versa. Such an alteration is known as an adverse neural tension and is characterized by altered movement or elasticity of the peripheral nervous system. Adverse neural tension can arise in several pathologies involving abnormalities of nerve movement, restricting the mobility of this structure and affecting local blood flow. In this context, neural mobilization emerged as a technique used to restore the movement and elasticity of the nervous system, rescuing the ability to perform normal functions. Objective: To elaborate theoretical-practical didactic material (video-lesson) on the technique of neural mobilization. Methodology: A narrative review of the literature and the elaboration of theoretical - practical didactic material (video - lesson) on the neural mobilization technique was carried out. For the elaboration of the theoretical material it was used of books and scientific articles published in national and international periodicals. For the practical part, the recording of an expository videolesson on the subject was performed. The recordings were carried out at the Clinical School of Physiotherapy of the Catholic University of Brasília, in November, 2018. Results: The literature review allowed the elaboration of didactic material that could be used as a teaching - learning instrument in the classroom. It can also help expand awareness about neural mobilization through social media outreach. Conclusion: The neural mobilization has as principle the fact that a change in the mechanics or physiology of the nervous system can generate other dysfunctions proper to this system or in musculoskeletal structures that receive its innervation. Thus, neural mobilization will be indicated for any conditions that present mechanical or physiological impairment of the nervous system. The methodology of elaboration of didactic material helps to increase the knowledge, abilities and capacities of the undergraduate students, since it allows the deepening of the study in a certain area, and it favors the learning by encouraging the student to dedicate itself in the explanation of the subjectSubmitted by Maria José Martins (mmartins@ucb.br) on 2019-11-08T16:17:47Z No. of bitstreams: 1 IsabellaCostaMeiraTCCGraduacao2018.pdf: 937870 bytes, checksum: 3218cabd9adbe4f0d8c80ae1bdb35be8 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-11-20T11:26:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IsabellaCostaMeiraTCCGraduacao2018.pdf: 937870 bytes, checksum: 3218cabd9adbe4f0d8c80ae1bdb35be8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-20T11:26:39Z (GMT). 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Introduction: The Nervous System is responsible for the reception, processing and conduction of stimuli, although this system can be divided anatomically into the central nervous system and the peripheral nervous system, they form an indissoluble unit, thus being a continuous tissue treatment. The peripheral nerves are the main structures that make up the peripheral nervous system and besides the function of conduction of impulses and chemical substances, they move, adapting to the joint movements. Since peripheral nerves have the ability to adapt to body movements, shortening and retractions of the joint, muscle, or fascia can cause dysfunction of the nervous system and vice versa. Such an alteration is known as an adverse neural tension and is characterized by altered movement or elasticity of the peripheral nervous system. Adverse neural tension can arise in several pathologies involving abnormalities of nerve movement, restricting the mobility of this structure and affecting local blood flow. In this context, neural mobilization emerged as a technique used to restore the movement and elasticity of the nervous system, rescuing the ability to perform normal functions. Objective: To elaborate theoretical-practical didactic material (video-lesson) on the technique of neural mobilization. Methodology: A narrative review of the literature and the elaboration of theoretical - practical didactic material (video - lesson) on the neural mobilization technique was carried out. For the elaboration of the theoretical material it was used of books and scientific articles published in national and international periodicals. For the practical part, the recording of an expository videolesson on the subject was performed. The recordings were carried out at the Clinical School of Physiotherapy of the Catholic University of Brasília, in November, 2018. Results: The literature review allowed the elaboration of didactic material that could be used as a teaching - learning instrument in the classroom. It can also help expand awareness about neural mobilization through social media outreach. Conclusion: The neural mobilization has as principle the fact that a change in the mechanics or physiology of the nervous system can generate other dysfunctions proper to this system or in musculoskeletal structures that receive its innervation. Thus, neural mobilization will be indicated for any conditions that present mechanical or physiological impairment of the nervous system. The methodology of elaboration of didactic material helps to increase the knowledge, abilities and capacities of the undergraduate students, since it allows the deepening of the study in a certain area, and it favors the learning by encouraging the student to dedicate itself in the explanation of the subject
description Introdução: O Sistema Nervoso é responsável pela recepção, processamento e condução de estímulos, embora este sistema possa ser dividido anatomicamente em sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico, eles formam uma unidade indissolúvel, tratando-se, portanto, de um trato tecidual contínuo. Os nervos periféricos são as principais estruturas que compõem o sistema nervoso periférico e além da função de condução de impulsos e substâncias químicas, eles se movimentam, adaptando-se aos movimentos articulares. Uma vez que os nervos periféricos têm a capacidade de adaptarem-se aos movimentos corporais, os encurtamento e retrações articulares, musculares ou das fáscias podem provocar disfunções do sistema nervoso e vice-versa. Tal alteração é conhecida como tensão neural adversa e caracteriza-se por alteração de movimento ou elasticidade do sistema nervoso periférico. A tensão neural adversa pode surgir em diversas patologias que envolvem anormalidades do movimento do nervo, restringindo a mobilidade dessa estrutura e afetando o fluxo sanguíneo local. Neste contexto, surgiu a mobilização neural como uma técnica utilizada a fim de restaurar o movimento e a elasticidade do sistema nervoso resgatando a habilidade de desenvolver funções normais. Objetivo: Elaborar material didático teórico-prático (vídeo-aula) sobre a técnica de mobilização neural. Metodologia: Foi realizada uma revisão narrativa da literatura e a elaboração de material didático teórico – prático (vídeo-aula) sobre a técnica de mobilização neural. Para elaboração do material teórico utilizou-se de livros e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Já para a parte prática foi realizada a gravação de uma vídeo-aula expositiva sobre o tema. As gravações foram realizadas na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília, no mês de novembro de 2018. Resultados: A revisão da literatura possibilitou a elaboração de material didático que poderá ser utilizado como instrumento de ensino – aprendizagem em sala de aula. Também poderá ajudar a ampliar o conhecimento acerca da mobilização neural por meio de sua divulgação em mídias sociais. Conclusão: A mobilização neural tem como princípio o fato de uma alteração na mecânica ou fisiologia do sistema nervoso poder gerar outras disfunções próprias deste sistema ou em estruturas musculoesqueléticas que recebam sua inervação. Dessa forma, a mobilização neural será indicada para quaisquer condições que apresentem comprometimento mecânico ou fisiológico do sistema nervoso. A metodologia de elaboração de material didático ajuda a ampliar os conhecimentos, habilidades e capacidades dos alunos de graduação, uma vez que possibilita o aprofundamento do estudo em determinada área, e favorece a aprendizagem ao incentivar o aluno a se dedicar na explicação do tema.
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