Concepção de acadêmicos da área da saúde sobre a segurança do paciente: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Breno Andrade
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leite, Diego Icaro da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11848
Resumo: Introdução: O tema segurança do paciente a cada dia vem tomando grandes proporções mundialmente, sendo palco de debates em diversas instituições que visam a melhoria da ciência do cuidado com o paciente. O Guia Curricular Multiprofissional desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) objetiva ser um norte para as instituições acadêmicas para o desenvolvimento na formação de profissionais da área da saúde. Em 2013 no Brasil, foi instituído o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) pelo Ministério da Saúde (MS) que tem como um de seus objetivos a inclusão da temática no ensino técnico profissionalizante, graduação e pós-graduação da área da saúde. Sendo assim, as instituições acadêmicas devem desenvolver junto aos seus professores e alunos práticas educacionais/profissionais visando a segurança do paciente de maneira concisa e estruturada. Objetivo: Analisar a concepção dos acadêmicos da área de saúde sobre a segurança do paciente, revisando a literatura produzida, através de dados científicos. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura, onde foram pesquisados artigos publicados nos últimos sete anos com os descritores: Acadêmicos de Enfermagem; Segurança do Paciente; O Erro Humano, ligados ao descritor Estudantes de Ciências da Saúde nas bases de dados da BVS: LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências de Saúde), SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online). Resultado: Foram encontrados 7 (sete) artigos que atenderam aos critérios da revisão. Ao término do estudo foi possível identificar que há um baixo número de publicações com a temática sendo os acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina os que mais tem conhecimento sobre o assunto e que existe uma certa dificuldade entre o ensino e a compreensão dos acadêmicos da área de saúde sobre a segurança do paciente. Conclusão: A intenção é que esse estudo contribua para o ensino e pesquisa, visando uma atualização da promoção do conhecimento durante a formação acadêmica.
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Em 2013 no Brasil, foi instituído o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) pelo Ministério da Saúde (MS) que tem como um de seus objetivos a inclusão da temática no ensino técnico profissionalizante, graduação e pós-graduação da área da saúde. Sendo assim, as instituições acadêmicas devem desenvolver junto aos seus professores e alunos práticas educacionais/profissionais visando a segurança do paciente de maneira concisa e estruturada. Objetivo: Analisar a concepção dos acadêmicos da área de saúde sobre a segurança do paciente, revisando a literatura produzida, através de dados científicos. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura, onde foram pesquisados artigos publicados nos últimos sete anos com os descritores: Acadêmicos de Enfermagem; Segurança do Paciente; O Erro Humano, ligados ao descritor Estudantes de Ciências da Saúde nas bases de dados da BVS: LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências de Saúde), SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online). Resultado: Foram encontrados 7 (sete) artigos que atenderam aos critérios da revisão. Ao término do estudo foi possível identificar que há um baixo número de publicações com a temática sendo os acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina os que mais tem conhecimento sobre o assunto e que existe uma certa dificuldade entre o ensino e a compreensão dos acadêmicos da área de saúde sobre a segurança do paciente. Conclusão: A intenção é que esse estudo contribua para o ensino e pesquisa, visando uma atualização da promoção do conhecimento durante a formação acadêmica.Introduction: The topic of patient safety has been taking on a worldwide dimension, and has been the scene of debates in several institutions that aim to improve the science of patient care. The Multiprofessional Curriculum Guide developed by the World Health Organization (WHO) aims to be a north for academic institutions for development in the training of health professionals. In 2013 in Brazil, the National Program of Patient Safety (PNSP) was established by the Ministry of Health (MS), which has as one of its objectives the inclusion of the subject in vocational, undergraduate and postgraduate health education. Therefore, academic institutions should develop with their teachers and students educational / professional practices aimed at patient safety in a concise and structured manner. Objective: To analyze the conception of health academics about patient safety, reviewing the literature produced, through scientific data. Methodology: This is an Integrative Review of Literature, where articles were published in the last seven years with the descriptors: Nursing Academics; Patient safety; The Human Error linked to the descriptor Students of Health Sciences in the databases of the VHL: LILACS (Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences), SciELO (Scientific Electronic Library Online) and MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online). Result: 7 articles were found that met the review criteria. At the end of the study it was possible to identify that there is a low number of publications with the subject being the academics of Nursing and Medicine courses the most knowledgeable about the subject and that there is a certain difficulty between the teaching and the understanding of the academics of the area the safety of the patient. Conclusion: The intention is that this study contributes to teaching and research, aiming at an update of the promotion of knowledge during academic training.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-02-06T17:13:29Z No. of bitstreams: 1 BrenoAndradeBorgesTCCGraduacao2018.pdf: 1412619 bytes, checksum: 622483843a2ff30450d3bf0c7f14ded7 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-02-27T16:43:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BrenoAndradeBorgesTCCGraduacao2018.pdf: 1412619 bytes, checksum: 622483843a2ff30450d3bf0c7f14ded7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-27T16:43:57Z (GMT). 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Introduction: The topic of patient safety has been taking on a worldwide dimension, and has been the scene of debates in several institutions that aim to improve the science of patient care. The Multiprofessional Curriculum Guide developed by the World Health Organization (WHO) aims to be a north for academic institutions for development in the training of health professionals. In 2013 in Brazil, the National Program of Patient Safety (PNSP) was established by the Ministry of Health (MS), which has as one of its objectives the inclusion of the subject in vocational, undergraduate and postgraduate health education. Therefore, academic institutions should develop with their teachers and students educational / professional practices aimed at patient safety in a concise and structured manner. Objective: To analyze the conception of health academics about patient safety, reviewing the literature produced, through scientific data. Methodology: This is an Integrative Review of Literature, where articles were published in the last seven years with the descriptors: Nursing Academics; Patient safety; The Human Error linked to the descriptor Students of Health Sciences in the databases of the VHL: LILACS (Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences), SciELO (Scientific Electronic Library Online) and MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online). Result: 7 articles were found that met the review criteria. At the end of the study it was possible to identify that there is a low number of publications with the subject being the academics of Nursing and Medicine courses the most knowledgeable about the subject and that there is a certain difficulty between the teaching and the understanding of the academics of the area the safety of the patient. Conclusion: The intention is that this study contributes to teaching and research, aiming at an update of the promotion of knowledge during academic training.
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