A conversão do meio cinematográfico para a era do streaming: case do filme Roma no Oscar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12580 |
Resumo: | O presente artigo avalia o atual cenário da produção audiovisual que está em crescimento para além dos modos tradicionais do cinema e da televisão. Estuda, também, como as produções originais das plataformas de streaming têm se tornado um diferencial para essas empresas, forçando as emissoras de televisão e estúdios de cinema a se reinventarem. Foi feito um estudo de caso do filme Roma, filme produzido e distribuído pela Netflix, que foi premiado no Oscar de 2019, e se tornou a primeira produção original de uma plataforma de streaming a concorrer na categoria de Melhor filme da premiação. Também, se propõe a demonstrar uma mudança de paradigma no setor, iniciando uma conversa sobre uma nova forma de consumo de conteúdo, definida pelas possibilidades geradas pelas inovações tecnológicas e pela voracidade de seu público. |
id |
UCB-2_a6887110f08eacfef7035e5098e548b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/12580 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Braga, Yanic DienerMoura, Gabriel Carvalho de Oliveira2019-11-07T11:45:04Z2019-11-062019-11-07T11:45:04Z2019MOURA, Gabriel Carvalho de Oliveira. A conversão do meio cinematográfico para a era do streaming: case do filme Roma no Oscar. 2019. 22 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12580O presente artigo avalia o atual cenário da produção audiovisual que está em crescimento para além dos modos tradicionais do cinema e da televisão. Estuda, também, como as produções originais das plataformas de streaming têm se tornado um diferencial para essas empresas, forçando as emissoras de televisão e estúdios de cinema a se reinventarem. Foi feito um estudo de caso do filme Roma, filme produzido e distribuído pela Netflix, que foi premiado no Oscar de 2019, e se tornou a primeira produção original de uma plataforma de streaming a concorrer na categoria de Melhor filme da premiação. Também, se propõe a demonstrar uma mudança de paradigma no setor, iniciando uma conversa sobre uma nova forma de consumo de conteúdo, definida pelas possibilidades geradas pelas inovações tecnológicas e pela voracidade de seu público.The present article evaluates the new scenario of audiovisual production wich is in exponential growth beyond the traditional modes, involving movies, television and internet. It also studies how the original productions of streaming platforms have become a differential for these companies, forcing television and movie studios to reinvent themselves. For this, a recent case of Roma movie, produced and distributed by Netflix, in the edition of the Oscar’s, which became the first original production of a streaming platform to compete in the category of Best Picture. Also, it is predisposed to demonstrate a paradigm shift in the industry, initiating a conversation about a new form of content consumption, defined by the possibilities generated by the technological innovations and the voracity of its public.Submitted by Maria José Martins (mmartins@ucb.br) on 2019-11-06T15:30:31Z No. of bitstreams: 1 GabrielCarvalhodeOliveiraMouraTCCGraduacao2019.pdf: 741606 bytes, checksum: bba884b0c762c6f253d92c530cad668e (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-11-07T11:45:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GabrielCarvalhodeOliveiraMouraTCCGraduacao2019.pdf: 741606 bytes, checksum: bba884b0c762c6f253d92c530cad668e (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-07T11:45:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GabrielCarvalhodeOliveiraMouraTCCGraduacao2019.pdf: 741606 bytes, checksum: bba884b0c762c6f253d92c530cad668e (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDANetflixProduções originaisPlataformas de streamingOscarA conversão do meio cinematográfico para a era do streaming: case do filme Roma no Oscarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTGabrielCarvalhodeOliveiraMouraTCCGraduacao2019.pdf.txtGabrielCarvalhodeOliveiraMouraTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain46103https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12580/3/GabrielCarvalhodeOliveiraMouraTCCGraduacao2019.pdf.txte4d8d056084e374dc9a5af4223175a4dMD53ORIGINALGabrielCarvalhodeOliveiraMouraTCCGraduacao2019.pdfGabrielCarvalhodeOliveiraMouraTCCGraduacao2019.pdfArtigoapplication/pdf741606https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12580/1/GabrielCarvalhodeOliveiraMouraTCCGraduacao2019.pdfbba884b0c762c6f253d92c530cad668eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12580/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/125802020-06-09 03:47:09.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A conversão do meio cinematográfico para a era do streaming: case do filme Roma no Oscar |
title |
A conversão do meio cinematográfico para a era do streaming: case do filme Roma no Oscar |
spellingShingle |
A conversão do meio cinematográfico para a era do streaming: case do filme Roma no Oscar Moura, Gabriel Carvalho de Oliveira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Netflix Produções originais Plataformas de streaming Oscar |
title_short |
A conversão do meio cinematográfico para a era do streaming: case do filme Roma no Oscar |
title_full |
A conversão do meio cinematográfico para a era do streaming: case do filme Roma no Oscar |
title_fullStr |
A conversão do meio cinematográfico para a era do streaming: case do filme Roma no Oscar |
title_full_unstemmed |
A conversão do meio cinematográfico para a era do streaming: case do filme Roma no Oscar |
title_sort |
A conversão do meio cinematográfico para a era do streaming: case do filme Roma no Oscar |
author |
Moura, Gabriel Carvalho de Oliveira |
author_facet |
Moura, Gabriel Carvalho de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Braga, Yanic Diener |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Gabriel Carvalho de Oliveira |
contributor_str_mv |
Braga, Yanic Diener |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Netflix Produções originais Plataformas de streaming Oscar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Netflix Produções originais Plataformas de streaming Oscar |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente artigo avalia o atual cenário da produção audiovisual que está em crescimento para além dos modos tradicionais do cinema e da televisão. Estuda, também, como as produções originais das plataformas de streaming têm se tornado um diferencial para essas empresas, forçando as emissoras de televisão e estúdios de cinema a se reinventarem. Foi feito um estudo de caso do filme Roma, filme produzido e distribuído pela Netflix, que foi premiado no Oscar de 2019, e se tornou a primeira produção original de uma plataforma de streaming a concorrer na categoria de Melhor filme da premiação. Também, se propõe a demonstrar uma mudança de paradigma no setor, iniciando uma conversa sobre uma nova forma de consumo de conteúdo, definida pelas possibilidades geradas pelas inovações tecnológicas e pela voracidade de seu público. The present article evaluates the new scenario of audiovisual production wich is in exponential growth beyond the traditional modes, involving movies, television and internet. It also studies how the original productions of streaming platforms have become a differential for these companies, forcing television and movie studios to reinvent themselves. For this, a recent case of Roma movie, produced and distributed by Netflix, in the edition of the Oscar’s, which became the first original production of a streaming platform to compete in the category of Best Picture. Also, it is predisposed to demonstrate a paradigm shift in the industry, initiating a conversation about a new form of content consumption, defined by the possibilities generated by the technological innovations and the voracity of its public. |
description |
O presente artigo avalia o atual cenário da produção audiovisual que está em crescimento para além dos modos tradicionais do cinema e da televisão. Estuda, também, como as produções originais das plataformas de streaming têm se tornado um diferencial para essas empresas, forçando as emissoras de televisão e estúdios de cinema a se reinventarem. Foi feito um estudo de caso do filme Roma, filme produzido e distribuído pela Netflix, que foi premiado no Oscar de 2019, e se tornou a primeira produção original de uma plataforma de streaming a concorrer na categoria de Melhor filme da premiação. Também, se propõe a demonstrar uma mudança de paradigma no setor, iniciando uma conversa sobre uma nova forma de consumo de conteúdo, definida pelas possibilidades geradas pelas inovações tecnológicas e pela voracidade de seu público. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-07T11:45:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-06 2019-11-07T11:45:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOURA, Gabriel Carvalho de Oliveira. A conversão do meio cinematográfico para a era do streaming: case do filme Roma no Oscar. 2019. 22 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12580 |
identifier_str_mv |
MOURA, Gabriel Carvalho de Oliveira. A conversão do meio cinematográfico para a era do streaming: case do filme Roma no Oscar. 2019. 22 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12580/3/GabrielCarvalhodeOliveiraMouraTCCGraduacao2019.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12580/1/GabrielCarvalhodeOliveiraMouraTCCGraduacao2019.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12580/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e4d8d056084e374dc9a5af4223175a4d bba884b0c762c6f253d92c530cad668e 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829917619683328 |