Análise da viabilidade técnica do uso de materiais alternativos em camadas de base de pavimentos flexíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Claudio Rones Rocha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8197
Resumo: Anualmente, são produzidos inúmeros produtos que são rapidamente incorporados à cadeia consumo. Entretanto, não é com a mesma rapidez que são absorvidos pelo meio ambiente ao final de sua vida útil. Portanto, tem-se que a melhor solução é a reutilização desses materiais. Os resíduos de pneus inservíveis e os resíduos de construção e demolição (RCD) são exemplos de materiais que podem e devem ser reutilizados. Essa pesquisa destina-se a avaliar a viabilidade técnica de empregar esses resíduos em camadas de base de pavimentos flexíveis. Essa avaliação consiste na análise laboratorial dos comportamentos de uma camada de base sem adição de materiais alternativos e outra com adição, onde o percentual de cada material foi determinado seguindo preceitos normativos do DNIT. Para chegar aos objetivos propostos foram realizados ensaios laboratoriais, tais como: Compactação, Índice de Suporte Califórnia – CBR, Cisalhamento Direto, Limite de Liquidez, Limite de Plasticidade, Massa Específica dos Grãos e Análise Granulométrica. As amostras com adição dos materiais alternativos ao compará-las com as amostras sem adição apresentaram alterações no comportamento mecânico. A amostra com adição de borracha apresentou resultados inferiores aos obtidos para a amostra com adição de RCD, sendo que a amostra com adição de resíduos de construção e demolição apresentou resultados promissores.
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Essa avaliação consiste na análise laboratorial dos comportamentos de uma camada de base sem adição de materiais alternativos e outra com adição, onde o percentual de cada material foi determinado seguindo preceitos normativos do DNIT. Para chegar aos objetivos propostos foram realizados ensaios laboratoriais, tais como: Compactação, Índice de Suporte Califórnia – CBR, Cisalhamento Direto, Limite de Liquidez, Limite de Plasticidade, Massa Específica dos Grãos e Análise Granulométrica. As amostras com adição dos materiais alternativos ao compará-las com as amostras sem adição apresentaram alterações no comportamento mecânico. A amostra com adição de borracha apresentou resultados inferiores aos obtidos para a amostra com adição de RCD, sendo que a amostra com adição de resíduos de construção e demolição apresentou resultados promissores.Annually, countless products are produced and quickly incorporated to the consumption chain. However, it isn’t the same speed that they are absorbed by the local environment in the end of its operating life. Therefore, it’s clear that the best solution is the recycling of these materials. The waste tires are irreversible and the construction and demolition wastes (CDW) are examples of materials that can and must be recycled. This research aims to evaluate the technical viability to apply those residues into base layers of flexible pavement. This evaluation consists in a laboratorial analysis of one base layer behavior without the alternative material addition and another with them. The percentage of each material was determined following the DNIT normative precepts. To achieve the proposed objective laboratory tests were made, such as: Compaction, California Bearing Ratio (CBR), Direct Shear Test, Liquid and Plastic Limits, Spessific Gravity of Soil Solids, Grain Size Analysis. The samples with the alternative material addition showed alterations in the mechanic behavior. The sample with the addition of rubber showed lower results than those achieved with the one added with CDW, while the one with construction and demolition waste presented promising results.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-05-11T18:22:57Z No. of bitstreams: 1 ClaudioRonesRochaAlvesTCCGRADUACAO2016.pdf: 811233 bytes, checksum: eaa9da09742532536b96c1bec04364d0 (MD5)Approved for entry into archive by Repositório Institucional Universidade Católica de Brasília (sdi@ucb.br) on 2017-05-12T12:07:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ClaudioRonesRochaAlvesTCCGRADUACAO2016.pdf: 811233 bytes, checksum: eaa9da09742532536b96c1bec04364d0 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-12T12:07:37Z (GMT). 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Annually, countless products are produced and quickly incorporated to the consumption chain. However, it isn’t the same speed that they are absorbed by the local environment in the end of its operating life. Therefore, it’s clear that the best solution is the recycling of these materials. The waste tires are irreversible and the construction and demolition wastes (CDW) are examples of materials that can and must be recycled. This research aims to evaluate the technical viability to apply those residues into base layers of flexible pavement. This evaluation consists in a laboratorial analysis of one base layer behavior without the alternative material addition and another with them. The percentage of each material was determined following the DNIT normative precepts. To achieve the proposed objective laboratory tests were made, such as: Compaction, California Bearing Ratio (CBR), Direct Shear Test, Liquid and Plastic Limits, Spessific Gravity of Soil Solids, Grain Size Analysis. The samples with the alternative material addition showed alterations in the mechanic behavior. The sample with the addition of rubber showed lower results than those achieved with the one added with CDW, while the one with construction and demolition waste presented promising results.
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