Design de embalagem da persuasão ao envolvimento, do consumismo ao consumo consciente: uma análise a partir da empresa YVY, num processo de (des)envolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saheki, Fernanda Tiemi Menezes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Talia Lucchezi Ramalho da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12830
Resumo: Há séculos a embalagem vem sendo cada vez mais inovadora e nos seduzindo com design atrativos e que nos motivam a comprar muitas vezes apenas pela aparência, mas pouco pensamos sobre o impacto que aquele produto e sua embalagem causam ao meio-ambiente. Trazer essa reflexão não é fácil, pois, mudar hábitos estão enraizados é um grande desafio para nós, adquirir consciência é preciso. Nos tempos atuais é nosso dever como cidadãos pensar em alternativas diversas para nossos hábitos de consumo, sejam eles quais forem, alimentícios, materiais e afins. A partir desses fatores, decorremos nossas reflexões trazendo e dando visibilidade a algumas marcas que trabalham com a questão da sustentabilidade, e trazem alternativas, com o conceito de menos lixo e desperdício, mostrando a importância que tem essas marcas para um crescimento, força e influência mais forte, para que outras marcas pensem e possam mudar seu modo de produção e pronunciamento sobre essa pauta da sustentabilidade. Analisamos a marca brasileira Yvy mais a fundo e trouxemos exemplos de outras marcas para ilustrar nosso pensamento, marcas que prezam não apenas o estético e a funcionalidade de seu produto para o consumidor, e sim que agregam isso tudo e mais um pouco, marcas que analisam o meio ambiente e o prejuízo de suas embalagens causam, e com isso trazem uma proposta nova, inovando no segmento e trazendo produtos sustentáveis ao mercado.
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Nos tempos atuais é nosso dever como cidadãos pensar em alternativas diversas para nossos hábitos de consumo, sejam eles quais forem, alimentícios, materiais e afins. A partir desses fatores, decorremos nossas reflexões trazendo e dando visibilidade a algumas marcas que trabalham com a questão da sustentabilidade, e trazem alternativas, com o conceito de menos lixo e desperdício, mostrando a importância que tem essas marcas para um crescimento, força e influência mais forte, para que outras marcas pensem e possam mudar seu modo de produção e pronunciamento sobre essa pauta da sustentabilidade. Analisamos a marca brasileira Yvy mais a fundo e trouxemos exemplos de outras marcas para ilustrar nosso pensamento, marcas que prezam não apenas o estético e a funcionalidade de seu produto para o consumidor, e sim que agregam isso tudo e mais um pouco, marcas que analisam o meio ambiente e o prejuízo de suas embalagens causam, e com isso trazem uma proposta nova, inovando no segmento e trazendo produtos sustentáveis ao mercado.For centuries, packaging has been increasingly innovative and seduced by attractive designers and motivates us to buy often only in packaging, but little thought about the impact on that product and its packaging causes cause in the environment, showing this Reflection is not easy, because changing habits that are attracted is a big challenge for us, acquiring awareness is necessary. Nowadays it is our duty as citizens to think of different alternatives to our consumption habits, whatever they may be, food, materials and the like. Based on these factors, we reflect our bringing and giving visibility to some brands that work with the issue of sustainability, and bring sustainable alternatives, with the concept of less waste and waste, showing the importance that these brands have for growth, strength and stronger influence, so that other brands think and can change their way of production and pronouncement on this sustainability agenda. We take a closer look at the Brazilian brand Yvy and bring examples from other brands to illustrate our thinking, brands that value not only the aesthetics and functionality of their product for the consumer, but that add all that and more, brands that analyze The environment and the damage of its packaging cause, and with it bring a new proposal, innovating in the segment and bringing sustainable products to the market.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-02-28T20:54:48Z No. of bitstreams: 1 FernandaTiemiMenezesSahekiTaliaLuccheziRamalhodaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 1559165 bytes, checksum: 2b449acbdbedde46ed40ef6aff371245 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-02T21:08:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FernandaTiemiMenezesSahekiTaliaLuccheziRamalhodaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 1559165 bytes, checksum: 2b449acbdbedde46ed40ef6aff371245 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-02T21:08:57Z (GMT). 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For centuries, packaging has been increasingly innovative and seduced by attractive designers and motivates us to buy often only in packaging, but little thought about the impact on that product and its packaging causes cause in the environment, showing this Reflection is not easy, because changing habits that are attracted is a big challenge for us, acquiring awareness is necessary. Nowadays it is our duty as citizens to think of different alternatives to our consumption habits, whatever they may be, food, materials and the like. Based on these factors, we reflect our bringing and giving visibility to some brands that work with the issue of sustainability, and bring sustainable alternatives, with the concept of less waste and waste, showing the importance that these brands have for growth, strength and stronger influence, so that other brands think and can change their way of production and pronouncement on this sustainability agenda. We take a closer look at the Brazilian brand Yvy and bring examples from other brands to illustrate our thinking, brands that value not only the aesthetics and functionality of their product for the consumer, but that add all that and more, brands that analyze The environment and the damage of its packaging cause, and with it bring a new proposal, innovating in the segment and bringing sustainable products to the market.
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