Design de embalagem da persuasão ao envolvimento, do consumismo ao consumo consciente: uma análise a partir da empresa YVY, num processo de (des)envolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12830 |
Resumo: | Há séculos a embalagem vem sendo cada vez mais inovadora e nos seduzindo com design atrativos e que nos motivam a comprar muitas vezes apenas pela aparência, mas pouco pensamos sobre o impacto que aquele produto e sua embalagem causam ao meio-ambiente. Trazer essa reflexão não é fácil, pois, mudar hábitos estão enraizados é um grande desafio para nós, adquirir consciência é preciso. Nos tempos atuais é nosso dever como cidadãos pensar em alternativas diversas para nossos hábitos de consumo, sejam eles quais forem, alimentícios, materiais e afins. A partir desses fatores, decorremos nossas reflexões trazendo e dando visibilidade a algumas marcas que trabalham com a questão da sustentabilidade, e trazem alternativas, com o conceito de menos lixo e desperdício, mostrando a importância que tem essas marcas para um crescimento, força e influência mais forte, para que outras marcas pensem e possam mudar seu modo de produção e pronunciamento sobre essa pauta da sustentabilidade. Analisamos a marca brasileira Yvy mais a fundo e trouxemos exemplos de outras marcas para ilustrar nosso pensamento, marcas que prezam não apenas o estético e a funcionalidade de seu produto para o consumidor, e sim que agregam isso tudo e mais um pouco, marcas que analisam o meio ambiente e o prejuízo de suas embalagens causam, e com isso trazem uma proposta nova, inovando no segmento e trazendo produtos sustentáveis ao mercado. |
id |
UCB-2_c4bc95f4c32ba9c67b137455aea113a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/12830 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Cunha, Raquel Cantarelli Vieira daSaheki, Fernanda Tiemi MenezesSilva, Talia Lucchezi Ramalho da2020-03-02T21:08:57Z2020-02-282020-03-02T21:08:57Z2019SAHEKI, Fernanda Tiemi Menezes; SILVA, Talia Lucchezi Ramalho da. Design de embalagem da persuasão ao envolvimento, do consumismo ao consumo consciente: uma análise a partir da empresa YVY, num processo de (des)envolvimento. 2019. 43 f. Artigo (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12830Há séculos a embalagem vem sendo cada vez mais inovadora e nos seduzindo com design atrativos e que nos motivam a comprar muitas vezes apenas pela aparência, mas pouco pensamos sobre o impacto que aquele produto e sua embalagem causam ao meio-ambiente. Trazer essa reflexão não é fácil, pois, mudar hábitos estão enraizados é um grande desafio para nós, adquirir consciência é preciso. Nos tempos atuais é nosso dever como cidadãos pensar em alternativas diversas para nossos hábitos de consumo, sejam eles quais forem, alimentícios, materiais e afins. A partir desses fatores, decorremos nossas reflexões trazendo e dando visibilidade a algumas marcas que trabalham com a questão da sustentabilidade, e trazem alternativas, com o conceito de menos lixo e desperdício, mostrando a importância que tem essas marcas para um crescimento, força e influência mais forte, para que outras marcas pensem e possam mudar seu modo de produção e pronunciamento sobre essa pauta da sustentabilidade. Analisamos a marca brasileira Yvy mais a fundo e trouxemos exemplos de outras marcas para ilustrar nosso pensamento, marcas que prezam não apenas o estético e a funcionalidade de seu produto para o consumidor, e sim que agregam isso tudo e mais um pouco, marcas que analisam o meio ambiente e o prejuízo de suas embalagens causam, e com isso trazem uma proposta nova, inovando no segmento e trazendo produtos sustentáveis ao mercado.For centuries, packaging has been increasingly innovative and seduced by attractive designers and motivates us to buy often only in packaging, but little thought about the impact on that product and its packaging causes cause in the environment, showing this Reflection is not easy, because changing habits that are attracted is a big challenge for us, acquiring awareness is necessary. Nowadays it is our duty as citizens to think of different alternatives to our consumption habits, whatever they may be, food, materials and the like. Based on these factors, we reflect our bringing and giving visibility to some brands that work with the issue of sustainability, and bring sustainable alternatives, with the concept of less waste and waste, showing the importance that these brands have for growth, strength and stronger influence, so that other brands think and can change their way of production and pronouncement on this sustainability agenda. We take a closer look at the Brazilian brand Yvy and bring examples from other brands to illustrate our thinking, brands that value not only the aesthetics and functionality of their product for the consumer, but that add all that and more, brands that analyze The environment and the damage of its packaging cause, and with it bring a new proposal, innovating in the segment and bringing sustainable products to the market.Submitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-02-28T20:54:48Z No. of bitstreams: 1 FernandaTiemiMenezesSahekiTaliaLuccheziRamalhodaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 1559165 bytes, checksum: 2b449acbdbedde46ed40ef6aff371245 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-02T21:08:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FernandaTiemiMenezesSahekiTaliaLuccheziRamalhodaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 1559165 bytes, checksum: 2b449acbdbedde46ed40ef6aff371245 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-02T21:08:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FernandaTiemiMenezesSahekiTaliaLuccheziRamalhodaSilvaTCCGraduacao2019.pdf: 1559165 bytes, checksum: 2b449acbdbedde46ed40ef6aff371245 (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEmbalagemSustentabilidadeMeio ambientePersuasãoDesign de embalagem da persuasão ao envolvimento, do consumismo ao consumo consciente: uma análise a partir da empresa YVY, num processo de (des)envolvimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTFernandaTiemiMenezesSahekiTaliaLuccheziRamalhodaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txtFernandaTiemiMenezesSahekiTaliaLuccheziRamalhodaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txtExtracted texttext/plain72387https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12830/3/FernandaTiemiMenezesSahekiTaliaLuccheziRamalhodaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txt6533373cab9c3e63889d992b1072370dMD53ORIGINALFernandaTiemiMenezesSahekiTaliaLuccheziRamalhodaSilvaTCCGraduacao2019.pdfFernandaTiemiMenezesSahekiTaliaLuccheziRamalhodaSilvaTCCGraduacao2019.pdfArtigoapplication/pdf1559165https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12830/1/FernandaTiemiMenezesSahekiTaliaLuccheziRamalhodaSilvaTCCGraduacao2019.pdf2b449acbdbedde46ed40ef6aff371245MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81869https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12830/2/license.txt4d5160124c10e76e035be9c2700508e4MD52123456789/128302020-06-09 03:52:00.279TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhbnRlIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design de embalagem da persuasão ao envolvimento, do consumismo ao consumo consciente: uma análise a partir da empresa YVY, num processo de (des)envolvimento |
title |
Design de embalagem da persuasão ao envolvimento, do consumismo ao consumo consciente: uma análise a partir da empresa YVY, num processo de (des)envolvimento |
spellingShingle |
Design de embalagem da persuasão ao envolvimento, do consumismo ao consumo consciente: uma análise a partir da empresa YVY, num processo de (des)envolvimento Saheki, Fernanda Tiemi Menezes CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Embalagem Sustentabilidade Meio ambiente Persuasão |
title_short |
Design de embalagem da persuasão ao envolvimento, do consumismo ao consumo consciente: uma análise a partir da empresa YVY, num processo de (des)envolvimento |
title_full |
Design de embalagem da persuasão ao envolvimento, do consumismo ao consumo consciente: uma análise a partir da empresa YVY, num processo de (des)envolvimento |
title_fullStr |
Design de embalagem da persuasão ao envolvimento, do consumismo ao consumo consciente: uma análise a partir da empresa YVY, num processo de (des)envolvimento |
title_full_unstemmed |
Design de embalagem da persuasão ao envolvimento, do consumismo ao consumo consciente: uma análise a partir da empresa YVY, num processo de (des)envolvimento |
title_sort |
Design de embalagem da persuasão ao envolvimento, do consumismo ao consumo consciente: uma análise a partir da empresa YVY, num processo de (des)envolvimento |
author |
Saheki, Fernanda Tiemi Menezes |
author_facet |
Saheki, Fernanda Tiemi Menezes Silva, Talia Lucchezi Ramalho da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Talia Lucchezi Ramalho da |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saheki, Fernanda Tiemi Menezes Silva, Talia Lucchezi Ramalho da |
contributor_str_mv |
Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Embalagem Sustentabilidade Meio ambiente Persuasão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Embalagem Sustentabilidade Meio ambiente Persuasão |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Há séculos a embalagem vem sendo cada vez mais inovadora e nos seduzindo com design atrativos e que nos motivam a comprar muitas vezes apenas pela aparência, mas pouco pensamos sobre o impacto que aquele produto e sua embalagem causam ao meio-ambiente. Trazer essa reflexão não é fácil, pois, mudar hábitos estão enraizados é um grande desafio para nós, adquirir consciência é preciso. Nos tempos atuais é nosso dever como cidadãos pensar em alternativas diversas para nossos hábitos de consumo, sejam eles quais forem, alimentícios, materiais e afins. A partir desses fatores, decorremos nossas reflexões trazendo e dando visibilidade a algumas marcas que trabalham com a questão da sustentabilidade, e trazem alternativas, com o conceito de menos lixo e desperdício, mostrando a importância que tem essas marcas para um crescimento, força e influência mais forte, para que outras marcas pensem e possam mudar seu modo de produção e pronunciamento sobre essa pauta da sustentabilidade. Analisamos a marca brasileira Yvy mais a fundo e trouxemos exemplos de outras marcas para ilustrar nosso pensamento, marcas que prezam não apenas o estético e a funcionalidade de seu produto para o consumidor, e sim que agregam isso tudo e mais um pouco, marcas que analisam o meio ambiente e o prejuízo de suas embalagens causam, e com isso trazem uma proposta nova, inovando no segmento e trazendo produtos sustentáveis ao mercado. For centuries, packaging has been increasingly innovative and seduced by attractive designers and motivates us to buy often only in packaging, but little thought about the impact on that product and its packaging causes cause in the environment, showing this Reflection is not easy, because changing habits that are attracted is a big challenge for us, acquiring awareness is necessary. Nowadays it is our duty as citizens to think of different alternatives to our consumption habits, whatever they may be, food, materials and the like. Based on these factors, we reflect our bringing and giving visibility to some brands that work with the issue of sustainability, and bring sustainable alternatives, with the concept of less waste and waste, showing the importance that these brands have for growth, strength and stronger influence, so that other brands think and can change their way of production and pronouncement on this sustainability agenda. We take a closer look at the Brazilian brand Yvy and bring examples from other brands to illustrate our thinking, brands that value not only the aesthetics and functionality of their product for the consumer, but that add all that and more, brands that analyze The environment and the damage of its packaging cause, and with it bring a new proposal, innovating in the segment and bringing sustainable products to the market. |
description |
Há séculos a embalagem vem sendo cada vez mais inovadora e nos seduzindo com design atrativos e que nos motivam a comprar muitas vezes apenas pela aparência, mas pouco pensamos sobre o impacto que aquele produto e sua embalagem causam ao meio-ambiente. Trazer essa reflexão não é fácil, pois, mudar hábitos estão enraizados é um grande desafio para nós, adquirir consciência é preciso. Nos tempos atuais é nosso dever como cidadãos pensar em alternativas diversas para nossos hábitos de consumo, sejam eles quais forem, alimentícios, materiais e afins. A partir desses fatores, decorremos nossas reflexões trazendo e dando visibilidade a algumas marcas que trabalham com a questão da sustentabilidade, e trazem alternativas, com o conceito de menos lixo e desperdício, mostrando a importância que tem essas marcas para um crescimento, força e influência mais forte, para que outras marcas pensem e possam mudar seu modo de produção e pronunciamento sobre essa pauta da sustentabilidade. Analisamos a marca brasileira Yvy mais a fundo e trouxemos exemplos de outras marcas para ilustrar nosso pensamento, marcas que prezam não apenas o estético e a funcionalidade de seu produto para o consumidor, e sim que agregam isso tudo e mais um pouco, marcas que analisam o meio ambiente e o prejuízo de suas embalagens causam, e com isso trazem uma proposta nova, inovando no segmento e trazendo produtos sustentáveis ao mercado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-02T21:08:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-28 2020-03-02T21:08:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SAHEKI, Fernanda Tiemi Menezes; SILVA, Talia Lucchezi Ramalho da. Design de embalagem da persuasão ao envolvimento, do consumismo ao consumo consciente: uma análise a partir da empresa YVY, num processo de (des)envolvimento. 2019. 43 f. Artigo (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12830 |
identifier_str_mv |
SAHEKI, Fernanda Tiemi Menezes; SILVA, Talia Lucchezi Ramalho da. Design de embalagem da persuasão ao envolvimento, do consumismo ao consumo consciente: uma análise a partir da empresa YVY, num processo de (des)envolvimento. 2019. 43 f. Artigo (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12830/3/FernandaTiemiMenezesSahekiTaliaLuccheziRamalhodaSilvaTCCGraduacao2019.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12830/1/FernandaTiemiMenezesSahekiTaliaLuccheziRamalhodaSilvaTCCGraduacao2019.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/12830/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6533373cab9c3e63889d992b1072370d 2b449acbdbedde46ed40ef6aff371245 4d5160124c10e76e035be9c2700508e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829921768898560 |