Proposta de critério para a priorização de áreas no processo de resolução de problemas ambientais na ferrovia Norte Sul - Extensão Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Leonardo Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11628
Resumo: Diante da dimensão de uma obra ferroviária e dos impactos ambientais que dela decorrem em todas as suas etapas até a sua operação, é necessário que se faça o acompanhamento para minimizar a degradação do meio ambiente. Atualmente na Ferrovia Norte Sul - Extensão Sul (FNSES) são registrados todos os problemas ambientais identificados, no Sistemas de Ocorrências Ambientais (SIOCA), a cada um é atribuído uma classificação de gravidade, tendo em vista uma visualização em campo, isto para se hierarquizar a resolução de tais problemas. As diferentes áreas podem reagir de maneiras distintas aos diversos tipos de impactos, visando isto, cruzou-se os dados de vulnerabilidade ambiental e populacional das áreas próximas ao eixo da ferrovia com os dados de geolocalização das gravidades dos problemas ambientais para a adoção de um novo critério na seleção de áreas prioritárias para resolução dos problemas ambientais em função de sua severidade, valendo-se do uso de técnicas de geoprocessamento em ambiente Sistema de Informação Geográfica (SIG). Para criar o novo critério, atribuiu-se pesos as classificações de gravidade e vulnerabilidade, e a partir de uma matriz de multiplicação resultaram novas atribuições a cada problema que varia em muito alta, alta, média, baixa e muito baixa. Realizou-se também a regressão linear múltipla, para verificar a relação entre as variáveis, constatando-se que se trata de um critério de seleção mais eficaz.
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spelling Teza, Cláusio Tavares VianaRodrigues, Leonardo Silva2018-11-06T19:43:05Z2018-10-252018-11-06T19:43:05Z2018-06-26RODRIGUES, Leonardo Silva. Proposta de critério para a priorização de áreas no processo de resolução de problemas ambientais na ferrovia Norte Sul - Extensão Sul. 2018. 24 f. Artigo (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11628Diante da dimensão de uma obra ferroviária e dos impactos ambientais que dela decorrem em todas as suas etapas até a sua operação, é necessário que se faça o acompanhamento para minimizar a degradação do meio ambiente. Atualmente na Ferrovia Norte Sul - Extensão Sul (FNSES) são registrados todos os problemas ambientais identificados, no Sistemas de Ocorrências Ambientais (SIOCA), a cada um é atribuído uma classificação de gravidade, tendo em vista uma visualização em campo, isto para se hierarquizar a resolução de tais problemas. As diferentes áreas podem reagir de maneiras distintas aos diversos tipos de impactos, visando isto, cruzou-se os dados de vulnerabilidade ambiental e populacional das áreas próximas ao eixo da ferrovia com os dados de geolocalização das gravidades dos problemas ambientais para a adoção de um novo critério na seleção de áreas prioritárias para resolução dos problemas ambientais em função de sua severidade, valendo-se do uso de técnicas de geoprocessamento em ambiente Sistema de Informação Geográfica (SIG). Para criar o novo critério, atribuiu-se pesos as classificações de gravidade e vulnerabilidade, e a partir de uma matriz de multiplicação resultaram novas atribuições a cada problema que varia em muito alta, alta, média, baixa e muito baixa. Realizou-se também a regressão linear múltipla, para verificar a relação entre as variáveis, constatando-se que se trata de um critério de seleção mais eficaz.In view of the size of a railway project and the environmental impacts that it in all its stages until its operation, it is necessary monitoring to minimize environmental degradation. Currently in the North South Railroad - South Extension (NSR-SE) all identified environmental problems are recorded in all the environmental problems identified are recorded in the Environmental Occurrence Systems (SIOCA), each one is assigned a severity rating, in view of a field view, in order to prioritize the resolution of such problems. The different areas can react in different ways to the different types of impacts, aiming at this, the data of environmental and population vulnerability of the areas near the railway axis with the geolocation data of the seriousness of the environmental problems for the adoption of a new criterion in the selection of priority areas to solve environmental problems due to their severity, using the use of geoprocessing techniques in an environment of Geographic Information System (GIS). To create the new criterion, weights were assigned to the severity and vulnerability classifications, and from a multiplication matrix resulted in new assignments to each problem that varies in very high, high, medium, low and very low. Multiple linear regression was also performed to verify the relationship between the variables, and it was verified that this is a more efficient selection criterion.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2018-10-25T11:30:39Z No. of bitstreams: 1 LeonardoSilvaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf: 1608782 bytes, checksum: 0fed5f7c3f79b14a92178826a8940e70 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-11-06T19:43:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LeonardoSilvaRodriguesTCCGraduacao2018.pdf: 1608782 bytes, checksum: 0fed5f7c3f79b14a92178826a8940e70 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-06T19:43:05Z (GMT). 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In view of the size of a railway project and the environmental impacts that it in all its stages until its operation, it is necessary monitoring to minimize environmental degradation. Currently in the North South Railroad - South Extension (NSR-SE) all identified environmental problems are recorded in all the environmental problems identified are recorded in the Environmental Occurrence Systems (SIOCA), each one is assigned a severity rating, in view of a field view, in order to prioritize the resolution of such problems. The different areas can react in different ways to the different types of impacts, aiming at this, the data of environmental and population vulnerability of the areas near the railway axis with the geolocation data of the seriousness of the environmental problems for the adoption of a new criterion in the selection of priority areas to solve environmental problems due to their severity, using the use of geoprocessing techniques in an environment of Geographic Information System (GIS). To create the new criterion, weights were assigned to the severity and vulnerability classifications, and from a multiplication matrix resulted in new assignments to each problem that varies in very high, high, medium, low and very low. Multiple linear regression was also performed to verify the relationship between the variables, and it was verified that this is a more efficient selection criterion.
description Diante da dimensão de uma obra ferroviária e dos impactos ambientais que dela decorrem em todas as suas etapas até a sua operação, é necessário que se faça o acompanhamento para minimizar a degradação do meio ambiente. Atualmente na Ferrovia Norte Sul - Extensão Sul (FNSES) são registrados todos os problemas ambientais identificados, no Sistemas de Ocorrências Ambientais (SIOCA), a cada um é atribuído uma classificação de gravidade, tendo em vista uma visualização em campo, isto para se hierarquizar a resolução de tais problemas. As diferentes áreas podem reagir de maneiras distintas aos diversos tipos de impactos, visando isto, cruzou-se os dados de vulnerabilidade ambiental e populacional das áreas próximas ao eixo da ferrovia com os dados de geolocalização das gravidades dos problemas ambientais para a adoção de um novo critério na seleção de áreas prioritárias para resolução dos problemas ambientais em função de sua severidade, valendo-se do uso de técnicas de geoprocessamento em ambiente Sistema de Informação Geográfica (SIG). Para criar o novo critério, atribuiu-se pesos as classificações de gravidade e vulnerabilidade, e a partir de uma matriz de multiplicação resultaram novas atribuições a cada problema que varia em muito alta, alta, média, baixa e muito baixa. Realizou-se também a regressão linear múltipla, para verificar a relação entre as variáveis, constatando-se que se trata de um critério de seleção mais eficaz.
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