A linguagem usada pelas empresas no Twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Paulo Henrique Soares de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8490
Resumo: A constante evolução tecnológica nos conduz a analisar a maneira com que as pessoas usam estas novas ferramentas para interagir entre si e conseguir, com credibilidade, um dos bens mais importantes da humanidade: a informação. Estudar a linguagem, o modo como as pessoas se expressam e como elas atuam neste novo cenário é importante para compreender o mundo digital e então aproveitá-lo melhor. O foco deste trabalho é o Twitter, um importante serviço de comunicação online que vem ganhando força e popularização entre as pessoas, principalmente entre jovens e empresas, mas o fato é que muitos deles ainda não sabem como agir nesta nova forma de comunicação. No entanto, por meio de textos produzidos pelas marcas no microblogging, este trabalho vai analisar a linguagem e o estilo dessas mensagens no Twitter, considerando o estudo e ideias de grandes pesquisadores, como Marcuschi, Joel Comm e Antônio Carlos Xavier. Este trabalho apresenta conceitos sobre a cultura digital e os principais traços da produção de textos no Twitter, passando por uma análise do discurso da hipermídia. O objetivo central da pesquisa é mostrar o estilo e a linguagem que as empresas estão usando nesta nova ferramenta digital, como sinais, abreviaturas, mensagens curtas e objetivas.
id UCB-2_d5c06ea877a18eddc622cbc4d9309db1
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/8490
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Izolan, Maurício LemosAlmeida, Paulo Henrique Soares de2017-06-23T13:12:13Z2017-06-222017-06-23T13:12:13Z2011-12-01ALMEIDA, Paulo Henrique Soares de. A linguagem usada pelas empresas no Twitter. 2011. 42 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8490A constante evolução tecnológica nos conduz a analisar a maneira com que as pessoas usam estas novas ferramentas para interagir entre si e conseguir, com credibilidade, um dos bens mais importantes da humanidade: a informação. Estudar a linguagem, o modo como as pessoas se expressam e como elas atuam neste novo cenário é importante para compreender o mundo digital e então aproveitá-lo melhor. O foco deste trabalho é o Twitter, um importante serviço de comunicação online que vem ganhando força e popularização entre as pessoas, principalmente entre jovens e empresas, mas o fato é que muitos deles ainda não sabem como agir nesta nova forma de comunicação. No entanto, por meio de textos produzidos pelas marcas no microblogging, este trabalho vai analisar a linguagem e o estilo dessas mensagens no Twitter, considerando o estudo e ideias de grandes pesquisadores, como Marcuschi, Joel Comm e Antônio Carlos Xavier. Este trabalho apresenta conceitos sobre a cultura digital e os principais traços da produção de textos no Twitter, passando por uma análise do discurso da hipermídia. O objetivo central da pesquisa é mostrar o estilo e a linguagem que as empresas estão usando nesta nova ferramenta digital, como sinais, abreviaturas, mensagens curtas e objetivas.The constant technological evolution leads us to examine the way people use these new tools to interact with each other and can, with credibility, one of humanity's most important assets: information. Study the language, the way people express themselves and how they act in this new scenario it is important to understand the digital world and then use it better. The focus of this work is Twitter, a major online communication service that has been gaining strength and popularity among people, especially among young people and businesses, but the fact is that many of them still do not know how to act in this new form of communication. However, through texts produced by the marks on microblogging, this paper will analyze the language and style of these messages on Twitter, considering the study of great ideas and researchers, as Marcuschi, Joel Comm and Antonio Carlos Xavier. This paper presents concepts of digital culture and the main features of the production of texts in Twitter, through a discourse analysis of hypermedia. The main objective of the research is to show the style and language that companies are using this new digital tool such as signs, abbreviations, text message and objective.Submitted by Ana Claudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2017-06-22T20:59:39Z No. of bitstreams: 1 PauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdf: 1210858 bytes, checksum: e78be9be13722a837d199fb4d8c9c46f (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-06-23T13:12:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdf: 1210858 bytes, checksum: e78be9be13722a837d199fb4d8c9c46f (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-23T13:12:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdf: 1210858 bytes, checksum: e78be9be13722a837d199fb4d8c9c46f (MD5) Previous issue date: 2011-12-01porUniversidade Católica de BrasíliaLetras (Graduação)UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASTwitterLinguagemMarketingRedes sociaisA linguagem usada pelas empresas no Twitterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALPauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdfPauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdfMonografiaapplication/pdf1210858https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8490/1/PauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdfe78be9be13722a837d199fb4d8c9c46fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8490/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTPauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdf.txtPauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdf.txtExtracted texttext/plain64068https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8490/3/PauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdf.txta2718c1d2b469ed39f9fcfab96435b31MD53123456789/84902017-06-24 01:02:15.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A linguagem usada pelas empresas no Twitter
title A linguagem usada pelas empresas no Twitter
spellingShingle A linguagem usada pelas empresas no Twitter
Almeida, Paulo Henrique Soares de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Twitter
Linguagem
Marketing
Redes sociais
title_short A linguagem usada pelas empresas no Twitter
title_full A linguagem usada pelas empresas no Twitter
title_fullStr A linguagem usada pelas empresas no Twitter
title_full_unstemmed A linguagem usada pelas empresas no Twitter
title_sort A linguagem usada pelas empresas no Twitter
author Almeida, Paulo Henrique Soares de
author_facet Almeida, Paulo Henrique Soares de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Izolan, Maurício Lemos
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Paulo Henrique Soares de
contributor_str_mv Izolan, Maurício Lemos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Twitter
Linguagem
Marketing
Redes sociais
dc.subject.por.fl_str_mv Twitter
Linguagem
Marketing
Redes sociais
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A constante evolução tecnológica nos conduz a analisar a maneira com que as pessoas usam estas novas ferramentas para interagir entre si e conseguir, com credibilidade, um dos bens mais importantes da humanidade: a informação. Estudar a linguagem, o modo como as pessoas se expressam e como elas atuam neste novo cenário é importante para compreender o mundo digital e então aproveitá-lo melhor. O foco deste trabalho é o Twitter, um importante serviço de comunicação online que vem ganhando força e popularização entre as pessoas, principalmente entre jovens e empresas, mas o fato é que muitos deles ainda não sabem como agir nesta nova forma de comunicação. No entanto, por meio de textos produzidos pelas marcas no microblogging, este trabalho vai analisar a linguagem e o estilo dessas mensagens no Twitter, considerando o estudo e ideias de grandes pesquisadores, como Marcuschi, Joel Comm e Antônio Carlos Xavier. Este trabalho apresenta conceitos sobre a cultura digital e os principais traços da produção de textos no Twitter, passando por uma análise do discurso da hipermídia. O objetivo central da pesquisa é mostrar o estilo e a linguagem que as empresas estão usando nesta nova ferramenta digital, como sinais, abreviaturas, mensagens curtas e objetivas.
The constant technological evolution leads us to examine the way people use these new tools to interact with each other and can, with credibility, one of humanity's most important assets: information. Study the language, the way people express themselves and how they act in this new scenario it is important to understand the digital world and then use it better. The focus of this work is Twitter, a major online communication service that has been gaining strength and popularity among people, especially among young people and businesses, but the fact is that many of them still do not know how to act in this new form of communication. However, through texts produced by the marks on microblogging, this paper will analyze the language and style of these messages on Twitter, considering the study of great ideas and researchers, as Marcuschi, Joel Comm and Antonio Carlos Xavier. This paper presents concepts of digital culture and the main features of the production of texts in Twitter, through a discourse analysis of hypermedia. The main objective of the research is to show the style and language that companies are using this new digital tool such as signs, abbreviations, text message and objective.
description A constante evolução tecnológica nos conduz a analisar a maneira com que as pessoas usam estas novas ferramentas para interagir entre si e conseguir, com credibilidade, um dos bens mais importantes da humanidade: a informação. Estudar a linguagem, o modo como as pessoas se expressam e como elas atuam neste novo cenário é importante para compreender o mundo digital e então aproveitá-lo melhor. O foco deste trabalho é o Twitter, um importante serviço de comunicação online que vem ganhando força e popularização entre as pessoas, principalmente entre jovens e empresas, mas o fato é que muitos deles ainda não sabem como agir nesta nova forma de comunicação. No entanto, por meio de textos produzidos pelas marcas no microblogging, este trabalho vai analisar a linguagem e o estilo dessas mensagens no Twitter, considerando o estudo e ideias de grandes pesquisadores, como Marcuschi, Joel Comm e Antônio Carlos Xavier. Este trabalho apresenta conceitos sobre a cultura digital e os principais traços da produção de textos no Twitter, passando por uma análise do discurso da hipermídia. O objetivo central da pesquisa é mostrar o estilo e a linguagem que as empresas estão usando nesta nova ferramenta digital, como sinais, abreviaturas, mensagens curtas e objetivas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-23T13:12:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-22
2017-06-23T13:12:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Paulo Henrique Soares de. A linguagem usada pelas empresas no Twitter. 2011. 42 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8490
identifier_str_mv ALMEIDA, Paulo Henrique Soares de. A linguagem usada pelas empresas no Twitter. 2011. 42 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8490/1/PauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8490/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8490/3/PauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e78be9be13722a837d199fb4d8c9c46f
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
a2718c1d2b469ed39f9fcfab96435b31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829868018892800