A linguagem usada pelas empresas no Twitter
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8490 |
Resumo: | A constante evolução tecnológica nos conduz a analisar a maneira com que as pessoas usam estas novas ferramentas para interagir entre si e conseguir, com credibilidade, um dos bens mais importantes da humanidade: a informação. Estudar a linguagem, o modo como as pessoas se expressam e como elas atuam neste novo cenário é importante para compreender o mundo digital e então aproveitá-lo melhor. O foco deste trabalho é o Twitter, um importante serviço de comunicação online que vem ganhando força e popularização entre as pessoas, principalmente entre jovens e empresas, mas o fato é que muitos deles ainda não sabem como agir nesta nova forma de comunicação. No entanto, por meio de textos produzidos pelas marcas no microblogging, este trabalho vai analisar a linguagem e o estilo dessas mensagens no Twitter, considerando o estudo e ideias de grandes pesquisadores, como Marcuschi, Joel Comm e Antônio Carlos Xavier. Este trabalho apresenta conceitos sobre a cultura digital e os principais traços da produção de textos no Twitter, passando por uma análise do discurso da hipermídia. O objetivo central da pesquisa é mostrar o estilo e a linguagem que as empresas estão usando nesta nova ferramenta digital, como sinais, abreviaturas, mensagens curtas e objetivas. |
id |
UCB-2_d5c06ea877a18eddc622cbc4d9309db1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/8490 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Izolan, Maurício LemosAlmeida, Paulo Henrique Soares de2017-06-23T13:12:13Z2017-06-222017-06-23T13:12:13Z2011-12-01ALMEIDA, Paulo Henrique Soares de. A linguagem usada pelas empresas no Twitter. 2011. 42 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8490A constante evolução tecnológica nos conduz a analisar a maneira com que as pessoas usam estas novas ferramentas para interagir entre si e conseguir, com credibilidade, um dos bens mais importantes da humanidade: a informação. Estudar a linguagem, o modo como as pessoas se expressam e como elas atuam neste novo cenário é importante para compreender o mundo digital e então aproveitá-lo melhor. O foco deste trabalho é o Twitter, um importante serviço de comunicação online que vem ganhando força e popularização entre as pessoas, principalmente entre jovens e empresas, mas o fato é que muitos deles ainda não sabem como agir nesta nova forma de comunicação. No entanto, por meio de textos produzidos pelas marcas no microblogging, este trabalho vai analisar a linguagem e o estilo dessas mensagens no Twitter, considerando o estudo e ideias de grandes pesquisadores, como Marcuschi, Joel Comm e Antônio Carlos Xavier. Este trabalho apresenta conceitos sobre a cultura digital e os principais traços da produção de textos no Twitter, passando por uma análise do discurso da hipermídia. O objetivo central da pesquisa é mostrar o estilo e a linguagem que as empresas estão usando nesta nova ferramenta digital, como sinais, abreviaturas, mensagens curtas e objetivas.The constant technological evolution leads us to examine the way people use these new tools to interact with each other and can, with credibility, one of humanity's most important assets: information. Study the language, the way people express themselves and how they act in this new scenario it is important to understand the digital world and then use it better. The focus of this work is Twitter, a major online communication service that has been gaining strength and popularity among people, especially among young people and businesses, but the fact is that many of them still do not know how to act in this new form of communication. However, through texts produced by the marks on microblogging, this paper will analyze the language and style of these messages on Twitter, considering the study of great ideas and researchers, as Marcuschi, Joel Comm and Antonio Carlos Xavier. This paper presents concepts of digital culture and the main features of the production of texts in Twitter, through a discourse analysis of hypermedia. The main objective of the research is to show the style and language that companies are using this new digital tool such as signs, abbreviations, text message and objective.Submitted by Ana Claudia Rodrigues Ferreira (anaclaudiaf@ucb.br) on 2017-06-22T20:59:39Z No. of bitstreams: 1 PauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdf: 1210858 bytes, checksum: e78be9be13722a837d199fb4d8c9c46f (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-06-23T13:12:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdf: 1210858 bytes, checksum: e78be9be13722a837d199fb4d8c9c46f (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-23T13:12:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdf: 1210858 bytes, checksum: e78be9be13722a837d199fb4d8c9c46f (MD5) Previous issue date: 2011-12-01porUniversidade Católica de BrasíliaLetras (Graduação)UCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASTwitterLinguagemMarketingRedes sociaisA linguagem usada pelas empresas no Twitterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALPauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdfPauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdfMonografiaapplication/pdf1210858https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8490/1/PauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdfe78be9be13722a837d199fb4d8c9c46fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8490/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTPauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdf.txtPauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdf.txtExtracted texttext/plain64068https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8490/3/PauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdf.txta2718c1d2b469ed39f9fcfab96435b31MD53123456789/84902017-06-24 01:02:15.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A linguagem usada pelas empresas no Twitter |
title |
A linguagem usada pelas empresas no Twitter |
spellingShingle |
A linguagem usada pelas empresas no Twitter Almeida, Paulo Henrique Soares de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Linguagem Marketing Redes sociais |
title_short |
A linguagem usada pelas empresas no Twitter |
title_full |
A linguagem usada pelas empresas no Twitter |
title_fullStr |
A linguagem usada pelas empresas no Twitter |
title_full_unstemmed |
A linguagem usada pelas empresas no Twitter |
title_sort |
A linguagem usada pelas empresas no Twitter |
author |
Almeida, Paulo Henrique Soares de |
author_facet |
Almeida, Paulo Henrique Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Izolan, Maurício Lemos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Paulo Henrique Soares de |
contributor_str_mv |
Izolan, Maurício Lemos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Linguagem Marketing Redes sociais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Twitter Linguagem Marketing Redes sociais |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A constante evolução tecnológica nos conduz a analisar a maneira com que as pessoas usam estas novas ferramentas para interagir entre si e conseguir, com credibilidade, um dos bens mais importantes da humanidade: a informação. Estudar a linguagem, o modo como as pessoas se expressam e como elas atuam neste novo cenário é importante para compreender o mundo digital e então aproveitá-lo melhor. O foco deste trabalho é o Twitter, um importante serviço de comunicação online que vem ganhando força e popularização entre as pessoas, principalmente entre jovens e empresas, mas o fato é que muitos deles ainda não sabem como agir nesta nova forma de comunicação. No entanto, por meio de textos produzidos pelas marcas no microblogging, este trabalho vai analisar a linguagem e o estilo dessas mensagens no Twitter, considerando o estudo e ideias de grandes pesquisadores, como Marcuschi, Joel Comm e Antônio Carlos Xavier. Este trabalho apresenta conceitos sobre a cultura digital e os principais traços da produção de textos no Twitter, passando por uma análise do discurso da hipermídia. O objetivo central da pesquisa é mostrar o estilo e a linguagem que as empresas estão usando nesta nova ferramenta digital, como sinais, abreviaturas, mensagens curtas e objetivas. The constant technological evolution leads us to examine the way people use these new tools to interact with each other and can, with credibility, one of humanity's most important assets: information. Study the language, the way people express themselves and how they act in this new scenario it is important to understand the digital world and then use it better. The focus of this work is Twitter, a major online communication service that has been gaining strength and popularity among people, especially among young people and businesses, but the fact is that many of them still do not know how to act in this new form of communication. However, through texts produced by the marks on microblogging, this paper will analyze the language and style of these messages on Twitter, considering the study of great ideas and researchers, as Marcuschi, Joel Comm and Antonio Carlos Xavier. This paper presents concepts of digital culture and the main features of the production of texts in Twitter, through a discourse analysis of hypermedia. The main objective of the research is to show the style and language that companies are using this new digital tool such as signs, abbreviations, text message and objective. |
description |
A constante evolução tecnológica nos conduz a analisar a maneira com que as pessoas usam estas novas ferramentas para interagir entre si e conseguir, com credibilidade, um dos bens mais importantes da humanidade: a informação. Estudar a linguagem, o modo como as pessoas se expressam e como elas atuam neste novo cenário é importante para compreender o mundo digital e então aproveitá-lo melhor. O foco deste trabalho é o Twitter, um importante serviço de comunicação online que vem ganhando força e popularização entre as pessoas, principalmente entre jovens e empresas, mas o fato é que muitos deles ainda não sabem como agir nesta nova forma de comunicação. No entanto, por meio de textos produzidos pelas marcas no microblogging, este trabalho vai analisar a linguagem e o estilo dessas mensagens no Twitter, considerando o estudo e ideias de grandes pesquisadores, como Marcuschi, Joel Comm e Antônio Carlos Xavier. Este trabalho apresenta conceitos sobre a cultura digital e os principais traços da produção de textos no Twitter, passando por uma análise do discurso da hipermídia. O objetivo central da pesquisa é mostrar o estilo e a linguagem que as empresas estão usando nesta nova ferramenta digital, como sinais, abreviaturas, mensagens curtas e objetivas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-23T13:12:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-06-22 2017-06-23T13:12:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Paulo Henrique Soares de. A linguagem usada pelas empresas no Twitter. 2011. 42 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8490 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Paulo Henrique Soares de. A linguagem usada pelas empresas no Twitter. 2011. 42 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Letras (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8490/1/PauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8490/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/8490/3/PauloHenriqueSoaresDeAlmeida.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e78be9be13722a837d199fb4d8c9c46f 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b a2718c1d2b469ed39f9fcfab96435b31 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829868018892800 |