Impacto sonoro decorrente da operação de aeronaves nos principais aeroportos da região Centro-Oeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boas, Jonathan Damascena Vilas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leite, Lucas Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12336
Resumo: O ruído proveniente das movimentações de aeronaves produz efeitos adversos na saúde humana, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de problemas cardíacos, estresse e distúrbios do sono. Neste contexto, este estudo avaliou o impacto causado pelo ruído das aeronaves em áreas próximas dos aeroportos nas cidades de Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Goiânia. Estes são os principais aeroportos da região centro-oeste do Brasil. A metodologia é sustentada na simulação de curvas de ruídos e elaboração de mapas de ruídos na métrica acústica DNL (day-night level). Os dados necessários para as simulações foram fornecidos pelas operadoras dos aeroportos e os softwares utilizados foram o 7.0d INM e QGIS 2.18. O cálculo da população exposta foi realizado para cada curva de ruído. Já para a estimação de incomodados (I%) e altamente incomodados (AI%) foram utilizados algoritmos desenvolvidos na Comunidade Europeia (CE) e no Brasil. A partir dos resultados obtidos, observou-se áreas adensadas, localizadas no interior das curvas de ruído e com restrições ao uso do solo. Todas as cidades avaliadas apresentaram um percentual expressivo de pessoas incomodadas e altamente incomodadas com o ruído. Conclui-se para as DNL’s 55, 60 e 65 uma estimativa de 110.320 pessoas para Brasília, 5.246 em Campo Grande, 3.962 em Cuiabá e em Goiânia 10.406. Para DNL 70 apenas as cidades de Brasília e Goiânia apresentam população exposta. Por fim, cabe destacar a necessidade de estudos sonoros compondo os planos de ordenamento territorial dos estados ou municípios aonde estão os aeroportos, para melhorar o uso e ocupação do solo e evitar conflitos entre comunidades com o operador aeroportuário, como também a redução da capacidade dos aeroportos, obtendo restrições de expansão desses aeroportos no futuro, caso seja necessário a expansão de pistas.
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spelling Carvalho Júnior, Edson Benício deBoas, Jonathan Damascena VilasLeite, Lucas Martins2019-10-24T17:10:16Z2019-09-302019-10-24T17:10:16Z2019BOAS, Jonathan Damascena Vilas; LEITE, Lucas Martins. Impacto sonoro decorrente da operação de aeronaves nos principais aeroportos da região Centro-Oeste do Brasil. 2019. 40 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12336O ruído proveniente das movimentações de aeronaves produz efeitos adversos na saúde humana, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de problemas cardíacos, estresse e distúrbios do sono. Neste contexto, este estudo avaliou o impacto causado pelo ruído das aeronaves em áreas próximas dos aeroportos nas cidades de Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Goiânia. Estes são os principais aeroportos da região centro-oeste do Brasil. A metodologia é sustentada na simulação de curvas de ruídos e elaboração de mapas de ruídos na métrica acústica DNL (day-night level). Os dados necessários para as simulações foram fornecidos pelas operadoras dos aeroportos e os softwares utilizados foram o 7.0d INM e QGIS 2.18. O cálculo da população exposta foi realizado para cada curva de ruído. Já para a estimação de incomodados (I%) e altamente incomodados (AI%) foram utilizados algoritmos desenvolvidos na Comunidade Europeia (CE) e no Brasil. A partir dos resultados obtidos, observou-se áreas adensadas, localizadas no interior das curvas de ruído e com restrições ao uso do solo. Todas as cidades avaliadas apresentaram um percentual expressivo de pessoas incomodadas e altamente incomodadas com o ruído. Conclui-se para as DNL’s 55, 60 e 65 uma estimativa de 110.320 pessoas para Brasília, 5.246 em Campo Grande, 3.962 em Cuiabá e em Goiânia 10.406. Para DNL 70 apenas as cidades de Brasília e Goiânia apresentam população exposta. Por fim, cabe destacar a necessidade de estudos sonoros compondo os planos de ordenamento territorial dos estados ou municípios aonde estão os aeroportos, para melhorar o uso e ocupação do solo e evitar conflitos entre comunidades com o operador aeroportuário, como também a redução da capacidade dos aeroportos, obtendo restrições de expansão desses aeroportos no futuro, caso seja necessário a expansão de pistas.Noise caused by aircraft traffic produces adverse effects on human health, directly contributing to the development of heart problems, stress, and sleep disturbances. In this context, this study evaluated the impact caused by aircraft noise in areas near to the airports in the cities of Brasília, Campo Grande, Cuiabá and Goiânia. These are the most important airports of the central-western region of Brazil. The methodology is based on the simulation of noise curves and the elaboration of noise maps in the acoustic metric DNL (day-night level). Necessary data for simulations were required by the airport operators and software programs used were 7.0d INM and QGIS 2.18. In the purpose to obtain the exposed population, it was calculated affected people for each noise curve. Moreover, for estimation of the uncomfortable and highly uncomfortable people algorithms were created in the European Community and in Brazil. As a result, it was observed densified areas in the noise curves and with restrictions to using and 4 occupation. All of the cities that were evaluated presented an expressive percentage of uncomfortable people and highly uncomfortable with aeronautical noise. In conclusion, for DNL 55, 60 and 65, are estimated 110,320 people for Brasília, 5,246 for Campo Grande, 3,962 for Cuiabá and 10,136 for Goiânia. For DNL 70 only the cities of Brasilia and Goiânia have an exposed population. Finally, it is convenient to emphasize the necessary of sound studies composing the territorial planning of the states or municipalities where the airports are located, to improve the use and occupation of these areas and to avoid conflicts between communities with the airport operator, as well as the reduction of the capacity of the airports, obtaining for them expansion restrictions in the future, if necessary, expansion of runways.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-09-30T19:39:02Z No. of bitstreams: 1 JonathanDamascenaTCCGraduacao2019.pdf: 3956744 bytes, checksum: a4781e6020a8c430c0c9099f50c4b9f0 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-10-24T17:10:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JonathanDamascenaTCCGraduacao2019.pdf: 3956744 bytes, checksum: a4781e6020a8c430c0c9099f50c4b9f0 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-24T17:10:16Z (GMT). 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Noise caused by aircraft traffic produces adverse effects on human health, directly contributing to the development of heart problems, stress, and sleep disturbances. In this context, this study evaluated the impact caused by aircraft noise in areas near to the airports in the cities of Brasília, Campo Grande, Cuiabá and Goiânia. These are the most important airports of the central-western region of Brazil. The methodology is based on the simulation of noise curves and the elaboration of noise maps in the acoustic metric DNL (day-night level). Necessary data for simulations were required by the airport operators and software programs used were 7.0d INM and QGIS 2.18. In the purpose to obtain the exposed population, it was calculated affected people for each noise curve. Moreover, for estimation of the uncomfortable and highly uncomfortable people algorithms were created in the European Community and in Brazil. As a result, it was observed densified areas in the noise curves and with restrictions to using and 4 occupation. All of the cities that were evaluated presented an expressive percentage of uncomfortable people and highly uncomfortable with aeronautical noise. In conclusion, for DNL 55, 60 and 65, are estimated 110,320 people for Brasília, 5,246 for Campo Grande, 3,962 for Cuiabá and 10,136 for Goiânia. For DNL 70 only the cities of Brasilia and Goiânia have an exposed population. Finally, it is convenient to emphasize the necessary of sound studies composing the territorial planning of the states or municipalities where the airports are located, to improve the use and occupation of these areas and to avoid conflicts between communities with the airport operator, as well as the reduction of the capacity of the airports, obtaining for them expansion restrictions in the future, if necessary, expansion of runways.
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