A trilha sonora como elemento que reforça e (des)constrói sentidos: Amor à Vida, de Walcyr Carrasco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10059 |
Resumo: | O presente artigo analisa cenas e personagens de Amor à Vida no intuito de perceber a função da música na telenovela. A análise é feita com base na teoria de Michel Chion sobre as funções da música no cinema, considerando que a telenovela também é um produto audiovisual e, portanto, a teoria de Chion se aplica à música na telenovela. Percebe-se que a trilha sonora é importante desde os filmes mudos e a telenovela é um produto cultural de grande relevância social. Amor à Vida foi a telenovela escolhida para ter cenas e música analisadas. O período de uma semana da telenovela foi analisada, totalizando doze cenas analisadas. Informações das durações dos capítulos e das cenas estão especificados, bem como os links para acessá-los. O artigo cumpre o que se propõe, pois abre caminhos para que mais trabalhos sobre a música na telenovela sejam realizados. |
id |
UCB-2_eba1a652af17884df9b244ad7f103e6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/10059 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Pavarino, Rosana NantesSantos, Filipe de Lima2017-10-16T16:06:45Z2017-09-282017-10-16T16:06:45Z2013SANTOS, Filipe de Lima. A trilha sonora como elemento que reforça e (des)constrói sentidos: Amor à Vida, de Walcyr Carrasco. 2013. 20 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10059O presente artigo analisa cenas e personagens de Amor à Vida no intuito de perceber a função da música na telenovela. A análise é feita com base na teoria de Michel Chion sobre as funções da música no cinema, considerando que a telenovela também é um produto audiovisual e, portanto, a teoria de Chion se aplica à música na telenovela. Percebe-se que a trilha sonora é importante desde os filmes mudos e a telenovela é um produto cultural de grande relevância social. Amor à Vida foi a telenovela escolhida para ter cenas e música analisadas. O período de uma semana da telenovela foi analisada, totalizando doze cenas analisadas. Informações das durações dos capítulos e das cenas estão especificados, bem como os links para acessá-los. O artigo cumpre o que se propõe, pois abre caminhos para que mais trabalhos sobre a música na telenovela sejam realizados.This article analyzes scenes and characters from Amor à Vida in order to realize the function of music in the telenovela. The analysis is based on the theory of Michel Chion about the functions of music in film, considering that the telenovela is also an audiovisual product and therefore Chion's theory applies to music in the telenovela. It is noticed that the soundtrack is important since silent films and the telenovela is a cultural product of great social relevance. Amor à Vida was the telenovela chosen to have scenes and music analyzed. The period of a week of the telenovela was analyzed, totalizing twelve scenes analyzed. Information about durations of chapters and the scenes are specified as well as the links to access them. The product delivers what it intends, because it opens avenues in order that more works about music in the telenovela be realized.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-09-28T16:40:41Z No. of bitstreams: 1 FilipeDeLimaSantosTCCGRADUACAO2013.pdf: 635265 bytes, checksum: e10fa57675878073550d9b22c1e5f15a (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-16T16:06:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FilipeDeLimaSantosTCCGRADUACAO2013.pdf: 635265 bytes, checksum: e10fa57675878073550d9b22c1e5f15a (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-16T16:06:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FilipeDeLimaSantosTCCGRADUACAO2013.pdf: 635265 bytes, checksum: e10fa57675878073550d9b22c1e5f15a (MD5) Previous issue date: 2013porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaAmor à vidaWalcyr CarrascoTrilha sonoraA trilha sonora como elemento que reforça e (des)constrói sentidos: Amor à Vida, de Walcyr Carrascoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALFilipeDeLimaSantosTCCGRADUACAO2013.pdfFilipeDeLimaSantosTCCGRADUACAO2013.pdfArtigoapplication/pdf635265https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10059/1/FilipeDeLimaSantosTCCGRADUACAO2013.pdfe10fa57675878073550d9b22c1e5f15aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10059/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTFilipeDeLimaSantosTCCGRADUACAO2013.pdf.txtFilipeDeLimaSantosTCCGRADUACAO2013.pdf.txtExtracted texttext/plain38923https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10059/3/FilipeDeLimaSantosTCCGRADUACAO2013.pdf.txt2d842801fcf40af63d290753e624e259MD53123456789/100592017-10-17 01:02:43.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A trilha sonora como elemento que reforça e (des)constrói sentidos: Amor à Vida, de Walcyr Carrasco |
title |
A trilha sonora como elemento que reforça e (des)constrói sentidos: Amor à Vida, de Walcyr Carrasco |
spellingShingle |
A trilha sonora como elemento que reforça e (des)constrói sentidos: Amor à Vida, de Walcyr Carrasco Santos, Filipe de Lima CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Amor à vida Walcyr Carrasco Trilha sonora |
title_short |
A trilha sonora como elemento que reforça e (des)constrói sentidos: Amor à Vida, de Walcyr Carrasco |
title_full |
A trilha sonora como elemento que reforça e (des)constrói sentidos: Amor à Vida, de Walcyr Carrasco |
title_fullStr |
A trilha sonora como elemento que reforça e (des)constrói sentidos: Amor à Vida, de Walcyr Carrasco |
title_full_unstemmed |
A trilha sonora como elemento que reforça e (des)constrói sentidos: Amor à Vida, de Walcyr Carrasco |
title_sort |
A trilha sonora como elemento que reforça e (des)constrói sentidos: Amor à Vida, de Walcyr Carrasco |
author |
Santos, Filipe de Lima |
author_facet |
Santos, Filipe de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pavarino, Rosana Nantes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Filipe de Lima |
contributor_str_mv |
Pavarino, Rosana Nantes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Publicidade e propaganda Amor à vida Walcyr Carrasco Trilha sonora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade e propaganda Amor à vida Walcyr Carrasco Trilha sonora |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente artigo analisa cenas e personagens de Amor à Vida no intuito de perceber a função da música na telenovela. A análise é feita com base na teoria de Michel Chion sobre as funções da música no cinema, considerando que a telenovela também é um produto audiovisual e, portanto, a teoria de Chion se aplica à música na telenovela. Percebe-se que a trilha sonora é importante desde os filmes mudos e a telenovela é um produto cultural de grande relevância social. Amor à Vida foi a telenovela escolhida para ter cenas e música analisadas. O período de uma semana da telenovela foi analisada, totalizando doze cenas analisadas. Informações das durações dos capítulos e das cenas estão especificados, bem como os links para acessá-los. O artigo cumpre o que se propõe, pois abre caminhos para que mais trabalhos sobre a música na telenovela sejam realizados. This article analyzes scenes and characters from Amor à Vida in order to realize the function of music in the telenovela. The analysis is based on the theory of Michel Chion about the functions of music in film, considering that the telenovela is also an audiovisual product and therefore Chion's theory applies to music in the telenovela. It is noticed that the soundtrack is important since silent films and the telenovela is a cultural product of great social relevance. Amor à Vida was the telenovela chosen to have scenes and music analyzed. The period of a week of the telenovela was analyzed, totalizing twelve scenes analyzed. Information about durations of chapters and the scenes are specified as well as the links to access them. The product delivers what it intends, because it opens avenues in order that more works about music in the telenovela be realized. |
description |
O presente artigo analisa cenas e personagens de Amor à Vida no intuito de perceber a função da música na telenovela. A análise é feita com base na teoria de Michel Chion sobre as funções da música no cinema, considerando que a telenovela também é um produto audiovisual e, portanto, a teoria de Chion se aplica à música na telenovela. Percebe-se que a trilha sonora é importante desde os filmes mudos e a telenovela é um produto cultural de grande relevância social. Amor à Vida foi a telenovela escolhida para ter cenas e música analisadas. O período de uma semana da telenovela foi analisada, totalizando doze cenas analisadas. Informações das durações dos capítulos e das cenas estão especificados, bem como os links para acessá-los. O artigo cumpre o que se propõe, pois abre caminhos para que mais trabalhos sobre a música na telenovela sejam realizados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-16T16:06:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-28 2017-10-16T16:06:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Filipe de Lima. A trilha sonora como elemento que reforça e (des)constrói sentidos: Amor à Vida, de Walcyr Carrasco. 2013. 20 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10059 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Filipe de Lima. A trilha sonora como elemento que reforça e (des)constrói sentidos: Amor à Vida, de Walcyr Carrasco. 2013. 20 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
CST - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10059/1/FilipeDeLimaSantosTCCGRADUACAO2013.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10059/2/license.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10059/3/FilipeDeLimaSantosTCCGRADUACAO2013.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e10fa57675878073550d9b22c1e5f15a 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 2d842801fcf40af63d290753e624e259 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829885214490624 |