Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11687 |
Resumo: | Atualmente, o modal responsável por grande parte da integração cultural e desenvolvimento socioeconômico de uma nação é o aeroviário. Com o passar dos anos, esse modal se popularizou e hoje se encontra totalmente difundido na sociedade. Assim, o crescimento do número de voos e das operações nos aeroportos implica em conflito entre as atividades de operação e a comunidade que vive nas regiões adjacentes aos sítios aeroportuários na qual o incomodo sonoro se mostra como sendo a maior causa de queixas, implicando diretamente na saúde e qualidade de vida para os que tem vivencia dentro de tais áreas. O seguinte artigo buscou estimar a população exposta ao ruído aeronáutico proveniente das operações no Aeroporto Internacional Castro Pinto – João Pessoa, com base no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) que usa da métrica DNL, que por meio da verificação das curvas de ruído classifica o uso do solo e também permite estimar as pessoas incomodadas e altamente incomodadas. Conclui-se que de acordo com o regulamento (RBAC) não há incoerência quanto ao uso do solo nas regiões próximas ao aeródromo, mas há necessidade de adequação do mesmo para melhor quantificação dos resultados. |
id |
UCB-2_ed08c840ab88c0f86a4968b313455e85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:200.214.135.189:123456789/11687 |
network_acronym_str |
UCB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCB |
spelling |
Carvalho Júnior, Edson Benício deDuarte, Murilo da MataAndrade, Vinicius de Melo2018-11-12T18:19:46Z2018-11-102018-11-12T18:19:46Z2018DUARTE Murilo da Mata; ANDRADE Vinicius de Melo. Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP. 2018. 26 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11687Submitted by Micaella Souza (micaella.souza@ucb.br) on 2018-11-10T14:26:01Z No. of bitstreams: 1 MurilodaMataDuarteTCCGraduação2018.pdf: 2083070 bytes, checksum: 519d93eea7033625db36f1703da11913 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-11-12T18:19:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MurilodaMataDuarteTCCGraduação2018.pdf: 2083070 bytes, checksum: 519d93eea7033625db36f1703da11913 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-12T18:19:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MurilodaMataDuarteTCCGraduação2018.pdf: 2083070 bytes, checksum: 519d93eea7033625db36f1703da11913 (MD5) Previous issue date: 2018Atualmente, o modal responsável por grande parte da integração cultural e desenvolvimento socioeconômico de uma nação é o aeroviário. Com o passar dos anos, esse modal se popularizou e hoje se encontra totalmente difundido na sociedade. Assim, o crescimento do número de voos e das operações nos aeroportos implica em conflito entre as atividades de operação e a comunidade que vive nas regiões adjacentes aos sítios aeroportuários na qual o incomodo sonoro se mostra como sendo a maior causa de queixas, implicando diretamente na saúde e qualidade de vida para os que tem vivencia dentro de tais áreas. O seguinte artigo buscou estimar a população exposta ao ruído aeronáutico proveniente das operações no Aeroporto Internacional Castro Pinto – João Pessoa, com base no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) que usa da métrica DNL, que por meio da verificação das curvas de ruído classifica o uso do solo e também permite estimar as pessoas incomodadas e altamente incomodadas. Conclui-se que de acordo com o regulamento (RBAC) não há incoerência quanto ao uso do solo nas regiões próximas ao aeródromo, mas há necessidade de adequação do mesmo para melhor quantificação dos resultados.porUniversidade Católica de BrasíliaEngenharia Civil (Graduação)UCBBrasilEscola de Exatas, Arquitetura e Meio AmbienteCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILAeroportoCurvas de ruídoPoluição sonoraImpacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTMurilodaMataDuarteTCCGraduacao2018.pdf.txtMurilodaMataDuarteTCCGraduacao2018.pdf.txtExtracted texttext/plain38392https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11687/3/MurilodaMataDuarteTCCGraduacao2018.pdf.txt91cacb594b06cf7ce75aceaedf5526c8MD53ORIGINALMurilodaMataDuarteTCCGraduacao2018.pdfMurilodaMataDuarteTCCGraduacao2018.pdfArtigoapplication/pdf2083070https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11687/1/MurilodaMataDuarteTCCGraduacao2018.pdf519d93eea7033625db36f1703da11913MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11687/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/116872020-06-09 03:36:19.937TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP |
title |
Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP |
spellingShingle |
Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP Duarte, Murilo da Mata CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Aeroporto Curvas de ruído Poluição sonora |
title_short |
Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP |
title_full |
Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP |
title_fullStr |
Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP |
title_full_unstemmed |
Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP |
title_sort |
Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP |
author |
Duarte, Murilo da Mata |
author_facet |
Duarte, Murilo da Mata Andrade, Vinicius de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Vinicius de Melo |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho Júnior, Edson Benício de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Murilo da Mata Andrade, Vinicius de Melo |
contributor_str_mv |
Carvalho Júnior, Edson Benício de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Aeroporto Curvas de ruído Poluição sonora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aeroporto Curvas de ruído Poluição sonora |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Atualmente, o modal responsável por grande parte da integração cultural e desenvolvimento socioeconômico de uma nação é o aeroviário. Com o passar dos anos, esse modal se popularizou e hoje se encontra totalmente difundido na sociedade. Assim, o crescimento do número de voos e das operações nos aeroportos implica em conflito entre as atividades de operação e a comunidade que vive nas regiões adjacentes aos sítios aeroportuários na qual o incomodo sonoro se mostra como sendo a maior causa de queixas, implicando diretamente na saúde e qualidade de vida para os que tem vivencia dentro de tais áreas. O seguinte artigo buscou estimar a população exposta ao ruído aeronáutico proveniente das operações no Aeroporto Internacional Castro Pinto – João Pessoa, com base no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) que usa da métrica DNL, que por meio da verificação das curvas de ruído classifica o uso do solo e também permite estimar as pessoas incomodadas e altamente incomodadas. Conclui-se que de acordo com o regulamento (RBAC) não há incoerência quanto ao uso do solo nas regiões próximas ao aeródromo, mas há necessidade de adequação do mesmo para melhor quantificação dos resultados. |
description |
Atualmente, o modal responsável por grande parte da integração cultural e desenvolvimento socioeconômico de uma nação é o aeroviário. Com o passar dos anos, esse modal se popularizou e hoje se encontra totalmente difundido na sociedade. Assim, o crescimento do número de voos e das operações nos aeroportos implica em conflito entre as atividades de operação e a comunidade que vive nas regiões adjacentes aos sítios aeroportuários na qual o incomodo sonoro se mostra como sendo a maior causa de queixas, implicando diretamente na saúde e qualidade de vida para os que tem vivencia dentro de tais áreas. O seguinte artigo buscou estimar a população exposta ao ruído aeronáutico proveniente das operações no Aeroporto Internacional Castro Pinto – João Pessoa, com base no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) que usa da métrica DNL, que por meio da verificação das curvas de ruído classifica o uso do solo e também permite estimar as pessoas incomodadas e altamente incomodadas. Conclui-se que de acordo com o regulamento (RBAC) não há incoerência quanto ao uso do solo nas regiões próximas ao aeródromo, mas há necessidade de adequação do mesmo para melhor quantificação dos resultados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-12T18:19:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-11-10 2018-11-12T18:19:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DUARTE Murilo da Mata; ANDRADE Vinicius de Melo. Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP. 2018. 26 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11687 |
identifier_str_mv |
DUARTE Murilo da Mata; ANDRADE Vinicius de Melo. Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP. 2018. 26 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Civil (Graduação) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCB instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCB |
collection |
Repositório Institucional da UCB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11687/3/MurilodaMataDuarteTCCGraduacao2018.pdf.txt https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11687/1/MurilodaMataDuarteTCCGraduacao2018.pdf https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11687/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
91cacb594b06cf7ce75aceaedf5526c8 519d93eea7033625db36f1703da11913 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829907266043904 |