Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Murilo da Mata
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Andrade, Vinicius de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11687
Resumo: Atualmente, o modal responsável por grande parte da integração cultural e desenvolvimento socioeconômico de uma nação é o aeroviário. Com o passar dos anos, esse modal se popularizou e hoje se encontra totalmente difundido na sociedade. Assim, o crescimento do número de voos e das operações nos aeroportos implica em conflito entre as atividades de operação e a comunidade que vive nas regiões adjacentes aos sítios aeroportuários na qual o incomodo sonoro se mostra como sendo a maior causa de queixas, implicando diretamente na saúde e qualidade de vida para os que tem vivencia dentro de tais áreas. O seguinte artigo buscou estimar a população exposta ao ruído aeronáutico proveniente das operações no Aeroporto Internacional Castro Pinto – João Pessoa, com base no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) que usa da métrica DNL, que por meio da verificação das curvas de ruído classifica o uso do solo e também permite estimar as pessoas incomodadas e altamente incomodadas. Conclui-se que de acordo com o regulamento (RBAC) não há incoerência quanto ao uso do solo nas regiões próximas ao aeródromo, mas há necessidade de adequação do mesmo para melhor quantificação dos resultados.
id UCB-2_ed08c840ab88c0f86a4968b313455e85
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/11687
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Carvalho Júnior, Edson Benício deDuarte, Murilo da MataAndrade, Vinicius de Melo2018-11-12T18:19:46Z2018-11-102018-11-12T18:19:46Z2018DUARTE Murilo da Mata; ANDRADE Vinicius de Melo. Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP. 2018. 26 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11687Submitted by Micaella Souza (micaella.souza@ucb.br) on 2018-11-10T14:26:01Z No. of bitstreams: 1 MurilodaMataDuarteTCCGraduação2018.pdf: 2083070 bytes, checksum: 519d93eea7033625db36f1703da11913 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2018-11-12T18:19:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MurilodaMataDuarteTCCGraduação2018.pdf: 2083070 bytes, checksum: 519d93eea7033625db36f1703da11913 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-12T18:19:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MurilodaMataDuarteTCCGraduação2018.pdf: 2083070 bytes, checksum: 519d93eea7033625db36f1703da11913 (MD5) Previous issue date: 2018Atualmente, o modal responsável por grande parte da integração cultural e desenvolvimento socioeconômico de uma nação é o aeroviário. Com o passar dos anos, esse modal se popularizou e hoje se encontra totalmente difundido na sociedade. Assim, o crescimento do número de voos e das operações nos aeroportos implica em conflito entre as atividades de operação e a comunidade que vive nas regiões adjacentes aos sítios aeroportuários na qual o incomodo sonoro se mostra como sendo a maior causa de queixas, implicando diretamente na saúde e qualidade de vida para os que tem vivencia dentro de tais áreas. O seguinte artigo buscou estimar a população exposta ao ruído aeronáutico proveniente das operações no Aeroporto Internacional Castro Pinto – João Pessoa, com base no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) que usa da métrica DNL, que por meio da verificação das curvas de ruído classifica o uso do solo e também permite estimar as pessoas incomodadas e altamente incomodadas. Conclui-se que de acordo com o regulamento (RBAC) não há incoerência quanto ao uso do solo nas regiões próximas ao aeródromo, mas há necessidade de adequação do mesmo para melhor quantificação dos resultados.porUniversidade Católica de BrasíliaEngenharia Civil (Graduação)UCBBrasilEscola de Exatas, Arquitetura e Meio AmbienteCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILAeroportoCurvas de ruídoPoluição sonoraImpacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTMurilodaMataDuarteTCCGraduacao2018.pdf.txtMurilodaMataDuarteTCCGraduacao2018.pdf.txtExtracted texttext/plain38392https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11687/3/MurilodaMataDuarteTCCGraduacao2018.pdf.txt91cacb594b06cf7ce75aceaedf5526c8MD53ORIGINALMurilodaMataDuarteTCCGraduacao2018.pdfMurilodaMataDuarteTCCGraduacao2018.pdfArtigoapplication/pdf2083070https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11687/1/MurilodaMataDuarteTCCGraduacao2018.pdf519d93eea7033625db36f1703da11913MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11687/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/116872020-06-09 03:36:19.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP
title Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP
spellingShingle Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP
Duarte, Murilo da Mata
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Aeroporto
Curvas de ruído
Poluição sonora
title_short Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP
title_full Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP
title_fullStr Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP
title_full_unstemmed Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP
title_sort Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP
author Duarte, Murilo da Mata
author_facet Duarte, Murilo da Mata
Andrade, Vinicius de Melo
author_role author
author2 Andrade, Vinicius de Melo
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho Júnior, Edson Benício de
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Murilo da Mata
Andrade, Vinicius de Melo
contributor_str_mv Carvalho Júnior, Edson Benício de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Aeroporto
Curvas de ruído
Poluição sonora
dc.subject.por.fl_str_mv Aeroporto
Curvas de ruído
Poluição sonora
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Atualmente, o modal responsável por grande parte da integração cultural e desenvolvimento socioeconômico de uma nação é o aeroviário. Com o passar dos anos, esse modal se popularizou e hoje se encontra totalmente difundido na sociedade. Assim, o crescimento do número de voos e das operações nos aeroportos implica em conflito entre as atividades de operação e a comunidade que vive nas regiões adjacentes aos sítios aeroportuários na qual o incomodo sonoro se mostra como sendo a maior causa de queixas, implicando diretamente na saúde e qualidade de vida para os que tem vivencia dentro de tais áreas. O seguinte artigo buscou estimar a população exposta ao ruído aeronáutico proveniente das operações no Aeroporto Internacional Castro Pinto – João Pessoa, com base no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) que usa da métrica DNL, que por meio da verificação das curvas de ruído classifica o uso do solo e também permite estimar as pessoas incomodadas e altamente incomodadas. Conclui-se que de acordo com o regulamento (RBAC) não há incoerência quanto ao uso do solo nas regiões próximas ao aeródromo, mas há necessidade de adequação do mesmo para melhor quantificação dos resultados.
description Atualmente, o modal responsável por grande parte da integração cultural e desenvolvimento socioeconômico de uma nação é o aeroviário. Com o passar dos anos, esse modal se popularizou e hoje se encontra totalmente difundido na sociedade. Assim, o crescimento do número de voos e das operações nos aeroportos implica em conflito entre as atividades de operação e a comunidade que vive nas regiões adjacentes aos sítios aeroportuários na qual o incomodo sonoro se mostra como sendo a maior causa de queixas, implicando diretamente na saúde e qualidade de vida para os que tem vivencia dentro de tais áreas. O seguinte artigo buscou estimar a população exposta ao ruído aeronáutico proveniente das operações no Aeroporto Internacional Castro Pinto – João Pessoa, com base no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) que usa da métrica DNL, que por meio da verificação das curvas de ruído classifica o uso do solo e também permite estimar as pessoas incomodadas e altamente incomodadas. Conclui-se que de acordo com o regulamento (RBAC) não há incoerência quanto ao uso do solo nas regiões próximas ao aeródromo, mas há necessidade de adequação do mesmo para melhor quantificação dos resultados.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-12T18:19:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-10
2018-11-12T18:19:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUARTE Murilo da Mata; ANDRADE Vinicius de Melo. Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP. 2018. 26 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11687
identifier_str_mv DUARTE Murilo da Mata; ANDRADE Vinicius de Melo. Impacto ambiental sonoro decorrente da operação de aeronaves no aeroporto de João Pessoa - JP. 2018. 26 f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Civil (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11687/3/MurilodaMataDuarteTCCGraduacao2018.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11687/1/MurilodaMataDuarteTCCGraduacao2018.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11687/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 91cacb594b06cf7ce75aceaedf5526c8
519d93eea7033625db36f1703da11913
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829907266043904