A influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Emily Núbia da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11990
Resumo: Este estudo analisa a influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras. A pesquisa averigua as principais características do processo de internacionalização, utilizando-se de diversas reflexões teóricas sobre o tema, e, em seguida, analisa o processo de internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras e os desafios inerentes a este processo. Este trabalho também expõe diversas definições sobre o conceito de cultura, as principais dimensões deste conceito e, emprega a teoria das dimensões culturais de Geert Hofstede para analisar o conceito sobre a identidade cultural de um indivíduo, também construído pelo autor. Por fim, é realizada uma análise sobre como a cultura de um empresário influencia no processo de tomada de decisão acerca da internacionalização de uma micro e pequena empresa brasileira. E, constata-se que o empresário na figura do indivíduo tomador de decisão sofre influencia de sua identidade cultural, construída por sua natureza humana e sua personalidade. Este indivíduo apesar de basear suas decisões em critérios racionais, também se baseia em sua carga cultural para tomar uma decisão frente aos desafios intrínsecos ao processo de internacionalização de micro e pequenas empresas no Brasil.
id UCB-2_fa7c477e55db6cb829fe0a9df321fc18
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/11990
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Cunha, Camilla Sara GonçalvesMarinho, Emily Núbia da Silva2019-05-03T19:36:41Z2019-04-082019-05-03T19:36:41Z2017MARINHO, Emily Núbia da Silva. A influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras. 2017. 56 f. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11990Este estudo analisa a influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras. A pesquisa averigua as principais características do processo de internacionalização, utilizando-se de diversas reflexões teóricas sobre o tema, e, em seguida, analisa o processo de internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras e os desafios inerentes a este processo. Este trabalho também expõe diversas definições sobre o conceito de cultura, as principais dimensões deste conceito e, emprega a teoria das dimensões culturais de Geert Hofstede para analisar o conceito sobre a identidade cultural de um indivíduo, também construído pelo autor. Por fim, é realizada uma análise sobre como a cultura de um empresário influencia no processo de tomada de decisão acerca da internacionalização de uma micro e pequena empresa brasileira. E, constata-se que o empresário na figura do indivíduo tomador de decisão sofre influencia de sua identidade cultural, construída por sua natureza humana e sua personalidade. Este indivíduo apesar de basear suas decisões em critérios racionais, também se baseia em sua carga cultural para tomar uma decisão frente aos desafios intrínsecos ao processo de internacionalização de micro e pequenas empresas no Brasil.This study analyzes the influence of culture in the decision-making process on the internationalization of micro and small Brazilian companies. The research examines the main characteristics of the internationalization process, using several theoretical reflections about the theme, and then analyzes the internationalization process of micro and small Brazilian companies and the challenges of this process. This paper also exposes several definitions about the concept of culture, the main dimensions of this concept, and employs Geert Hofstede's theory of cultural dimensions to analyze the concept of the cultural identity of an individual, also constructed by the author. Finally, an analysis is made of how the culture of an entrepreneur influences the decision-making process about the internationalization of a Brazilian micro and small company. And, it is verified that the entrepreneur in the figure of the decision-making individual is influenced by his cultural identity, built by his human nature and his personality. This individual, despite based his decisions on rational criteria, also relies on his cultural load to make a decision regarding the challenges intrinsic to the process of internationalization of micro and small enterprises in Brazil.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-04-08T18:07:10Z No. of bitstreams: 1 EmilyNubiaDaSilvaMarinhoTCCGraduacao2017.pdf: 840813 bytes, checksum: 1e3838f92270a4459331970c0af53ea9 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-05-03T19:36:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EmilyNubiaDaSilvaMarinhoTCCGraduacao2017.pdf: 840813 bytes, checksum: 1e3838f92270a4459331970c0af53ea9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-03T19:36:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EmilyNubiaDaSilvaMarinhoTCCGraduacao2017.pdf: 840813 bytes, checksum: 1e3838f92270a4459331970c0af53ea9 (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISInternacionalizaçãoMicro e pequenas empresasProcesso de tomada de decisãoCulturaA influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTEmilyNubiaDaSilvaMarinhoTCCGraduacao2017.pdf.txtEmilyNubiaDaSilvaMarinhoTCCGraduacao2017.pdf.txtExtracted texttext/plain107062https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11990/3/EmilyNubiaDaSilvaMarinhoTCCGraduacao2017.pdf.txtfe716c8a0da5268ecb49c80078e93c61MD53ORIGINALEmilyNubiaDaSilvaMarinhoTCCGraduacao2017.pdfEmilyNubiaDaSilvaMarinhoTCCGraduacao2017.pdfArtigoapplication/pdf840813https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11990/1/EmilyNubiaDaSilvaMarinhoTCCGraduacao2017.pdf1e3838f92270a4459331970c0af53ea9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11990/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/119902020-06-09 03:40:41.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras
title A influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras
spellingShingle A influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras
Marinho, Emily Núbia da Silva
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Internacionalização
Micro e pequenas empresas
Processo de tomada de decisão
Cultura
title_short A influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras
title_full A influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras
title_fullStr A influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras
title_full_unstemmed A influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras
title_sort A influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras
author Marinho, Emily Núbia da Silva
author_facet Marinho, Emily Núbia da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Camilla Sara Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Emily Núbia da Silva
contributor_str_mv Cunha, Camilla Sara Gonçalves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
topic CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Internacionalização
Micro e pequenas empresas
Processo de tomada de decisão
Cultura
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Micro e pequenas empresas
Processo de tomada de decisão
Cultura
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo analisa a influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras. A pesquisa averigua as principais características do processo de internacionalização, utilizando-se de diversas reflexões teóricas sobre o tema, e, em seguida, analisa o processo de internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras e os desafios inerentes a este processo. Este trabalho também expõe diversas definições sobre o conceito de cultura, as principais dimensões deste conceito e, emprega a teoria das dimensões culturais de Geert Hofstede para analisar o conceito sobre a identidade cultural de um indivíduo, também construído pelo autor. Por fim, é realizada uma análise sobre como a cultura de um empresário influencia no processo de tomada de decisão acerca da internacionalização de uma micro e pequena empresa brasileira. E, constata-se que o empresário na figura do indivíduo tomador de decisão sofre influencia de sua identidade cultural, construída por sua natureza humana e sua personalidade. Este indivíduo apesar de basear suas decisões em critérios racionais, também se baseia em sua carga cultural para tomar uma decisão frente aos desafios intrínsecos ao processo de internacionalização de micro e pequenas empresas no Brasil.
This study analyzes the influence of culture in the decision-making process on the internationalization of micro and small Brazilian companies. The research examines the main characteristics of the internationalization process, using several theoretical reflections about the theme, and then analyzes the internationalization process of micro and small Brazilian companies and the challenges of this process. This paper also exposes several definitions about the concept of culture, the main dimensions of this concept, and employs Geert Hofstede's theory of cultural dimensions to analyze the concept of the cultural identity of an individual, also constructed by the author. Finally, an analysis is made of how the culture of an entrepreneur influences the decision-making process about the internationalization of a Brazilian micro and small company. And, it is verified that the entrepreneur in the figure of the decision-making individual is influenced by his cultural identity, built by his human nature and his personality. This individual, despite based his decisions on rational criteria, also relies on his cultural load to make a decision regarding the challenges intrinsic to the process of internationalization of micro and small enterprises in Brazil.
description Este estudo analisa a influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras. A pesquisa averigua as principais características do processo de internacionalização, utilizando-se de diversas reflexões teóricas sobre o tema, e, em seguida, analisa o processo de internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras e os desafios inerentes a este processo. Este trabalho também expõe diversas definições sobre o conceito de cultura, as principais dimensões deste conceito e, emprega a teoria das dimensões culturais de Geert Hofstede para analisar o conceito sobre a identidade cultural de um indivíduo, também construído pelo autor. Por fim, é realizada uma análise sobre como a cultura de um empresário influencia no processo de tomada de decisão acerca da internacionalização de uma micro e pequena empresa brasileira. E, constata-se que o empresário na figura do indivíduo tomador de decisão sofre influencia de sua identidade cultural, construída por sua natureza humana e sua personalidade. Este indivíduo apesar de basear suas decisões em critérios racionais, também se baseia em sua carga cultural para tomar uma decisão frente aos desafios intrínsecos ao processo de internacionalização de micro e pequenas empresas no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-03T19:36:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-08
2019-05-03T19:36:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARINHO, Emily Núbia da Silva. A influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras. 2017. 56 f. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11990
identifier_str_mv MARINHO, Emily Núbia da Silva. A influência da cultura no processo de tomada de decisão sobre a internacionalização de micro e pequenas empresas brasileiras. 2017. 56 f. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Relações Internacionais (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades, Negócios e Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11990/3/EmilyNubiaDaSilvaMarinhoTCCGraduacao2017.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11990/1/EmilyNubiaDaSilvaMarinhoTCCGraduacao2017.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11990/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fe716c8a0da5268ecb49c80078e93c61
1e3838f92270a4459331970c0af53ea9
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829910538649600