Desafiando a lógica mercantil: chipmusic e os caminhos traçados por produtores culturais independentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4348 |
Resumo: | É impossível negar que o mundo hoje é organizado e regido pelas regras econômicas do capitalismo. No entanto, ainda que essas regras façam parte da vida de todas as pessoas e de quase todos os setores produtivos, na música, algumas iniciativas têm ido em direção oposta à da lógica mercantil. Uma delas, que é objeto deste artigo, é a chipmusic, cena musical que explora tecnologias já obsoletas e que dá grande valor à criatividade. O exemplo que será analisado neste texto é do coletivo Chippanze, especialmente seus processos de produção e distribuição dos produtos. A análise tem em vista justamente a oposição que o grupo faz à sociedade em que está inserido. |
id |
UCB-4_c1cac4b76e9350e696215c4defa4322b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4348 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafiando a lógica mercantil: chipmusic e os caminhos traçados por produtores culturais independentesChipmusic. Indústria cultural. Indústria fonográficaÉ impossível negar que o mundo hoje é organizado e regido pelas regras econômicas do capitalismo. No entanto, ainda que essas regras façam parte da vida de todas as pessoas e de quase todos os setores produtivos, na música, algumas iniciativas têm ido em direção oposta à da lógica mercantil. Uma delas, que é objeto deste artigo, é a chipmusic, cena musical que explora tecnologias já obsoletas e que dá grande valor à criatividade. O exemplo que será analisado neste texto é do coletivo Chippanze, especialmente seus processos de produção e distribuição dos produtos. A análise tem em vista justamente a oposição que o grupo faz à sociedade em que está inserido.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2015-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/434810.31501/comunicologia.v7i1.4348Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 7, N. 1, JAN./JUN., 2014; 25-401981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4348/3595https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4348/8508Schäfer, Camilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:50:35Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/4348Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:50:35Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafiando a lógica mercantil: chipmusic e os caminhos traçados por produtores culturais independentes |
title |
Desafiando a lógica mercantil: chipmusic e os caminhos traçados por produtores culturais independentes |
spellingShingle |
Desafiando a lógica mercantil: chipmusic e os caminhos traçados por produtores culturais independentes Schäfer, Camila Chipmusic. Indústria cultural. Indústria fonográfica |
title_short |
Desafiando a lógica mercantil: chipmusic e os caminhos traçados por produtores culturais independentes |
title_full |
Desafiando a lógica mercantil: chipmusic e os caminhos traçados por produtores culturais independentes |
title_fullStr |
Desafiando a lógica mercantil: chipmusic e os caminhos traçados por produtores culturais independentes |
title_full_unstemmed |
Desafiando a lógica mercantil: chipmusic e os caminhos traçados por produtores culturais independentes |
title_sort |
Desafiando a lógica mercantil: chipmusic e os caminhos traçados por produtores culturais independentes |
author |
Schäfer, Camila |
author_facet |
Schäfer, Camila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schäfer, Camila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chipmusic. Indústria cultural. Indústria fonográfica |
topic |
Chipmusic. Indústria cultural. Indústria fonográfica |
description |
É impossível negar que o mundo hoje é organizado e regido pelas regras econômicas do capitalismo. No entanto, ainda que essas regras façam parte da vida de todas as pessoas e de quase todos os setores produtivos, na música, algumas iniciativas têm ido em direção oposta à da lógica mercantil. Uma delas, que é objeto deste artigo, é a chipmusic, cena musical que explora tecnologias já obsoletas e que dá grande valor à criatividade. O exemplo que será analisado neste texto é do coletivo Chippanze, especialmente seus processos de produção e distribuição dos produtos. A análise tem em vista justamente a oposição que o grupo faz à sociedade em que está inserido. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4348 10.31501/comunicologia.v7i1.4348 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4348 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v7i1.4348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4348/3595 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/4348/8508 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 7, N. 1, JAN./JUN., 2014; 25-40 1981-2132 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916167589888 |