Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6478 |
Resumo: | Este artigo busca inserções do conceito de arquétipo, da Psicologia Analítica, na construção de anúncios e marcasintegrantes da narrativa publicitária. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análise do comercialVideo conferencing from Sony. Inicialmente, são definidas as estruturas que constituem o arquétipo: o imaginário,os símbolos e as imagens coletivas. Em seguida, mostra-se a presença dos arquétipos da mitologia clássica e suasatualizações na publicidade e em outras narrativas contemporâneas. O cerne da reflexão é a comparação das estruturas narrativas na mitologia e nos anúncios, mostrando que as pessoas e as personagens têm um arquétipo predominanteem sua personalidade e que essa característica é amplamente utilizada na construção do posicionamento de marcase na venda de produtos. |
id |
UCB-4_f849fce3cc4ee5344f5997205a511355 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6478 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from SonyEste artigo busca inserções do conceito de arquétipo, da Psicologia Analítica, na construção de anúncios e marcasintegrantes da narrativa publicitária. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análise do comercialVideo conferencing from Sony. Inicialmente, são definidas as estruturas que constituem o arquétipo: o imaginário,os símbolos e as imagens coletivas. Em seguida, mostra-se a presença dos arquétipos da mitologia clássica e suasatualizações na publicidade e em outras narrativas contemporâneas. O cerne da reflexão é a comparação das estruturas narrativas na mitologia e nos anúncios, mostrando que as pessoas e as personagens têm um arquétipo predominanteem sua personalidade e que essa característica é amplamente utilizada na construção do posicionamento de marcase na venda de produtos.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/647810.31501/comunicologia.v8i1.6478Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 8, N. 1, JAN./JUN., 2015; 27-511981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6478/4058Sobrinho, Asdrúbal Borges FormigaOliveira, Marcelo Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:50:14Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6478Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:50:14Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony |
title |
Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony |
spellingShingle |
Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony Sobrinho, Asdrúbal Borges Formiga |
title_short |
Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony |
title_full |
Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony |
title_fullStr |
Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony |
title_full_unstemmed |
Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony |
title_sort |
Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony |
author |
Sobrinho, Asdrúbal Borges Formiga |
author_facet |
Sobrinho, Asdrúbal Borges Formiga Oliveira, Marcelo Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marcelo Alves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobrinho, Asdrúbal Borges Formiga Oliveira, Marcelo Alves de |
description |
Este artigo busca inserções do conceito de arquétipo, da Psicologia Analítica, na construção de anúncios e marcasintegrantes da narrativa publicitária. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análise do comercialVideo conferencing from Sony. Inicialmente, são definidas as estruturas que constituem o arquétipo: o imaginário,os símbolos e as imagens coletivas. Em seguida, mostra-se a presença dos arquétipos da mitologia clássica e suasatualizações na publicidade e em outras narrativas contemporâneas. O cerne da reflexão é a comparação das estruturas narrativas na mitologia e nos anúncios, mostrando que as pessoas e as personagens têm um arquétipo predominanteem sua personalidade e que essa característica é amplamente utilizada na construção do posicionamento de marcase na venda de produtos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6478 10.31501/comunicologia.v8i1.6478 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6478 |
identifier_str_mv |
10.31501/comunicologia.v8i1.6478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6478/4058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 8, N. 1, JAN./JUN., 2015; 27-51 1981-2132 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1809280916550320128 |