Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobrinho, Asdrúbal Borges Formiga
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Marcelo Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6478
Resumo: Este artigo busca inserções do conceito de arquétipo, da Psicologia Analítica, na construção de anúncios e marcasintegrantes da narrativa publicitária. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análise do comercialVideo conferencing from Sony. Inicialmente, são definidas as estruturas que constituem o arquétipo: o imaginário,os símbolos e as imagens coletivas. Em seguida, mostra-se a presença dos arquétipos da mitologia clássica e suasatualizações na publicidade e em outras narrativas contemporâneas. O cerne da reflexão é a comparação das estruturas narrativas na mitologia e nos anúncios, mostrando que as pessoas e as personagens têm um arquétipo predominanteem sua personalidade e que essa característica é amplamente utilizada na construção do posicionamento de marcase na venda de produtos.
id UCB-4_f849fce3cc4ee5344f5997205a511355
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6478
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from SonyEste artigo busca inserções do conceito de arquétipo, da Psicologia Analítica, na construção de anúncios e marcasintegrantes da narrativa publicitária. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análise do comercialVideo conferencing from Sony. Inicialmente, são definidas as estruturas que constituem o arquétipo: o imaginário,os símbolos e as imagens coletivas. Em seguida, mostra-se a presença dos arquétipos da mitologia clássica e suasatualizações na publicidade e em outras narrativas contemporâneas. O cerne da reflexão é a comparação das estruturas narrativas na mitologia e nos anúncios, mostrando que as pessoas e as personagens têm um arquétipo predominanteem sua personalidade e que essa característica é amplamente utilizada na construção do posicionamento de marcase na venda de produtos.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/647810.31501/comunicologia.v8i1.6478Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 8, N. 1, JAN./JUN., 2015; 27-511981-2132reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6478/4058Sobrinho, Asdrúbal Borges FormigaOliveira, Marcelo Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T15:50:14Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/6478Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2017-06-27T15:50:14Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony
title Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony
spellingShingle Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony
Sobrinho, Asdrúbal Borges Formiga
title_short Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony
title_full Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony
title_fullStr Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony
title_full_unstemmed Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony
title_sort Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony
author Sobrinho, Asdrúbal Borges Formiga
author_facet Sobrinho, Asdrúbal Borges Formiga
Oliveira, Marcelo Alves de
author_role author
author2 Oliveira, Marcelo Alves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobrinho, Asdrúbal Borges Formiga
Oliveira, Marcelo Alves de
description Este artigo busca inserções do conceito de arquétipo, da Psicologia Analítica, na construção de anúncios e marcasintegrantes da narrativa publicitária. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análise do comercialVideo conferencing from Sony. Inicialmente, são definidas as estruturas que constituem o arquétipo: o imaginário,os símbolos e as imagens coletivas. Em seguida, mostra-se a presença dos arquétipos da mitologia clássica e suasatualizações na publicidade e em outras narrativas contemporâneas. O cerne da reflexão é a comparação das estruturas narrativas na mitologia e nos anúncios, mostrando que as pessoas e as personagens têm um arquétipo predominanteem sua personalidade e que essa característica é amplamente utilizada na construção do posicionamento de marcase na venda de produtos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6478
10.31501/comunicologia.v8i1.6478
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6478
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v8i1.6478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/6478/4058
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 8, N. 1, JAN./JUN., 2015; 27-51
1981-2132
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1809280916550320128