BRINCADEIRAS DE LUTA E CULTURA INFANTIL: ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (2004-2013) - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p181-195

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Mayrhon José Abrantes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Wiggers, Ingrid Dittrich, Filgueira de Almeida, Dulce Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5093
Resumo: O trabalho tem por objetivo apresentar um panorama de estudos que abordam o tema “brincadeiras de luta” em publicações especializadas da educação física. No espectro das práticas corporais, as lutas integram a cultura infantil. Compreende-se por cultura infantil as experiências vividas pelas crianças e sua apropriação em termos de sentidos e significados atribuídos por elas próprias às suas ações. As crianças são consideradas como atores e autores de suas próprias histórias, portanto, sujeitos do processo cultural. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica em oito revistas da área da educação física, editadas no Brasil, entre 2004 e 2013. O trabalho de revisão da literatura foi distribuído em três etapas, incluindo análise de palavras-chave, título e resumo dos artigos, bem como leitura do texto completo. Foram identificados treze artigos que apresentam discussões acerca dessa manifestação da cultura infantil. Evidenciou-se predomínio de abordagens qualitativas de pesquisa. Em relação ao tipo de estudo, a maior parte dos artigos analisados se caracteriza como pesquisa de campo e de delineamento etnográfico. As categorias temáticas enfocadas foram as de “gênero”, “mídias” e “violência”. Os artigos que abordam a categoria “gênero” apontam para as determinações culturais que situam as brincadeiras de luta como características do público masculino. Os estudos que tratam da categoria “mídias” ressaltam a ludicidade e a criatividade na composição das brincadeiras. A análise indicou duas concepções acerca das brincadeiras de luta que permeiam as pesquisas examinadas. A primeira situa as brincadeiras de luta como representação de violência e a outra como expressão da cultura lúdica das crianças.
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