BRINCADEIRAS DE LUTA E CULTURA INFANTIL: ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (2004-2013) - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p181-195
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5093 |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo apresentar um panorama de estudos que abordam o tema “brincadeiras de luta” em publicações especializadas da educação física. No espectro das práticas corporais, as lutas integram a cultura infantil. Compreende-se por cultura infantil as experiências vividas pelas crianças e sua apropriação em termos de sentidos e significados atribuídos por elas próprias às suas ações. As crianças são consideradas como atores e autores de suas próprias histórias, portanto, sujeitos do processo cultural. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica em oito revistas da área da educação física, editadas no Brasil, entre 2004 e 2013. O trabalho de revisão da literatura foi distribuído em três etapas, incluindo análise de palavras-chave, título e resumo dos artigos, bem como leitura do texto completo. Foram identificados treze artigos que apresentam discussões acerca dessa manifestação da cultura infantil. Evidenciou-se predomínio de abordagens qualitativas de pesquisa. Em relação ao tipo de estudo, a maior parte dos artigos analisados se caracteriza como pesquisa de campo e de delineamento etnográfico. As categorias temáticas enfocadas foram as de “gênero”, “mídias” e “violência”. Os artigos que abordam a categoria “gênero” apontam para as determinações culturais que situam as brincadeiras de luta como características do público masculino. Os estudos que tratam da categoria “mídias” ressaltam a ludicidade e a criatividade na composição das brincadeiras. A análise indicou duas concepções acerca das brincadeiras de luta que permeiam as pesquisas examinadas. A primeira situa as brincadeiras de luta como representação de violência e a outra como expressão da cultura lúdica das crianças. |
id |
UCB-5_55127274d8636899053590dbf42130dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5093 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BRINCADEIRAS DE LUTA E CULTURA INFANTIL: ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (2004-2013) - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p181-195Crianças Brincadeiras Violência.O trabalho tem por objetivo apresentar um panorama de estudos que abordam o tema “brincadeiras de luta” em publicações especializadas da educação física. No espectro das práticas corporais, as lutas integram a cultura infantil. Compreende-se por cultura infantil as experiências vividas pelas crianças e sua apropriação em termos de sentidos e significados atribuídos por elas próprias às suas ações. As crianças são consideradas como atores e autores de suas próprias histórias, portanto, sujeitos do processo cultural. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica em oito revistas da área da educação física, editadas no Brasil, entre 2004 e 2013. O trabalho de revisão da literatura foi distribuído em três etapas, incluindo análise de palavras-chave, título e resumo dos artigos, bem como leitura do texto completo. Foram identificados treze artigos que apresentam discussões acerca dessa manifestação da cultura infantil. Evidenciou-se predomínio de abordagens qualitativas de pesquisa. Em relação ao tipo de estudo, a maior parte dos artigos analisados se caracteriza como pesquisa de campo e de delineamento etnográfico. As categorias temáticas enfocadas foram as de “gênero”, “mídias” e “violência”. Os artigos que abordam a categoria “gênero” apontam para as determinações culturais que situam as brincadeiras de luta como características do público masculino. Os estudos que tratam da categoria “mídias” ressaltam a ludicidade e a criatividade na composição das brincadeiras. A análise indicou duas concepções acerca das brincadeiras de luta que permeiam as pesquisas examinadas. A primeira situa as brincadeiras de luta como representação de violência e a outra como expressão da cultura lúdica das crianças.Universidade Católica de Brasília2015-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/509310.18511/rbcm.v23i3.5093Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 23 n. 3 (2015); 181-1950103-171610.31501/rbcm.v23i3reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5093/4010https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5093/5093https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5093/9057https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5093/9058Farias, Mayrhon José AbrantesWiggers, Ingrid DittrichFilgueira de Almeida, Dulce Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:46:16Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5093Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:46:16Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BRINCADEIRAS DE LUTA E CULTURA INFANTIL: ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (2004-2013) - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p181-195 |
title |
BRINCADEIRAS DE LUTA E CULTURA INFANTIL: ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (2004-2013) - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p181-195 |
spellingShingle |
BRINCADEIRAS DE LUTA E CULTURA INFANTIL: ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (2004-2013) - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p181-195 Farias, Mayrhon José Abrantes Crianças Brincadeiras Violência. |
title_short |
BRINCADEIRAS DE LUTA E CULTURA INFANTIL: ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (2004-2013) - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p181-195 |
title_full |
BRINCADEIRAS DE LUTA E CULTURA INFANTIL: ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (2004-2013) - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p181-195 |
title_fullStr |
BRINCADEIRAS DE LUTA E CULTURA INFANTIL: ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (2004-2013) - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p181-195 |
title_full_unstemmed |
BRINCADEIRAS DE LUTA E CULTURA INFANTIL: ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (2004-2013) - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p181-195 |
title_sort |
BRINCADEIRAS DE LUTA E CULTURA INFANTIL: ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (2004-2013) - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p181-195 |
author |
Farias, Mayrhon José Abrantes |
author_facet |
Farias, Mayrhon José Abrantes Wiggers, Ingrid Dittrich Filgueira de Almeida, Dulce Maria |
author_role |
author |
author2 |
Wiggers, Ingrid Dittrich Filgueira de Almeida, Dulce Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Mayrhon José Abrantes Wiggers, Ingrid Dittrich Filgueira de Almeida, Dulce Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Brincadeiras Violência. |
topic |
Crianças Brincadeiras Violência. |
description |
O trabalho tem por objetivo apresentar um panorama de estudos que abordam o tema “brincadeiras de luta” em publicações especializadas da educação física. No espectro das práticas corporais, as lutas integram a cultura infantil. Compreende-se por cultura infantil as experiências vividas pelas crianças e sua apropriação em termos de sentidos e significados atribuídos por elas próprias às suas ações. As crianças são consideradas como atores e autores de suas próprias histórias, portanto, sujeitos do processo cultural. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica em oito revistas da área da educação física, editadas no Brasil, entre 2004 e 2013. O trabalho de revisão da literatura foi distribuído em três etapas, incluindo análise de palavras-chave, título e resumo dos artigos, bem como leitura do texto completo. Foram identificados treze artigos que apresentam discussões acerca dessa manifestação da cultura infantil. Evidenciou-se predomínio de abordagens qualitativas de pesquisa. Em relação ao tipo de estudo, a maior parte dos artigos analisados se caracteriza como pesquisa de campo e de delineamento etnográfico. As categorias temáticas enfocadas foram as de “gênero”, “mídias” e “violência”. Os artigos que abordam a categoria “gênero” apontam para as determinações culturais que situam as brincadeiras de luta como características do público masculino. Os estudos que tratam da categoria “mídias” ressaltam a ludicidade e a criatividade na composição das brincadeiras. A análise indicou duas concepções acerca das brincadeiras de luta que permeiam as pesquisas examinadas. A primeira situa as brincadeiras de luta como representação de violência e a outra como expressão da cultura lúdica das crianças. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5093 10.18511/rbcm.v23i3.5093 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5093 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v23i3.5093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5093/4010 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5093/5093 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5093/9057 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5093/9058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 23 n. 3 (2015); 181-195 0103-1716 10.31501/rbcm.v23i3 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304119726374912 |