EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Luciana Gassenferth
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13264
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi investigar o desenvolvimento das aulas remotas de Educação Física Escolar durante a Pandemia da COVID-19 e as implicações no desenvolvimento motor de estudantes, por meio de uma revisão bibliográfica. O levantamento, a análise e a seleção da produção científica aconteceram em quatro etapas: 1) busca simples de produções científicas sobre as tendências do estudo; 2) delimitação do período de publicação entre 2019 e 2021; 3) análise preliminar da relevância do artigo aos termos investigados; 4) estudo minucioso do conteúdo, analisando-se criticamente a metodologia adotada e os resultados obtidos. Foram encontrados 19 artigos referentes ao tema e destes, 07 artigos foram selecionados para este estudo. As pesquisas foram agrupadas e apresentadas em tópicos de acordo com o tema do estudo. Os estudos sobre o desenvolvimento dos conteúdos nas aulas remotas de Educação Física Escolar indicam um ensino remoto desigual para alunos de escolas particulares e públicas, de acordo com o acesso à tecnologia, a conectividade e a preparação de professores, com prejuízos motores para os alunos que não tiveram orientação no desenvolvimento de conteúdos práticos remotos. Os estudos que avaliaram o desenvolvimento motor sugerem uma defasagem motora em crianças que não praticaram atividade física durante a pandemia. De uma forma geral foi possível observar que o ensino remoto adotado para substituir, de forma emergencial, o ensino presencial não está sendo suficiente para substituir integralmente o ambiente escolar presencial, podendo haver um retrocesso na trajetória do aprendizado dos conteúdos da Educação Física Escolar, e, na aquisição das habilidades motoras.
id UCB-5_714b20d8ec69a123ba1399366f7124ea
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13264
network_acronym_str UCB-5
network_name_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTESDesenvolvimento Motor Educação Física Escolar Pandemia COVID19 Sedentarismo infantil.O objetivo dessa pesquisa foi investigar o desenvolvimento das aulas remotas de Educação Física Escolar durante a Pandemia da COVID-19 e as implicações no desenvolvimento motor de estudantes, por meio de uma revisão bibliográfica. O levantamento, a análise e a seleção da produção científica aconteceram em quatro etapas: 1) busca simples de produções científicas sobre as tendências do estudo; 2) delimitação do período de publicação entre 2019 e 2021; 3) análise preliminar da relevância do artigo aos termos investigados; 4) estudo minucioso do conteúdo, analisando-se criticamente a metodologia adotada e os resultados obtidos. Foram encontrados 19 artigos referentes ao tema e destes, 07 artigos foram selecionados para este estudo. As pesquisas foram agrupadas e apresentadas em tópicos de acordo com o tema do estudo. Os estudos sobre o desenvolvimento dos conteúdos nas aulas remotas de Educação Física Escolar indicam um ensino remoto desigual para alunos de escolas particulares e públicas, de acordo com o acesso à tecnologia, a conectividade e a preparação de professores, com prejuízos motores para os alunos que não tiveram orientação no desenvolvimento de conteúdos práticos remotos. Os estudos que avaliaram o desenvolvimento motor sugerem uma defasagem motora em crianças que não praticaram atividade física durante a pandemia. De uma forma geral foi possível observar que o ensino remoto adotado para substituir, de forma emergencial, o ensino presencial não está sendo suficiente para substituir integralmente o ambiente escolar presencial, podendo haver um retrocesso na trajetória do aprendizado dos conteúdos da Educação Física Escolar, e, na aquisição das habilidades motoras.Universidade Católica de Brasília2023-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1326410.31501/rbcm.v30i3.13264Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 3 (2022)0103-171610.31501/rbcm.v30i03reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13264/11501Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Luciana Gassenferth2023-05-10T00:18:17Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13264Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2023-05-10T00:18:17Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES
title EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES
Araujo, Luciana Gassenferth
Desenvolvimento Motor
Educação Física Escolar
Pandemia COVID19
Sedentarismo infantil.
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES
author Araujo, Luciana Gassenferth
author_facet Araujo, Luciana Gassenferth
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Luciana Gassenferth
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Motor
Educação Física Escolar
Pandemia COVID19
Sedentarismo infantil.
topic Desenvolvimento Motor
Educação Física Escolar
Pandemia COVID19
Sedentarismo infantil.
description O objetivo dessa pesquisa foi investigar o desenvolvimento das aulas remotas de Educação Física Escolar durante a Pandemia da COVID-19 e as implicações no desenvolvimento motor de estudantes, por meio de uma revisão bibliográfica. O levantamento, a análise e a seleção da produção científica aconteceram em quatro etapas: 1) busca simples de produções científicas sobre as tendências do estudo; 2) delimitação do período de publicação entre 2019 e 2021; 3) análise preliminar da relevância do artigo aos termos investigados; 4) estudo minucioso do conteúdo, analisando-se criticamente a metodologia adotada e os resultados obtidos. Foram encontrados 19 artigos referentes ao tema e destes, 07 artigos foram selecionados para este estudo. As pesquisas foram agrupadas e apresentadas em tópicos de acordo com o tema do estudo. Os estudos sobre o desenvolvimento dos conteúdos nas aulas remotas de Educação Física Escolar indicam um ensino remoto desigual para alunos de escolas particulares e públicas, de acordo com o acesso à tecnologia, a conectividade e a preparação de professores, com prejuízos motores para os alunos que não tiveram orientação no desenvolvimento de conteúdos práticos remotos. Os estudos que avaliaram o desenvolvimento motor sugerem uma defasagem motora em crianças que não praticaram atividade física durante a pandemia. De uma forma geral foi possível observar que o ensino remoto adotado para substituir, de forma emergencial, o ensino presencial não está sendo suficiente para substituir integralmente o ambiente escolar presencial, podendo haver um retrocesso na trajetória do aprendizado dos conteúdos da Educação Física Escolar, e, na aquisição das habilidades motoras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13264
10.31501/rbcm.v30i3.13264
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13264
identifier_str_mv 10.31501/rbcm.v30i3.13264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13264/11501
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 3 (2022)
0103-1716
10.31501/rbcm.v30i03
reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv ||jr_lazer@yahoo.com.br
_version_ 1799304115326550016