EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13264 |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa foi investigar o desenvolvimento das aulas remotas de Educação Física Escolar durante a Pandemia da COVID-19 e as implicações no desenvolvimento motor de estudantes, por meio de uma revisão bibliográfica. O levantamento, a análise e a seleção da produção científica aconteceram em quatro etapas: 1) busca simples de produções científicas sobre as tendências do estudo; 2) delimitação do período de publicação entre 2019 e 2021; 3) análise preliminar da relevância do artigo aos termos investigados; 4) estudo minucioso do conteúdo, analisando-se criticamente a metodologia adotada e os resultados obtidos. Foram encontrados 19 artigos referentes ao tema e destes, 07 artigos foram selecionados para este estudo. As pesquisas foram agrupadas e apresentadas em tópicos de acordo com o tema do estudo. Os estudos sobre o desenvolvimento dos conteúdos nas aulas remotas de Educação Física Escolar indicam um ensino remoto desigual para alunos de escolas particulares e públicas, de acordo com o acesso à tecnologia, a conectividade e a preparação de professores, com prejuízos motores para os alunos que não tiveram orientação no desenvolvimento de conteúdos práticos remotos. Os estudos que avaliaram o desenvolvimento motor sugerem uma defasagem motora em crianças que não praticaram atividade física durante a pandemia. De uma forma geral foi possível observar que o ensino remoto adotado para substituir, de forma emergencial, o ensino presencial não está sendo suficiente para substituir integralmente o ambiente escolar presencial, podendo haver um retrocesso na trajetória do aprendizado dos conteúdos da Educação Física Escolar, e, na aquisição das habilidades motoras. |
id |
UCB-5_714b20d8ec69a123ba1399366f7124ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13264 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTESDesenvolvimento Motor Educação Física Escolar Pandemia COVID19 Sedentarismo infantil.O objetivo dessa pesquisa foi investigar o desenvolvimento das aulas remotas de Educação Física Escolar durante a Pandemia da COVID-19 e as implicações no desenvolvimento motor de estudantes, por meio de uma revisão bibliográfica. O levantamento, a análise e a seleção da produção científica aconteceram em quatro etapas: 1) busca simples de produções científicas sobre as tendências do estudo; 2) delimitação do período de publicação entre 2019 e 2021; 3) análise preliminar da relevância do artigo aos termos investigados; 4) estudo minucioso do conteúdo, analisando-se criticamente a metodologia adotada e os resultados obtidos. Foram encontrados 19 artigos referentes ao tema e destes, 07 artigos foram selecionados para este estudo. As pesquisas foram agrupadas e apresentadas em tópicos de acordo com o tema do estudo. Os estudos sobre o desenvolvimento dos conteúdos nas aulas remotas de Educação Física Escolar indicam um ensino remoto desigual para alunos de escolas particulares e públicas, de acordo com o acesso à tecnologia, a conectividade e a preparação de professores, com prejuízos motores para os alunos que não tiveram orientação no desenvolvimento de conteúdos práticos remotos. Os estudos que avaliaram o desenvolvimento motor sugerem uma defasagem motora em crianças que não praticaram atividade física durante a pandemia. De uma forma geral foi possível observar que o ensino remoto adotado para substituir, de forma emergencial, o ensino presencial não está sendo suficiente para substituir integralmente o ambiente escolar presencial, podendo haver um retrocesso na trajetória do aprendizado dos conteúdos da Educação Física Escolar, e, na aquisição das habilidades motoras.Universidade Católica de Brasília2023-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1326410.31501/rbcm.v30i3.13264Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 3 (2022)0103-171610.31501/rbcm.v30i03reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13264/11501Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Luciana Gassenferth2023-05-10T00:18:17Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/13264Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2023-05-10T00:18:17Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES Araujo, Luciana Gassenferth Desenvolvimento Motor Educação Física Escolar Pandemia COVID19 Sedentarismo infantil. |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PANDEMIA DA COVID-19: AULAS REMOTAS E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESTUDANTES |
author |
Araujo, Luciana Gassenferth |
author_facet |
Araujo, Luciana Gassenferth |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Luciana Gassenferth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Motor Educação Física Escolar Pandemia COVID19 Sedentarismo infantil. |
topic |
Desenvolvimento Motor Educação Física Escolar Pandemia COVID19 Sedentarismo infantil. |
description |
O objetivo dessa pesquisa foi investigar o desenvolvimento das aulas remotas de Educação Física Escolar durante a Pandemia da COVID-19 e as implicações no desenvolvimento motor de estudantes, por meio de uma revisão bibliográfica. O levantamento, a análise e a seleção da produção científica aconteceram em quatro etapas: 1) busca simples de produções científicas sobre as tendências do estudo; 2) delimitação do período de publicação entre 2019 e 2021; 3) análise preliminar da relevância do artigo aos termos investigados; 4) estudo minucioso do conteúdo, analisando-se criticamente a metodologia adotada e os resultados obtidos. Foram encontrados 19 artigos referentes ao tema e destes, 07 artigos foram selecionados para este estudo. As pesquisas foram agrupadas e apresentadas em tópicos de acordo com o tema do estudo. Os estudos sobre o desenvolvimento dos conteúdos nas aulas remotas de Educação Física Escolar indicam um ensino remoto desigual para alunos de escolas particulares e públicas, de acordo com o acesso à tecnologia, a conectividade e a preparação de professores, com prejuízos motores para os alunos que não tiveram orientação no desenvolvimento de conteúdos práticos remotos. Os estudos que avaliaram o desenvolvimento motor sugerem uma defasagem motora em crianças que não praticaram atividade física durante a pandemia. De uma forma geral foi possível observar que o ensino remoto adotado para substituir, de forma emergencial, o ensino presencial não está sendo suficiente para substituir integralmente o ambiente escolar presencial, podendo haver um retrocesso na trajetória do aprendizado dos conteúdos da Educação Física Escolar, e, na aquisição das habilidades motoras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13264 10.31501/rbcm.v30i3.13264 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13264 |
identifier_str_mv |
10.31501/rbcm.v30i3.13264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/13264/11501 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Ciência e Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 30 n. 3 (2022) 0103-1716 10.31501/rbcm.v30i03 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304115326550016 |