AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL E DESEMPENHO MOTOR REFERENCIADA POR NORMAS E CRITÉRIOS EM MENINAS E MENINOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Gustavo Aires
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, Arli Ramos, Harami, Geder Harami, Greguol, Márcia, Fernandes, Rômulo Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1086
Resumo: O objetivo do presente estudo foi realizar uma análise referenciada por norma e critério do crescimento, composição corporal e desempenho motor de meninas e meninos de baixa condição econômica. A amostra foi composta por 53 meninas, com idade de 11,72 (±1,54) anos e 43 meninos com idade de 12,23 (±2,10) anos de Londrina-PR. Foram realizadas as seguintes medidas: massa corporal, estatura, dobras cutâneas (tricipital, subescapular e perna medial), e aplicada uma bateria de testes motores. A análise dos dados utilizou estatística descritiva e frequência percentual. Os resultados foram enquadrados em referenciais normativos e de critério. Verificou-se que o percentual de meninas que atendem ao critério do Índice de Massa Corporal (IMC) foi de 98,1%, para as dobras cutâneas 81,1%, “Sentar-e-Alcançar” 67,9%, flexão e extensão de cotovelos em suspensão na barra 66% e 24,5% no teste de abdominal. Entre os meninos os percentuais foram IMC 69,8%, dobras cutâneas 65,1%, “Sentar-e-Alcançar” 58,1%, flexão e extensão de cotovelos em suspensão na barra 65,1% e 16,3% no teste de abdominal. Verificou-se que as meninas apresentaram resultados abaixo do percentil 50 no teste de salto em distância parado (67,9%), no teste de corrida de 50 metros 81,1%, no teste de corrida/caminhada 83%; e para os meninos 83,8%, 100,0% e 88,3% respectivamente. Considerável parte das meninas e meninos apresentou parâmetros inadequados nos componentes da aptidão física relacionada à saúde e baixo desempenho na aptidão relacionada ao desempenho atlético. Evidencia-se a necessidade de acompanhamento de maneira organizada nos ambientes educacionais para uma melhor estruturação de programas de atividades físicas.
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