IDENTIDADE E INTERCULTURALIDADE NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p171-184
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5162 |
Resumo: | Esse artigo faz uma revisão conceitual articulando o tema fronteira com as questões de Educação, identidade e interculturalidade, focando especialmente as formas de discriminação sobre o corpo etnicamente diferente e as possíveis implicações para a área de Educação Física na escola. O texto procura contemplar questões gerais e particulares quando considera a complexidade da região fronteiriça de Corumbá no Estado de Mato Grosso do Sul-Brasil, local que faz divisa com a Bolívia. Deste modo o objetivo do texto foi analisar as aproximações e contradições teóricas desse campo relativamente novo para área da Educação Física, procurando provocar novas perspectivas em torno dessa complexa temática para área. Nessa análise foi possível perceber a importância de discutir o hibridismo sociocultural, elementos que podem contribuir para diminuir e/ou aumentar os entraves discriminatórios sobre as pessoas etnicamente diferentes que convivem nesses espaços fronteiriços. Portanto, aspectos esses que podem influenciar de certa forma a prática da Educação Física, indicando que os professores devem ter uma maior atenção aos múltiplos aspectos étnicos em região de fronteira, notadamente ao exercerem seus processos educativos no contexto escolar. |
id |
UCB-5_d411c3bb55a9522bb91a155eae4ecadd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5162 |
network_acronym_str |
UCB-5 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IDENTIDADE E INTERCULTURALIDADE NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p171-184Fronteira Educação Física Identidade InterculturalidadeEsse artigo faz uma revisão conceitual articulando o tema fronteira com as questões de Educação, identidade e interculturalidade, focando especialmente as formas de discriminação sobre o corpo etnicamente diferente e as possíveis implicações para a área de Educação Física na escola. O texto procura contemplar questões gerais e particulares quando considera a complexidade da região fronteiriça de Corumbá no Estado de Mato Grosso do Sul-Brasil, local que faz divisa com a Bolívia. Deste modo o objetivo do texto foi analisar as aproximações e contradições teóricas desse campo relativamente novo para área da Educação Física, procurando provocar novas perspectivas em torno dessa complexa temática para área. Nessa análise foi possível perceber a importância de discutir o hibridismo sociocultural, elementos que podem contribuir para diminuir e/ou aumentar os entraves discriminatórios sobre as pessoas etnicamente diferentes que convivem nesses espaços fronteiriços. Portanto, aspectos esses que podem influenciar de certa forma a prática da Educação Física, indicando que os professores devem ter uma maior atenção aos múltiplos aspectos étnicos em região de fronteira, notadamente ao exercerem seus processos educativos no contexto escolar.Universidade Católica de Brasília2014-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto nao Avaliado por ParesPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/516210.18511/rbcm.v22i4.5162Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 22 n. 4 (2014); 171-1840103-171610.31501/rbcm.v22i4reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online)instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5162/3506https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5162/8813Golin, Carlo HenriqueAssumpção, Luis Otávio TelesNeves, Ricardo Lira de RezendeLira, Luís CarlosSampaio, Tânia Mara Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T19:46:17Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/5162Revistahttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCMPRIhttp://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/oai||jr_lazer@yahoo.com.br2237-90020103-1716opendoar:2024-03-07T19:46:17Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IDENTIDADE E INTERCULTURALIDADE NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p171-184 |
title |
IDENTIDADE E INTERCULTURALIDADE NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p171-184 |
spellingShingle |
IDENTIDADE E INTERCULTURALIDADE NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p171-184 Golin, Carlo Henrique Fronteira Educação Física Identidade Interculturalidade |
title_short |
IDENTIDADE E INTERCULTURALIDADE NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p171-184 |
title_full |
IDENTIDADE E INTERCULTURALIDADE NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p171-184 |
title_fullStr |
IDENTIDADE E INTERCULTURALIDADE NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p171-184 |
title_full_unstemmed |
IDENTIDADE E INTERCULTURALIDADE NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p171-184 |
title_sort |
IDENTIDADE E INTERCULTURALIDADE NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v22n4p171-184 |
author |
Golin, Carlo Henrique |
author_facet |
Golin, Carlo Henrique Assumpção, Luis Otávio Teles Neves, Ricardo Lira de Rezende Lira, Luís Carlos Sampaio, Tânia Mara Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Assumpção, Luis Otávio Teles Neves, Ricardo Lira de Rezende Lira, Luís Carlos Sampaio, Tânia Mara Vieira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Golin, Carlo Henrique Assumpção, Luis Otávio Teles Neves, Ricardo Lira de Rezende Lira, Luís Carlos Sampaio, Tânia Mara Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fronteira Educação Física Identidade Interculturalidade |
topic |
Fronteira Educação Física Identidade Interculturalidade |
description |
Esse artigo faz uma revisão conceitual articulando o tema fronteira com as questões de Educação, identidade e interculturalidade, focando especialmente as formas de discriminação sobre o corpo etnicamente diferente e as possíveis implicações para a área de Educação Física na escola. O texto procura contemplar questões gerais e particulares quando considera a complexidade da região fronteiriça de Corumbá no Estado de Mato Grosso do Sul-Brasil, local que faz divisa com a Bolívia. Deste modo o objetivo do texto foi analisar as aproximações e contradições teóricas desse campo relativamente novo para área da Educação Física, procurando provocar novas perspectivas em torno dessa complexa temática para área. Nessa análise foi possível perceber a importância de discutir o hibridismo sociocultural, elementos que podem contribuir para diminuir e/ou aumentar os entraves discriminatórios sobre as pessoas etnicamente diferentes que convivem nesses espaços fronteiriços. Portanto, aspectos esses que podem influenciar de certa forma a prática da Educação Física, indicando que os professores devem ter uma maior atenção aos múltiplos aspectos étnicos em região de fronteira, notadamente ao exercerem seus processos educativos no contexto escolar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto nao Avaliado por Pares Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5162 10.18511/rbcm.v22i4.5162 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5162 |
identifier_str_mv |
10.18511/rbcm.v22i4.5162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5162/3506 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/5162/8813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento; v. 22 n. 4 (2014); 171-184 0103-1716 10.31501/rbcm.v22i4 reponame:Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento (Online) - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jr_lazer@yahoo.com.br |
_version_ |
1799304119747346432 |