O SENTIDO SIMBÓLICO DAS ATITUDES EMOCIONAIS NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY: UMA PERSPECTIVA DOS AFETOS NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neumann, Patricia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/373
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
id UCEN_1ed385dd3f40bb1681406752b4437da5
oai_identifier_str oai:localhost:tede/373
network_acronym_str UCEN
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
repository_id_str
spelling Velozo, Emerson L.CPF:00000000054http://lattes.cnpq.br/6228700231927300CPF:04703037947http://lattes.cnpq.br/9354677539847614Neumann, Patricia2016-09-20T12:28:06Z2016-06-062015-04-06NEUMANN, Patricia. O SENTIDO SIMBÓLICO DAS ATITUDES EMOCIONAIS NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY: UMA PERSPECTIVA DOS AFETOS NA EDUCAÇÃO. 2015. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.http://localhost:8080/tede/handle/tede/373Made available in DSpace on 2016-09-20T12:28:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PR PATRICIA NEUMANN.pdf: 853119 bytes, checksum: 09d6dc1a6456fc5dcfbfcfadb983274e (MD5) Previous issue date: 2015-04-06Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPercebe-se que a razão tem sido amplamente valorizada na educação, a partir de um olhar histórico, e acredita-se que ela é o principal critério para ensinar e aprender. Observações de relações entre professores e estudantes chamam a atenção para que os estudantes ficam mais interessados em professores dispostos a desenvolver vínculo afetivo e que este vínculo é um fator que influencia a motivação para aprender. De um lado está o princípio racional composto pelas crenças de que homem se diferencia dos demais animais porque é racional, a razão é autônoma, a opinião e o conhecimento são opostos e todas as coisas têm uma explicação racional. De outro, a experiência que coloca em dúvida este princípio. Assim, surge a tese de que existe uma relação entre afetos e razão e esta relação é importante na educação formal no processo de ensino e aprendizagem. Para debater esta ideia, estuda-se a experiência educativa de John Dewey (1859-1952) e principalmente um de seus componentes: as atitudes emocionais. Destas atitudes, escolhe-se interpretar o seu sentido simbólico. O objetivo deste trabalho é, portanto, interpretar o sentido simbólico das atitudes emocionais na experiência educativa em John Dewey e refletir acerca da conexão entre afetos e razão na relação entre professores e estudantes. O método utilizado foi a hermenêutica simbólica do filósofo Paul Ricoeur que propõe uma leitura baseada na relação entre explicar e compreender e a desmitologização. Desmitologizar é interpretar um mito pela sua função simbólica através da abstração para elucidar seus símbolos primários. Estes símbolos auxiliam a interpretar qual é o símbolo de um conceito em uma teoria, neste caso, as atitudes emocionais. O mito escolhido para ajudar nesta interpretação foi o mito grego Eros e Psiquê. O resultado foi que os símbolos primários encontrados no mito são a imaturidade, a mudança e a maturidade, dos quais foi possível chegar ao sentido simbólico das atitudes emocionais na experiência educativa que é a "transformação". Em síntese, considera-se que as mudanças em âmbito social e educacional têm relação direta com as mudanças individuais, com o processo de crescimento necessário dos indivíduos em que as atitudes emocionais e intelectuais de professores servem de modelo aos estudantes. Os professores possuem ampla responsabilidade em sua conduta nas relações interpessoais, responsabilidade esta, entretanto, que encontra obstáculos em se desenvolver em uma sociedade que tem como uma das bases da construção do pensamento o princípio dualista.It is possible to notice that reason has been widely valued on education, based on historical perspective. It has been believed as the principal criterion to teach and to learn. Some observations about relations between teachers and students demonstrate that students are more interested when teachers are interested to develop affective link with them and this link is an element that influence the motivation to learn. On one side it is the rational principle composed by believes that men are different from other animal because they are rational, the reason is independent, opinion and knowledge are opposed and that there are a rational explanation for everything. On another side, we doubt this principle based on our observations. So, we think that there are a relation between affects and reason and this relation is important on formal education during teaching and learning process. To discuss about this idea, we study the educative experience by John Dewey (1859-1952) and mainly one of its elements: the emotional attitudes which ones we interpret its symbolic meaning. Therefore, the objective of this paper to interpret the symbolic meaning of the emotional attitudes of the educative experience by John Dewey and to think about the connection between affects and reason on relation between teachers and students. The method was the symbolic hermeneutic by Paul Ricoeur which one he proposes a reading based on relation between explaining and understanding and the desmitologização. Desmitologizar is to interpret a myth based on its symbolic function through abstraction to explain its first symbols. These symbols help to interpret the symbol of a concept in a theory, in this case, the symbol of emotional attitudes. To help us, we chose the Greek myth Eros and Psyque. The result was first symbols found on myth are the childhood, the change and the adulthood. Based on them it was possible to interpret the symbolic meaning of the emotional attitudes of the educational experience and it is the "transformation". In synthesis, we consider that social and educational changes are directly associated to individual changes and to individuals` process of necessary development where teachers` emotional and intellectual attitudes are models of behavior to students. Teachers have wide responsibility regarding behavior in interpersonal relations. However, teachers have some obstacles to develop in a society where one of its bases to build thoughts is still the dualist principle.application/pdfhttp://localhost:8080/tede/retrieve/1231/PR%20PATRICIA%20NEUMANN.pdf.jpgporUNICENTRO - Universidade Estadual do Centro OestePrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)UNICENTROBRUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artesatitudes emocionaisexperiência educativaafetos e razãoensino e aprendizagemJohn Deweyemotional attitudeseducative experienceaffects and reasonteaching and learningJohn DeweyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO SENTIDO SIMBÓLICO DAS ATITUDES EMOCIONAIS NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY: UMA PERSPECTIVA DOS AFETOS NA EDUCAÇÃOThe Symbolic Meaning of the Emotional Attitudes of the Educative Experience by John Dewey: a perspective about affects on educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-50031484803759070236006006006004271042743852231756-2403458189103523672075167498588264571info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTROinstname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNICENTROORIGINALPR PATRICIA NEUMANN.pdfapplication/pdf853119http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/373/1/PR+PATRICIA+NEUMANN.pdf09d6dc1a6456fc5dcfbfcfadb983274eMD51TEXTPR PATRICIA NEUMANN.pdf.txtPR PATRICIA NEUMANN.pdf.txttext/plain282657http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/373/2/PR+PATRICIA+NEUMANN.pdf.txt303e1940fa4f9f67106e07bfcd1d8e76MD52THUMBNAILPR PATRICIA NEUMANN.pdf.jpgPR PATRICIA NEUMANN.pdf.jpgimage/jpeg3533http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/373/3/PR+PATRICIA+NEUMANN.pdf.jpgdf0adf076ca9784b26706148e583efb0MD53tede/3732021-05-24 15:41:04.317oai:localhost:tede/373Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/PUBhttp://tede.unicentro.br/tde_oai/oai3.phprepositorio@unicentro.br||fabianoqueiroz@yahoo.com.bropendoar:2021-05-24T18:41:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.por.fl_str_mv O SENTIDO SIMBÓLICO DAS ATITUDES EMOCIONAIS NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY: UMA PERSPECTIVA DOS AFETOS NA EDUCAÇÃO
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The Symbolic Meaning of the Emotional Attitudes of the Educative Experience by John Dewey: a perspective about affects on education
title O SENTIDO SIMBÓLICO DAS ATITUDES EMOCIONAIS NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY: UMA PERSPECTIVA DOS AFETOS NA EDUCAÇÃO
spellingShingle O SENTIDO SIMBÓLICO DAS ATITUDES EMOCIONAIS NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY: UMA PERSPECTIVA DOS AFETOS NA EDUCAÇÃO
Neumann, Patricia
atitudes emocionais
experiência educativa
afetos e razão
ensino e aprendizagem
John Dewey
emotional attitudes
educative experience
affects and reason
teaching and learning
John Dewey
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O SENTIDO SIMBÓLICO DAS ATITUDES EMOCIONAIS NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY: UMA PERSPECTIVA DOS AFETOS NA EDUCAÇÃO
title_full O SENTIDO SIMBÓLICO DAS ATITUDES EMOCIONAIS NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY: UMA PERSPECTIVA DOS AFETOS NA EDUCAÇÃO
title_fullStr O SENTIDO SIMBÓLICO DAS ATITUDES EMOCIONAIS NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY: UMA PERSPECTIVA DOS AFETOS NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed O SENTIDO SIMBÓLICO DAS ATITUDES EMOCIONAIS NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY: UMA PERSPECTIVA DOS AFETOS NA EDUCAÇÃO
title_sort O SENTIDO SIMBÓLICO DAS ATITUDES EMOCIONAIS NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY: UMA PERSPECTIVA DOS AFETOS NA EDUCAÇÃO
author Neumann, Patricia
author_facet Neumann, Patricia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Velozo, Emerson L.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000054
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6228700231927300
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:04703037947
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9354677539847614
dc.contributor.author.fl_str_mv Neumann, Patricia
contributor_str_mv Velozo, Emerson L.
dc.subject.por.fl_str_mv atitudes emocionais
experiência educativa
afetos e razão
ensino e aprendizagem
John Dewey
emotional attitudes
educative experience
affects and reason
teaching and learning
John Dewey
topic atitudes emocionais
experiência educativa
afetos e razão
ensino e aprendizagem
John Dewey
emotional attitudes
educative experience
affects and reason
teaching and learning
John Dewey
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T12:28:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NEUMANN, Patricia. O SENTIDO SIMBÓLICO DAS ATITUDES EMOCIONAIS NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY: UMA PERSPECTIVA DOS AFETOS NA EDUCAÇÃO. 2015. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/handle/tede/373
identifier_str_mv NEUMANN, Patricia. O SENTIDO SIMBÓLICO DAS ATITUDES EMOCIONAIS NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY: UMA PERSPECTIVA DOS AFETOS NA EDUCAÇÃO. 2015. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava-PR.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -5003148480375907023
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 4271042743852231756
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.sponsorship.fl_str_mv 2075167498588264571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNICENTRO
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNICENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNICENTRO
institution UNICENTRO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/373/1/PR+PATRICIA+NEUMANN.pdf
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/373/2/PR+PATRICIA+NEUMANN.pdf.txt
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/373/3/PR+PATRICIA+NEUMANN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 09d6dc1a6456fc5dcfbfcfadb983274e
303e1940fa4f9f67106e07bfcd1d8e76
df0adf076ca9784b26706148e583efb0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unicentro.br||fabianoqueiroz@yahoo.com.br
_version_ 1801859364669095936