A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Synesis (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/361 |
Resumo: | O propósito que anima este estudo é o de desenvolver análises e construir argumentos, focalizando a “imagem de homem” como tema filosófico do processo reflexivo de formação docente continuada. A metodologia utilizada na formulação dos argumentos foi recorrente ao ensaio, com um encadeamento articulado de análises sustentadas por aportes cuja delimitação temática e teórica é justificada no artigo. Nas considerações finais, reforçam-se os argumentos sobre a importância da continuidade e aprofundamento da formação docente, ressaltando-se, em seus estudos e reflexões, os subsídios do campo temático da filosofia da educação, e nele, a consideração a questões instigantes referidas à imagem de homem que possa, de modo pouco visibilizado e refletido, estar subjacente ao escopo das práticas educativas dos professores. Propõe-se, então, que se considerem, nos critérios orientadores das práticas, referências críticas e contextualizadas, que se encontram na dinâmica da ação-reflexão-ação, própria dos encontros de formação na escola. |
id |
UCP-2_4529ccbe0174c58f47f60553036c7629 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/361 |
network_acronym_str |
UCP-2 |
network_name_str |
Synesis (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuadaO propósito que anima este estudo é o de desenvolver análises e construir argumentos, focalizando a “imagem de homem” como tema filosófico do processo reflexivo de formação docente continuada. A metodologia utilizada na formulação dos argumentos foi recorrente ao ensaio, com um encadeamento articulado de análises sustentadas por aportes cuja delimitação temática e teórica é justificada no artigo. Nas considerações finais, reforçam-se os argumentos sobre a importância da continuidade e aprofundamento da formação docente, ressaltando-se, em seus estudos e reflexões, os subsídios do campo temático da filosofia da educação, e nele, a consideração a questões instigantes referidas à imagem de homem que possa, de modo pouco visibilizado e refletido, estar subjacente ao escopo das práticas educativas dos professores. Propõe-se, então, que se considerem, nos critérios orientadores das práticas, referências críticas e contextualizadas, que se encontram na dinâmica da ação-reflexão-ação, própria dos encontros de formação na escola.UCP2013-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/361Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 5 No. 1 (2013): JAN.-JUN.; 64-76Synesis (ISSN 1984-6754); v. 5 n. 1 (2013): JAN.-JUN.; 64-761984-67541678-6785reponame:Synesis (Online)instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/361/225Rangel, MaryRodrigues, Jéssica do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-03T11:40:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/361Revistahttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesisPRIhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/oaisergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br1984-67541678-6785opendoar:2023-03-03T11:40:38Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada |
title |
A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada |
spellingShingle |
A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada Rangel, Mary |
title_short |
A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada |
title_full |
A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada |
title_fullStr |
A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada |
title_full_unstemmed |
A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada |
title_sort |
A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada |
author |
Rangel, Mary |
author_facet |
Rangel, Mary Rodrigues, Jéssica do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Jéssica do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rangel, Mary Rodrigues, Jéssica do Nascimento |
description |
O propósito que anima este estudo é o de desenvolver análises e construir argumentos, focalizando a “imagem de homem” como tema filosófico do processo reflexivo de formação docente continuada. A metodologia utilizada na formulação dos argumentos foi recorrente ao ensaio, com um encadeamento articulado de análises sustentadas por aportes cuja delimitação temática e teórica é justificada no artigo. Nas considerações finais, reforçam-se os argumentos sobre a importância da continuidade e aprofundamento da formação docente, ressaltando-se, em seus estudos e reflexões, os subsídios do campo temático da filosofia da educação, e nele, a consideração a questões instigantes referidas à imagem de homem que possa, de modo pouco visibilizado e refletido, estar subjacente ao escopo das práticas educativas dos professores. Propõe-se, então, que se considerem, nos critérios orientadores das práticas, referências críticas e contextualizadas, que se encontram na dinâmica da ação-reflexão-ação, própria dos encontros de formação na escola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/361 |
url |
https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/361/225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UCP |
publisher.none.fl_str_mv |
UCP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 5 No. 1 (2013): JAN.-JUN.; 64-76 Synesis (ISSN 1984-6754); v. 5 n. 1 (2013): JAN.-JUN.; 64-76 1984-6754 1678-6785 reponame:Synesis (Online) instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP) instacron:UCP |
instname_str |
Universidade Católica de Petrópolis (UCP) |
instacron_str |
UCP |
institution |
UCP |
reponame_str |
Synesis (Online) |
collection |
Synesis (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br |
_version_ |
1797042085233164289 |