A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Mary
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rodrigues, Jéssica do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Synesis (Online)
Texto Completo: https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/361
Resumo: O propósito que anima este estudo é o de desenvolver análises e construir argumentos, focalizando a “imagem de homem” como tema filosófico do processo reflexivo de formação docente continuada. A metodologia utilizada na formulação dos argumentos foi recorrente ao ensaio, com um encadeamento articulado de análises sustentadas por aportes cuja delimitação temática e teórica é justificada no artigo. Nas considerações finais, reforçam-se os argumentos sobre a importância da continuidade e aprofundamento da formação docente, ressaltando-se, em seus estudos e reflexões, os subsídios do campo temático da filosofia da educação, e nele, a consideração a questões instigantes referidas à imagem de homem que possa, de modo pouco visibilizado e refletido, estar subjacente ao escopo das práticas educativas dos professores. Propõe-se, então, que se considerem, nos critérios orientadores das práticas, referências críticas e contextualizadas, que se encontram na dinâmica da ação-reflexão-ação, própria dos encontros de formação na escola.
id UCP-2_4529ccbe0174c58f47f60553036c7629
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/361
network_acronym_str UCP-2
network_name_str Synesis (Online)
repository_id_str
spelling A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuadaO propósito que anima este estudo é o de desenvolver análises e construir argumentos, focalizando a “imagem de homem” como tema filosófico do processo reflexivo de formação docente continuada. A metodologia utilizada na formulação dos argumentos foi recorrente ao ensaio, com um encadeamento articulado de análises sustentadas por aportes cuja delimitação temática e teórica é justificada no artigo. Nas considerações finais, reforçam-se os argumentos sobre a importância da continuidade e aprofundamento da formação docente, ressaltando-se, em seus estudos e reflexões, os subsídios do campo temático da filosofia da educação, e nele, a consideração a questões instigantes referidas à imagem de homem que possa, de modo pouco visibilizado e refletido, estar subjacente ao escopo das práticas educativas dos professores. Propõe-se, então, que se considerem, nos critérios orientadores das práticas, referências críticas e contextualizadas, que se encontram na dinâmica da ação-reflexão-ação, própria dos encontros de formação na escola.UCP2013-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/361Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 5 No. 1 (2013): JAN.-JUN.; 64-76Synesis (ISSN 1984-6754); v. 5 n. 1 (2013): JAN.-JUN.; 64-761984-67541678-6785reponame:Synesis (Online)instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/361/225Rangel, MaryRodrigues, Jéssica do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-03T11:40:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/361Revistahttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesisPRIhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/oaisergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br1984-67541678-6785opendoar:2023-03-03T11:40:38Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false
dc.title.none.fl_str_mv A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada
title A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada
spellingShingle A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada
Rangel, Mary
title_short A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada
title_full A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada
title_fullStr A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada
title_full_unstemmed A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada
title_sort A “imagem de homem” no processo reflexivo de formação docente continuada
author Rangel, Mary
author_facet Rangel, Mary
Rodrigues, Jéssica do Nascimento
author_role author
author2 Rodrigues, Jéssica do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Mary
Rodrigues, Jéssica do Nascimento
description O propósito que anima este estudo é o de desenvolver análises e construir argumentos, focalizando a “imagem de homem” como tema filosófico do processo reflexivo de formação docente continuada. A metodologia utilizada na formulação dos argumentos foi recorrente ao ensaio, com um encadeamento articulado de análises sustentadas por aportes cuja delimitação temática e teórica é justificada no artigo. Nas considerações finais, reforçam-se os argumentos sobre a importância da continuidade e aprofundamento da formação docente, ressaltando-se, em seus estudos e reflexões, os subsídios do campo temático da filosofia da educação, e nele, a consideração a questões instigantes referidas à imagem de homem que possa, de modo pouco visibilizado e refletido, estar subjacente ao escopo das práticas educativas dos professores. Propõe-se, então, que se considerem, nos critérios orientadores das práticas, referências críticas e contextualizadas, que se encontram na dinâmica da ação-reflexão-ação, própria dos encontros de formação na escola.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/361
url https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/361/225
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UCP
publisher.none.fl_str_mv UCP
dc.source.none.fl_str_mv Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 5 No. 1 (2013): JAN.-JUN.; 64-76
Synesis (ISSN 1984-6754); v. 5 n. 1 (2013): JAN.-JUN.; 64-76
1984-6754
1678-6785
reponame:Synesis (Online)
instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron:UCP
instname_str Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron_str UCP
institution UCP
reponame_str Synesis (Online)
collection Synesis (Online)
repository.name.fl_str_mv Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
repository.mail.fl_str_mv sergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br
_version_ 1797042085233164289