A crítica de Nicolau de Autrécourt (ca.1300-1369) ao princípio de causalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valadares, Jeferson da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Synesis (Online)
Texto Completo: https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1405
Resumo: Este artigo tem como tarefa apresentar e reconstruir a crítica de Nicolau de Autrécourt (ca. 1300-1369) ao princípio de causalidade. Em linhas gerais, consiste sua crítica em mostrar que não pode haver demonstração (non potest evidenter ostendi), portanto, conhecimento certo (nullus scit evidenter), da relação entre causa e efeito. Em outras palavras, não podemos demonstrar que uma coisa é causa de uma outra. Logo, não se pode ter um conhecimento evidente da causalidade. Se possuímos algum conhecimento desta relação, o temos por ser ele o resultado do hábito conjectural (habitus conjecturativus), i.e., a faculdade mediante a qual nos é possível associar um resultado a uma ideia. O que temos, na verdade, nada mais é do que um conhecimento provável (probabilis) de tal relação e das proposições da ciência (scientia).
id UCP-2_99e62270a044cc94b6c60cd903666ec1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1405
network_acronym_str UCP-2
network_name_str Synesis (Online)
repository_id_str
spelling A crítica de Nicolau de Autrécourt (ca.1300-1369) ao princípio de causalidade Este artigo tem como tarefa apresentar e reconstruir a crítica de Nicolau de Autrécourt (ca. 1300-1369) ao princípio de causalidade. Em linhas gerais, consiste sua crítica em mostrar que não pode haver demonstração (non potest evidenter ostendi), portanto, conhecimento certo (nullus scit evidenter), da relação entre causa e efeito. Em outras palavras, não podemos demonstrar que uma coisa é causa de uma outra. Logo, não se pode ter um conhecimento evidente da causalidade. Se possuímos algum conhecimento desta relação, o temos por ser ele o resultado do hábito conjectural (habitus conjecturativus), i.e., a faculdade mediante a qual nos é possível associar um resultado a uma ideia. O que temos, na verdade, nada mais é do que um conhecimento provável (probabilis) de tal relação e das proposições da ciência (scientia).UCP2018-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1405Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 10 No. 1 (2018): JAN.-JUL.; 75-110Synesis (ISSN 1984-6754); v. 10 n. 1 (2018): JAN.-JUL.; 75-1101984-67541678-6785reponame:Synesis (Online)instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)instacron:UCPporhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1405/691Valadares, Jeferson da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-03T11:36:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1405Revistahttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesisPRIhttps://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/oaisergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br1984-67541678-6785opendoar:2023-03-03T11:36:12Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)false
dc.title.none.fl_str_mv A crítica de Nicolau de Autrécourt (ca.1300-1369) ao princípio de causalidade
title A crítica de Nicolau de Autrécourt (ca.1300-1369) ao princípio de causalidade
spellingShingle A crítica de Nicolau de Autrécourt (ca.1300-1369) ao princípio de causalidade
Valadares, Jeferson da Costa
title_short A crítica de Nicolau de Autrécourt (ca.1300-1369) ao princípio de causalidade
title_full A crítica de Nicolau de Autrécourt (ca.1300-1369) ao princípio de causalidade
title_fullStr A crítica de Nicolau de Autrécourt (ca.1300-1369) ao princípio de causalidade
title_full_unstemmed A crítica de Nicolau de Autrécourt (ca.1300-1369) ao princípio de causalidade
title_sort A crítica de Nicolau de Autrécourt (ca.1300-1369) ao princípio de causalidade
author Valadares, Jeferson da Costa
author_facet Valadares, Jeferson da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valadares, Jeferson da Costa
description Este artigo tem como tarefa apresentar e reconstruir a crítica de Nicolau de Autrécourt (ca. 1300-1369) ao princípio de causalidade. Em linhas gerais, consiste sua crítica em mostrar que não pode haver demonstração (non potest evidenter ostendi), portanto, conhecimento certo (nullus scit evidenter), da relação entre causa e efeito. Em outras palavras, não podemos demonstrar que uma coisa é causa de uma outra. Logo, não se pode ter um conhecimento evidente da causalidade. Se possuímos algum conhecimento desta relação, o temos por ser ele o resultado do hábito conjectural (habitus conjecturativus), i.e., a faculdade mediante a qual nos é possível associar um resultado a uma ideia. O que temos, na verdade, nada mais é do que um conhecimento provável (probabilis) de tal relação e das proposições da ciência (scientia).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1405
url https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1405/691
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UCP
publisher.none.fl_str_mv UCP
dc.source.none.fl_str_mv Synesis (ISSN 1984-6754); Vol. 10 No. 1 (2018): JAN.-JUL.; 75-110
Synesis (ISSN 1984-6754); v. 10 n. 1 (2018): JAN.-JUL.; 75-110
1984-6754
1678-6785
reponame:Synesis (Online)
instname:Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron:UCP
instname_str Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
instacron_str UCP
institution UCP
reponame_str Synesis (Online)
collection Synesis (Online)
repository.name.fl_str_mv Synesis (Online) - Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
repository.mail.fl_str_mv sergio.salles@ucp.br || paulo.cerqueira@ucp.br
_version_ 1797042085603311616