POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PELOTAS: Percepções e interpretações dos responsáveis pelos alunos com deficiência incluídos nas escolas regulares municipais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Flúvia Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/203
Resumo: Nos últimos anos, as políticas sociais brasileiras ampliaram suas discussões acerca da inclusão social. No campo da política educacional, a inclusão escolar vem sendo fomentada principalmente através da perspectiva da educação inclusiva, dessa forma, ela procura trazer para o ambiente escolar todas aquelas pessoas que tiveram a marca da exclusão social, como é o caso da pessoa com deficiência. No ano de 2007 é formulada a política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, a partir deste momento todos os municípios passam a ser convidados a organizar seus sistemas educacionais através desta perspectiva. Assim, o município de Pelotas implanta esta política, organizando e capacitando as escolas para que possam lidar com este novo modo de entender a educação. Tendo em vista, a importância e o desafio de concretizar essa política social, este trabalho teve o objetivo de verificar como a implementação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva vem sendo percebida pelos pais/responsáveis dos alunos com deficiência matriculados na rede regular municipal de ensino fundamental de Pelotas, a fim de contribuir para o aprimoramento e discussão das políticas educacionais inclusivas destinadas a este grupo. Para alcançar este objetivo realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa que usou o método matemático para cálculo da amostra, norteada pelo método crítico-dialético. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os pais/responsáveis pelos alunos com deficiência matriculados no ensino regular municipal urbano da cidade de Pelotas. A pesquisa permitiu perceber que à implementação da política de educação inclusiva no município de Pelotas sofre entraves, principalmente, devido à escassez de recursos materiais e humanos disponibilizados em escolas regulares, o que obstrui a permanência e participação de crianças/adolescentes com deficiência nessas escolas. Verificou-se que, de modo geral, os responsáveis acreditam que as escolas onde seus filhos estão matriculados são acessíveis para alunos com deficiência. Embora a maioria dos entrevistados considere adequada a acessibilidade física nas escolas (62,5%), um percentual significativo destacou dificuldades nesse aspecto. As áreas onde referem haver maior acessibilidade são respectivamente salas de aula, biblioteca e vias de entrada da escola (82,5%, 75% e 70%). A maioria dos entrevistados considera adequada a acessibilidade física nas escolas (62,5%). As maiores dificuldades foram atribuídas à falta de acessibilidade no transporte (77,5%) e ao aspecto linguistico (62,5%). Além disso, foi possível perceber o engajamento existente entre os responsáveis e os profissionais vinculados à educação, nesse sentido observa-se um movimento expressivo de luta para que os objetivos da política sejam materializados. Por fim, constatou-se que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, a maioria dos responsáveis aponta esta política como uma conquista importante, assim, embora esteja sendo desenvolvida há pouco tempo, ela representa um avanço na garantia do direito à educação desses sujeitos
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Assim, o município de Pelotas implanta esta política, organizando e capacitando as escolas para que possam lidar com este novo modo de entender a educação. Tendo em vista, a importância e o desafio de concretizar essa política social, este trabalho teve o objetivo de verificar como a implementação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva vem sendo percebida pelos pais/responsáveis dos alunos com deficiência matriculados na rede regular municipal de ensino fundamental de Pelotas, a fim de contribuir para o aprimoramento e discussão das políticas educacionais inclusivas destinadas a este grupo. Para alcançar este objetivo realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa que usou o método matemático para cálculo da amostra, norteada pelo método crítico-dialético. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os pais/responsáveis pelos alunos com deficiência matriculados no ensino regular municipal urbano da cidade de Pelotas. A pesquisa permitiu perceber que à implementação da política de educação inclusiva no município de Pelotas sofre entraves, principalmente, devido à escassez de recursos materiais e humanos disponibilizados em escolas regulares, o que obstrui a permanência e participação de crianças/adolescentes com deficiência nessas escolas. Verificou-se que, de modo geral, os responsáveis acreditam que as escolas onde seus filhos estão matriculados são acessíveis para alunos com deficiência. Embora a maioria dos entrevistados considere adequada a acessibilidade física nas escolas (62,5%), um percentual significativo destacou dificuldades nesse aspecto. As áreas onde referem haver maior acessibilidade são respectivamente salas de aula, biblioteca e vias de entrada da escola (82,5%, 75% e 70%). A maioria dos entrevistados considera adequada a acessibilidade física nas escolas (62,5%). As maiores dificuldades foram atribuídas à falta de acessibilidade no transporte (77,5%) e ao aspecto linguistico (62,5%). Além disso, foi possível perceber o engajamento existente entre os responsáveis e os profissionais vinculados à educação, nesse sentido observa-se um movimento expressivo de luta para que os objetivos da política sejam materializados. Por fim, constatou-se que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, a maioria dos responsáveis aponta esta política como uma conquista importante, assim, embora esteja sendo desenvolvida há pouco tempo, ela representa um avanço na garantia do direito à educação desses sujeitosIn recent years, the Brazilian social policies have broadened their discussions about social inclusion. In the field of educational policy, educational inclusion is being promoted primarily through the perspective of inclusive education, so it tries to bring to the school environment all those who had the mark of social exclusion, such as the disabled person. In 2007 was formulated the special education policy from the perspective of inclusive education; from this moment all counties are being invited to organize their educational systems through this perspective. Thus, the municipality of Pelotas deploys this policy by organizing and empowering the schools so they can cope with this new way of understanding education. Given the importance and the challenge of achieving this social policy, this study aimed to verify how the implementation of special education policy from the perspective of inclusive education has been perceived by parents / guardians of students with disabilities in the regular municipal elementary school of Pelotas, in order to contribute to the improvement and discussion of inclusive educational policies aimed at this group. To reach this goal a qualitative approach research has been made that used the mathematical method for calculating the sample, guided by the critical dialectical method. For data collection were conducted semi-structured interviews with parents / guardians of students with disabilities in mainstream urban city of Pelotas. The research allowed to realize that the implementation of inclusive education policy in Pelotas is impeded mainly due to shortage of material and human resources available in mainstream schools, which obstructs the permanence and participation of children / adolescents with disabilities in these schools. It was found that, in general, the parents believe that the schools where their children are enrolled were accessible to students with disabilities. Although most of the respondents had considered appropriate the physical accessibility in the schools (62.5%), a significant percentage highlighted difficulties in this regard. The areas which had reported greater accessibility were respectively classrooms, library and ways to inside in the school (82.5%, 75% and 70%). Most of the respondents had considered appropriate the physical accessibility in the schools (62.5%). The greatest difficulties were attributed to lack of accessibility in transport (77.5%) and related to the linguistic aspect (62.5%). Furthermore, it was possible t o observe the engagement between managers and professionals linked to education; in this sense, there was an expressive fighting for the policy objectives are materialized. Finally, it was found that despite all the difficulties, most responsible pointed this policy as an important achievement, though it is being developed recently, it represents a step forward in guaranteeing the right to education of these subjectsUniversidade Catolica de PelotasSocialBRUcpelMestrado em Política SocialSilva, Vini Rabassa daCPF:14154878020http://lattes.cnpq.br/2875803177863573Medeiros, Mara Rosange Acosta deCPF:25361432145621http://lattes.cnpq.br/0884189877142984Bastos, Flúvia Ribeiro2016-03-22T17:26:42Z2012-08-132012-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBASTOS, Flúvia Ribeiro. POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PELOTAS: Percepções e interpretações dos responsáveis pelos alunos com deficiência incluídos nas escolas regulares municipais. 2012. 159 f. Dissertação (Mestrado em Social) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas, 2012.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/203porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:tede/203Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false
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