Expansão do ensino superior público : algumas vozes do processo de implementação do REUNI na UFPEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Darinni Moreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel
Texto Completo: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/448
Resumo: O objetivo desta dissertação foi conhecer o processo de implementação do REUNI na Universidade Federal de Pelotas, segundo a percepção de conselheiros universitários à época da adesão da UFPEL ao programa, a fim de compreender os aspectos principais, políticos e institucionais, presentes no desenvolvimento do REUNI na Universidade. É uma pesquisa de abordagem qualitativa e utilizou como estratégia o estudo de caso. A coleta de materiais aconteceu por meio do estudo documental, com a análise da Ata da reunião do Conselho Universitário que apresentou e aprovou o REUNI, e de entrevistas semiestruturadas com conselheiros universitários das três categorias – discente, docente e servidor técnico-administrativo – à época da adesão da universidade ao programa. Os materiais foram analisados com base no método da análise textual discursiva e aprestados em subcategorias emergentes divididas em duas categorias maiores. Com a análise foi possível perceber como elemento principal do processo de implementação do REUNI na UFPEL, na ótica dos conselheiros, a falta de democracia na tomada de decisão, seja pela forma como se deu a adesão da Instituição o programa, seja pela maneira como o programa foi, efetivamente, desenvolvido na universidade. Segundo os conselheiros à época, a democratização do ensino superior na UFPEL aconteceu de forma numérica e teve muitos prejuízos na qualidade do ensino e na formação profissional, além da falta de políticas estudantis que garantam a permanência e a conclusão dos estudantes nos cursos superiores.
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