Interface virtual e transtorno do espectro autista: desenvolvimento de uma ferramenta para interação entre crianças e profissionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel |
Texto Completo: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/850 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico que surge na infância e se estende ao longo da vida. Os principais sintomas são o atraso no desenvolvimento cognitivo, dificuldades de interação social, interesses restritos e comportamentos estereotipados e repetitivos. As dificuldades e déficits em situações de interação social são consideradas características centrais do autismo, sendo mais evidentes em crianças pequenas, a partir dos 2 anos de idade, podendo apresentar uma redução na capacidade de iniciar interações sociais e compartilhar emoções. As pessoas autistas têm apresentado uma maior facilidade na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as quais tem sido utilizadas como aliadas no processo de aprendizagem e interação social desta população. Dentre essas tecnologias, destaca-se o avatar digital, que é utilizado, principalmente, para ensinar expressões faciais e comportamentos sociais às pessoas autistas. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi verificar o papel do avatar digital na interação entre a criança autista e o psicopedagogo. A metodologia será desenvolvida em quatro etapas, com no mínimo uma sessão de intervenção para cada. Primeiramente, será realizada uma entrevista semi-estruturada com o responsável antes da aplicação da primeira etapa, para que possam ser levantados pontos a serem observados durante as intervenções. Na primeira etapa, a criança será acompanhada pelo responsável para explorar o ambiente até encontrar com o avatar digital e será iniciado o processo de interação. Na segunda etapa, a criança ficará sozinha na sala com o avatar digital durante o processo de interação. Já na terceira etapa, o psicopedagogo entrará na sala e seguirá interagindo através do avatar. Na quarta e última etapa o psicopedagogo interagirá face a face com a criança. Todas as sessões serão registradas em vídeo para a realização da análise de dados será feita através do Sistema de Avaliação Comportamental da Habilidade Social (SACHS). Com este projeto, espera-se alcançar como resultado a facilitação do processo de interação da criança autista com o psicopedagogo. |
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Interface virtual e transtorno do espectro autista: desenvolvimento de uma ferramenta para interação entre crianças e profissionaisautismo; criança; avatar digital; Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)autism; child; digital avatar; Information and Communication Technologies (ICTs)PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVAO Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico que surge na infância e se estende ao longo da vida. Os principais sintomas são o atraso no desenvolvimento cognitivo, dificuldades de interação social, interesses restritos e comportamentos estereotipados e repetitivos. As dificuldades e déficits em situações de interação social são consideradas características centrais do autismo, sendo mais evidentes em crianças pequenas, a partir dos 2 anos de idade, podendo apresentar uma redução na capacidade de iniciar interações sociais e compartilhar emoções. As pessoas autistas têm apresentado uma maior facilidade na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as quais tem sido utilizadas como aliadas no processo de aprendizagem e interação social desta população. Dentre essas tecnologias, destaca-se o avatar digital, que é utilizado, principalmente, para ensinar expressões faciais e comportamentos sociais às pessoas autistas. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi verificar o papel do avatar digital na interação entre a criança autista e o psicopedagogo. A metodologia será desenvolvida em quatro etapas, com no mínimo uma sessão de intervenção para cada. Primeiramente, será realizada uma entrevista semi-estruturada com o responsável antes da aplicação da primeira etapa, para que possam ser levantados pontos a serem observados durante as intervenções. Na primeira etapa, a criança será acompanhada pelo responsável para explorar o ambiente até encontrar com o avatar digital e será iniciado o processo de interação. Na segunda etapa, a criança ficará sozinha na sala com o avatar digital durante o processo de interação. Já na terceira etapa, o psicopedagogo entrará na sala e seguirá interagindo através do avatar. Na quarta e última etapa o psicopedagogo interagirá face a face com a criança. Todas as sessões serão registradas em vídeo para a realização da análise de dados será feita através do Sistema de Avaliação Comportamental da Habilidade Social (SACHS). Com este projeto, espera-se alcançar como resultado a facilitação do processo de interação da criança autista com o psicopedagogo.Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that arises in childhood and extends throughout life. The main symptoms are delayed cognitive development, difficulties in social interaction, restricted interests and stereotyped and repetitive behaviors. Difficulties and deficits in social interaction situations are considered central characteristics of autism, being more evident in young children, from 2 years of age, and may present a reduction in the ability to initiate social interactions and share emotions. Difficulties and deficits in social interaction situations are considered central characteristics of autism, being more evident in young children, from 2 years of age, and may present a reduction in the ability to initiate social interactions and share emotions. Autistic people have been easier to use Information and Communication Technologies (ICTs), which have been used as allies in the learning process and social interaction of this population. Among these technologies, the digital avatar stands out, which is mainly used to teach facial expressions and social behaviors to autistic people. Thus, the objective of the present work was to verify the role of the digital avatar in the interaction between the autistic child and the psychopedagogue. The methodology will be developed in four stages, with at least one intervention session for each. Firstly, a semi-structured interview will be conducted with the responsible person before the application of the first step, so that points to be observed during the interventions can be raised. In the first step, the child will be accompanied by the guardian to explore the environment until meeting the digital avatar and the process of interaction will begin. In the second step, the child will be alone in the room with the digital avatar during the interaction process. In the third stage, the psychopedagogue will enter the room and continue interacting through the avatar. In the fourth and last stage the psycho-pedagogue will interact face to face with the child. All sessions will be recorded on video to perform data analysis will be done through the Social Skill Behavioral Assessment System (SACHS). With this project, it is expected to achieve as a result the facilitation of the autistic child's interaction process with the psychopedagogue.Universidade Catolica de PelotasCentro de Ciencias da SaudeBrasilUCPelPrograma de Pos-Graduacao em Saude ComportamentoMOREIRA, Fernanda Pedrottihttp://lattes.cnpq.br/9712014792169334OSES, Jean Pierrehttp://lattes.cnpq.br/5472512244993546SILVA, Ricardo Azevedo dahttp://lattes.cnpq.br/8795197544874093SANTOS, Vanessa Berwaldt2020-09-14T17:02:59Z2019-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Vanessa Berwaldt. Interface virtual e transtorno do espectro autista: desenvolvimento de uma ferramenta para interação entre crianças e profissionais. 2019. 56 f. Dissertação( Programa de Pos-Graduacao em Saude Comportamento) - Universidade Catolica de Pelotas, Pelotas.http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpelinstname:Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)instacron:UCPEL2020-09-29T21:40:08Zoai:tede.ucpel.edu.br:jspui/850Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www2.ufpel.edu.br/tede/http://tede.ucpel.edu.br:8080/oai/requestbiblioteca@ucpel.edu.br||cristiane.chim@ucpel.tche.bropendoar:2020-09-29T21:40:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UCpel - Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)false |
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