O conexionismo como subsídio para o debate sobre o paradigma da objetividade jornalística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/1066 |
Resumo: | Este artigo propõe invocar o paradigma do conexionismo, integrante do leque das Ciências Cognitivas, para ampliar os debates acerca do conceito de objetividade jornalística. O artigo descreve que, na ótica conexionista, estímulos externos acionam paralelamente redes de neurônios no cérebro do indivíduo, que se influenciam simultaneamente gerando respostas rápidas. Conforme este paradigma, o mesmo ocorre na leitura, na qual a visualização do texto aciona diversas redes neurais onde estão armazenadas informações já existentes, advindas da experiência e do aprendizado. Desta forma, o conexionismo entende que, no ato de ler, o indivíduo reconstrói o texto sob influência de seu conhecimento prévio. A partir da visão conexionista, este artigo propõe lançar novos questionamentos em torno do conceito de objetividade, mostrando que no próprio ato de compreender um texto ocorrem fenômenos que distanciam o leitor ou o receptor do sentido pleno previsto pelo autor. |
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O conexionismo como subsídio para o debate sobre o paradigma da objetividade jornalísticaObjetividade. Jornalismo. Conexionismo. Ciência Cognitiva. Compreensão.Este artigo propõe invocar o paradigma do conexionismo, integrante do leque das Ciências Cognitivas, para ampliar os debates acerca do conceito de objetividade jornalística. O artigo descreve que, na ótica conexionista, estímulos externos acionam paralelamente redes de neurônios no cérebro do indivíduo, que se influenciam simultaneamente gerando respostas rápidas. Conforme este paradigma, o mesmo ocorre na leitura, na qual a visualização do texto aciona diversas redes neurais onde estão armazenadas informações já existentes, advindas da experiência e do aprendizado. Desta forma, o conexionismo entende que, no ato de ler, o indivíduo reconstrói o texto sob influência de seu conhecimento prévio. A partir da visão conexionista, este artigo propõe lançar novos questionamentos em torno do conceito de objetividade, mostrando que no próprio ato de compreender um texto ocorrem fenômenos que distanciam o leitor ou o receptor do sentido pleno previsto pelo autor.ANTARES: Letras e HumanidadesDüren (UNISC), Ricardo LuísFlôres (UNISC), Onici Claro2012-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/1066ANTARES: Letras e Humanidades; v. 3, n. 6 (2011); 251-2621984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/1066/954info:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-14T12:41:52Zoai:vkali30.ucs.br:article/1066Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2012-09-14T12:41:52Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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