Cartas de um diabo (Screwtape) a seu aprendiz: imagens do mal na adaptação do livro para HQ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10889 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar a questão do mal percebida na leitura tanto no texto de C. S. Lewis mais conhecido entre os leitores de língua portuguesa como Cartas de um diabo a seu aprendiz quanto em sua adaptação em HQ nos anos 1990, nos Estados Unidos. A questão problema apresentada emerge do questionamento de qual seria a imagem do mal no texto original e em sua recente adaptação. O objetivo é buscar alternativas não maniqueístas para as histórias em quadrinhos. Por meio do método de compilação, da leitura e análise dos textos, utilizando-se de referencial teórico que inclui importantes nomes dos estudos de linguagem como Umberto Eco e Paul Ricoeur, nossa hipótese de leitura se confirma ao aferirmos que o mal aparece de maneira não-maniqueísta, embora satirizada na adaptação em quadrinhos quando comparada ao romance em prosa. |
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Cartas de um diabo (Screwtape) a seu aprendiz: imagens do mal na adaptação do livro para HQMal; Screwtape; história em quadrinhosO presente artigo tem como objetivo apresentar a questão do mal percebida na leitura tanto no texto de C. S. Lewis mais conhecido entre os leitores de língua portuguesa como Cartas de um diabo a seu aprendiz quanto em sua adaptação em HQ nos anos 1990, nos Estados Unidos. A questão problema apresentada emerge do questionamento de qual seria a imagem do mal no texto original e em sua recente adaptação. O objetivo é buscar alternativas não maniqueístas para as histórias em quadrinhos. Por meio do método de compilação, da leitura e análise dos textos, utilizando-se de referencial teórico que inclui importantes nomes dos estudos de linguagem como Umberto Eco e Paul Ricoeur, nossa hipótese de leitura se confirma ao aferirmos que o mal aparece de maneira não-maniqueísta, embora satirizada na adaptação em quadrinhos quando comparada ao romance em prosa.ANTARES: Letras e HumanidadesGreggersen, GabrieleSilva da Rocha, Esdras Alexandre2022-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10889ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 33 (2022); 311-3331984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10889/5254Direitos autorais 2022 Gabriele Greggersen, Esdras Alexandre Silva da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-19T17:22:54Zoai:vkali30.ucs.br:article/10889Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2022-10-19T17:22:54Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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