A formação do ethos contemporâneo: desafios à educação // The formation of contemporary ethos: challenges to education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strieder, Roque
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tedesco, Anderson Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2471
Resumo: O estudo tem caráter qualitativo e busca em referenciais teóricos. Contempla uma reflexão aberta a respeito do alvorecer da razão na modernidade, que lança o ser humano ao centro do universo (homo universalis). Ao fazê-lo, fragmenta a formação do ethos, vórtice que alcança a contemporaneidade. Na sequência traz suportes teóricos, com base, principalmente nas concepções de Agamben, Bauman,Vaz, entre outros, acerca da ainda possibilidade formativas de construção da comunidade humana. Apesar dos numerosos e diversos conhecimentos produzidos, na atualidade, crescem as dificuldades de compreensão da condição humana e do significado dos fazeres humanos. A aposta na subjetividade como uma essência, marca da metafísica, também pos em questão a identidade pessoal. A contemporaneidade ampla e complexa clama por contextos educacionais capazes de dinamizar bases ontológicas com diferentes bases conceptuais e vivenciais. Dessa forma a problemática orientadora da reflexão é: como constituiu-se a formação do ethos contemporâneo e, quais são os desafios à educação? Como resultados destacamos que  a racionalidade técnico-científica gerou despreocupação com a vivência de valores éticos voltados ao bem comum; a individualização fomentou a descrença em políticas democráticas e ceifou a esperança na formação de um ethos contemporâneo solidário. Concluimos que existe uma necessidade urgente de repensar a constituição ontológica do ser humano, como pressuposto imprescindível na reconstituição da relação entre o EU/TU ou EU/HUMANIDADE; a compreensão do Outro (Alteridade) requer aceitar a pluralidade de perspectivas de novas vivências e formas relacionais; educar é vivenciar laços de sensibilidade social para construir comunidades nas quais a amizade seja o esteio político.     Palavras-chaves: Educação. Ética. Comunidade. Amizade   THE FORMATION OF CONTEMPORARY ETHOS: CHALLENGES TO EDUCATION Abstract: The study is qualitative and search for theoretical frameworks. Contemplates an open reflexion about the dawn of  reason  in modernity, which throws the human  to the center of the universe (homo universalis). fragments forming the ethos vortex that reaches the contemporary. Following brings theoretical supports, based mainly on the concepts of Agamben, Bauman, Vaz, among others, about the possibility of building further training of the human community. Despite numerous and diverse knowledge produced, in actuality, there are growing difficulties in understanding the human condition and the meaning of human doings. The focus on subjectivity as an essence, brand of metaphysics, also calls into question the personal identity. The broad and complex contemporary calls for educational contexts capable of stimulating ontological bases with different conceptual and experiential bases. Thus the problem of guiding reflection is: how was the formation of the contemporary ethos and what are the challenges for education? The results highlight that the scientific-technical rationality generated unconcern with the experience of ethical values ​​directed to the common good; individualization fostered disbelief in democratic politics and claimed the hope of forming a contemporary ethos supportive. We conclude that there is an urgent need to rethink the ontological constitution of the human being as an indispensable prerequisite to rebuild the relationship between I / YOU or I / HUMANITY; understanding of the Other (Otherness) requires accepting the plurality of perspectives and experiences of new relational forms; educate social ties is experiencing sensitivity to build communities in which friendship is political mainstay. Keywords: Education. Ethics. Community. Friendship
id UCS-3_08c5759facf6fb48f255a3ff05264689
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2471
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling A formação do ethos contemporâneo: desafios à educação // The formation of contemporary ethos: challenges to educationEducação O estudo tem caráter qualitativo e busca em referenciais teóricos. Contempla uma reflexão aberta a respeito do alvorecer da razão na modernidade, que lança o ser humano ao centro do universo (homo universalis). Ao fazê-lo, fragmenta a formação do ethos, vórtice que alcança a contemporaneidade. Na sequência traz suportes teóricos, com base, principalmente nas concepções de Agamben, Bauman,Vaz, entre outros, acerca da ainda possibilidade formativas de construção da comunidade humana. Apesar dos numerosos e diversos conhecimentos produzidos, na atualidade, crescem as dificuldades de compreensão da condição humana e do significado dos fazeres humanos. A aposta na subjetividade como uma essência, marca da metafísica, também pos em questão a identidade pessoal. A contemporaneidade ampla e complexa clama por contextos educacionais capazes de dinamizar bases ontológicas com diferentes bases conceptuais e vivenciais. Dessa forma a problemática orientadora da reflexão é: como constituiu-se a formação do ethos contemporâneo e, quais são os desafios à educação? Como resultados destacamos que  a racionalidade técnico-científica gerou despreocupação com a vivência de valores éticos voltados ao bem comum; a individualização fomentou a descrença em políticas democráticas e ceifou a esperança na formação de um ethos contemporâneo solidário. Concluimos que existe uma necessidade urgente de repensar a constituição ontológica do ser humano, como pressuposto imprescindível na reconstituição da relação entre o EU/TU ou EU/HUMANIDADE; a compreensão do Outro (Alteridade) requer aceitar a pluralidade de perspectivas de novas vivências e formas relacionais; educar é vivenciar laços de sensibilidade social para construir comunidades nas quais a amizade seja o esteio político.     Palavras-chaves: Educação. Ética. Comunidade. Amizade   THE FORMATION OF CONTEMPORARY ETHOS: CHALLENGES TO EDUCATION Abstract: The study is qualitative and search for theoretical frameworks. Contemplates an open reflexion about the dawn of  reason  in modernity, which throws the human  to the center of the universe (homo universalis). fragments forming the ethos vortex that reaches the contemporary. Following brings theoretical supports, based mainly on the concepts of Agamben, Bauman, Vaz, among others, about the possibility of building further training of the human community. Despite numerous and diverse knowledge produced, in actuality, there are growing difficulties in understanding the human condition and the meaning of human doings. The focus on subjectivity as an essence, brand of metaphysics, also calls into question the personal identity. The broad and complex contemporary calls for educational contexts capable of stimulating ontological bases with different conceptual and experiential bases. Thus the problem of guiding reflection is: how was the formation of the contemporary ethos and what are the challenges for education? The results highlight that the scientific-technical rationality generated unconcern with the experience of ethical values ​​directed to the common good; individualization fostered disbelief in democratic politics and claimed the hope of forming a contemporary ethos supportive. We conclude that there is an urgent need to rethink the ontological constitution of the human being as an indispensable prerequisite to rebuild the relationship between I / YOU or I / HUMANITY; understanding of the Other (Otherness) requires accepting the plurality of perspectives and experiences of new relational forms; educate social ties is experiencing sensitivity to build communities in which friendship is political mainstay. Keywords: Education. Ethics. Community. Friendship Universidade de Caxias do SulStrieder, RoqueTedesco, Anderson Luiz2014-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2471Conjectura: filosofia e educação; v. 19, n. 3; 96-116CONJECTURA: filosofia e educação; v. 19, n. 3; 96-1162178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2471/pdf_294info:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-05T13:42:10ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A formação do ethos contemporâneo: desafios à educação // The formation of contemporary ethos: challenges to education
title A formação do ethos contemporâneo: desafios à educação // The formation of contemporary ethos: challenges to education
spellingShingle A formação do ethos contemporâneo: desafios à educação // The formation of contemporary ethos: challenges to education
Strieder, Roque
Educação
title_short A formação do ethos contemporâneo: desafios à educação // The formation of contemporary ethos: challenges to education
title_full A formação do ethos contemporâneo: desafios à educação // The formation of contemporary ethos: challenges to education
title_fullStr A formação do ethos contemporâneo: desafios à educação // The formation of contemporary ethos: challenges to education
title_full_unstemmed A formação do ethos contemporâneo: desafios à educação // The formation of contemporary ethos: challenges to education
title_sort A formação do ethos contemporâneo: desafios à educação // The formation of contemporary ethos: challenges to education
author Strieder, Roque
author_facet Strieder, Roque
Tedesco, Anderson Luiz
author_role author
author2 Tedesco, Anderson Luiz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Strieder, Roque
Tedesco, Anderson Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
dc.description.none.fl_txt_mv O estudo tem caráter qualitativo e busca em referenciais teóricos. Contempla uma reflexão aberta a respeito do alvorecer da razão na modernidade, que lança o ser humano ao centro do universo (homo universalis). Ao fazê-lo, fragmenta a formação do ethos, vórtice que alcança a contemporaneidade. Na sequência traz suportes teóricos, com base, principalmente nas concepções de Agamben, Bauman,Vaz, entre outros, acerca da ainda possibilidade formativas de construção da comunidade humana. Apesar dos numerosos e diversos conhecimentos produzidos, na atualidade, crescem as dificuldades de compreensão da condição humana e do significado dos fazeres humanos. A aposta na subjetividade como uma essência, marca da metafísica, também pos em questão a identidade pessoal. A contemporaneidade ampla e complexa clama por contextos educacionais capazes de dinamizar bases ontológicas com diferentes bases conceptuais e vivenciais. Dessa forma a problemática orientadora da reflexão é: como constituiu-se a formação do ethos contemporâneo e, quais são os desafios à educação? Como resultados destacamos que  a racionalidade técnico-científica gerou despreocupação com a vivência de valores éticos voltados ao bem comum; a individualização fomentou a descrença em políticas democráticas e ceifou a esperança na formação de um ethos contemporâneo solidário. Concluimos que existe uma necessidade urgente de repensar a constituição ontológica do ser humano, como pressuposto imprescindível na reconstituição da relação entre o EU/TU ou EU/HUMANIDADE; a compreensão do Outro (Alteridade) requer aceitar a pluralidade de perspectivas de novas vivências e formas relacionais; educar é vivenciar laços de sensibilidade social para construir comunidades nas quais a amizade seja o esteio político.     Palavras-chaves: Educação. Ética. Comunidade. Amizade   THE FORMATION OF CONTEMPORARY ETHOS: CHALLENGES TO EDUCATION Abstract: The study is qualitative and search for theoretical frameworks. Contemplates an open reflexion about the dawn of  reason  in modernity, which throws the human  to the center of the universe (homo universalis). fragments forming the ethos vortex that reaches the contemporary. Following brings theoretical supports, based mainly on the concepts of Agamben, Bauman, Vaz, among others, about the possibility of building further training of the human community. Despite numerous and diverse knowledge produced, in actuality, there are growing difficulties in understanding the human condition and the meaning of human doings. The focus on subjectivity as an essence, brand of metaphysics, also calls into question the personal identity. The broad and complex contemporary calls for educational contexts capable of stimulating ontological bases with different conceptual and experiential bases. Thus the problem of guiding reflection is: how was the formation of the contemporary ethos and what are the challenges for education? The results highlight that the scientific-technical rationality generated unconcern with the experience of ethical values ​​directed to the common good; individualization fostered disbelief in democratic politics and claimed the hope of forming a contemporary ethos supportive. We conclude that there is an urgent need to rethink the ontological constitution of the human being as an indispensable prerequisite to rebuild the relationship between I / YOU or I / HUMANITY; understanding of the Other (Otherness) requires accepting the plurality of perspectives and experiences of new relational forms; educate social ties is experiencing sensitivity to build communities in which friendship is political mainstay. Keywords: Education. Ethics. Community. Friendship
description O estudo tem caráter qualitativo e busca em referenciais teóricos. Contempla uma reflexão aberta a respeito do alvorecer da razão na modernidade, que lança o ser humano ao centro do universo (homo universalis). Ao fazê-lo, fragmenta a formação do ethos, vórtice que alcança a contemporaneidade. Na sequência traz suportes teóricos, com base, principalmente nas concepções de Agamben, Bauman,Vaz, entre outros, acerca da ainda possibilidade formativas de construção da comunidade humana. Apesar dos numerosos e diversos conhecimentos produzidos, na atualidade, crescem as dificuldades de compreensão da condição humana e do significado dos fazeres humanos. A aposta na subjetividade como uma essência, marca da metafísica, também pos em questão a identidade pessoal. A contemporaneidade ampla e complexa clama por contextos educacionais capazes de dinamizar bases ontológicas com diferentes bases conceptuais e vivenciais. Dessa forma a problemática orientadora da reflexão é: como constituiu-se a formação do ethos contemporâneo e, quais são os desafios à educação? Como resultados destacamos que  a racionalidade técnico-científica gerou despreocupação com a vivência de valores éticos voltados ao bem comum; a individualização fomentou a descrença em políticas democráticas e ceifou a esperança na formação de um ethos contemporâneo solidário. Concluimos que existe uma necessidade urgente de repensar a constituição ontológica do ser humano, como pressuposto imprescindível na reconstituição da relação entre o EU/TU ou EU/HUMANIDADE; a compreensão do Outro (Alteridade) requer aceitar a pluralidade de perspectivas de novas vivências e formas relacionais; educar é vivenciar laços de sensibilidade social para construir comunidades nas quais a amizade seja o esteio político.     Palavras-chaves: Educação. Ética. Comunidade. Amizade   THE FORMATION OF CONTEMPORARY ETHOS: CHALLENGES TO EDUCATION Abstract: The study is qualitative and search for theoretical frameworks. Contemplates an open reflexion about the dawn of  reason  in modernity, which throws the human  to the center of the universe (homo universalis). fragments forming the ethos vortex that reaches the contemporary. Following brings theoretical supports, based mainly on the concepts of Agamben, Bauman, Vaz, among others, about the possibility of building further training of the human community. Despite numerous and diverse knowledge produced, in actuality, there are growing difficulties in understanding the human condition and the meaning of human doings. The focus on subjectivity as an essence, brand of metaphysics, also calls into question the personal identity. The broad and complex contemporary calls for educational contexts capable of stimulating ontological bases with different conceptual and experiential bases. Thus the problem of guiding reflection is: how was the formation of the contemporary ethos and what are the challenges for education? The results highlight that the scientific-technical rationality generated unconcern with the experience of ethical values ​​directed to the common good; individualization fostered disbelief in democratic politics and claimed the hope of forming a contemporary ethos supportive. We conclude that there is an urgent need to rethink the ontological constitution of the human being as an indispensable prerequisite to rebuild the relationship between I / YOU or I / HUMANITY; understanding of the Other (Otherness) requires accepting the plurality of perspectives and experiences of new relational forms; educate social ties is experiencing sensitivity to build communities in which friendship is political mainstay. Keywords: Education. Ethics. Community. Friendship
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2471
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2471/pdf_294
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 19, n. 3; 96-116
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 19, n. 3; 96-116
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951950061568