Emoções e motivação moral: Prinz versus Kant // DOI: 10.18226/21784612.v22.n.especial.05

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Maria de Lourdes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4800
Resumo: Esse artigo pretende responder à seguinte pergunta: Emoções e sentimentos são necessários para a moralidade? Essa questão será desdobrada em três outras: 1) Emoções e sentimentos são necessários para a determinação do correto moralmente?; 2) Emoções e sentimentos são necessários para a motivação moral?; e 3) Emoções e sentimentos são necessários para a ação moral? Para responder a essas questões, usa dois modelos distintos: o de Prinz, tal como apresentado no livro The emotional constructions of morals e o de Kant. Tenta mostrar que Prinz responde positivamente às três questões e que há dois modelos possíveis de compreender a teoria kantiana, que dariam respostas diferentes às questões 2 e 3.Palavras-chave: Emoção. Sentimento. Moralidade. Prinz. Kant.
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spelling Emoções e motivação moral: Prinz versus Kant // DOI: 10.18226/21784612.v22.n.especial.05Filosofia; ÉticaEsse artigo pretende responder à seguinte pergunta: Emoções e sentimentos são necessários para a moralidade? Essa questão será desdobrada em três outras: 1) Emoções e sentimentos são necessários para a determinação do correto moralmente?; 2) Emoções e sentimentos são necessários para a motivação moral?; e 3) Emoções e sentimentos são necessários para a ação moral? Para responder a essas questões, usa dois modelos distintos: o de Prinz, tal como apresentado no livro The emotional constructions of morals e o de Kant. Tenta mostrar que Prinz responde positivamente às três questões e que há dois modelos possíveis de compreender a teoria kantiana, que dariam respostas diferentes às questões 2 e 3.Palavras-chave: Emoção. Sentimento. Moralidade. Prinz. Kant.Universidade de Caxias do SulCNPqBorges, Maria de Lourdes2017-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4800Conjectura: filosofia e educação; v. 22 (2017): Dossiê Estudo das Emoções - intersecções entre ciência e filosofia; 59-67CONJECTURA: filosofia e educação; v. 22 (2017): Dossiê Estudo das Emoções - intersecções entre ciência e filosofia; 59-672178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4800/pdfDireitos autorais 2017 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-16T03:03:39ZRevista
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