Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação // Research and Post-Graduation in Education: the political and pedagogical meaning of the training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Maria Isabel da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1704
Resumo: A reflexão sobre o papel formativo da pesquisa no âmbito dos programas de pós-graduação em educação é o objeto deste texto. Usando como referência o pensamento filosófico de autores como Vieira Pinto (1979) e Freire (1982) valoriza o diálogo como referente da interlocução que redunda em produção de conhecimento e se vincula diretamente à noção de comunidade, construindo, portanto, comunidades discursivas. O caminho escolhido para articular essa reflexão, elegeu as vivências no cotidiano de Programas de Pós-Graduação como eixo da análise. A experiência vem apontando rumos e tendências presentes na cultura de formação. A organização dos PPGs em Linhas de Pesquisa favorece a produção coletiva e pode produzir significativos processos de formação acadêmica.
id UCS-3_98452454cc8b8701b95784b10000b477
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/1704
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação // Research and Post-Graduation in Education: the political and pedagogical meaning of the trainingPesquisa; Pós-graduação em Educação; Comunidades Discursivas; Formação em Pesquisa; Prática Investigativa; Grupo de Pesquisa A reflexão sobre o papel formativo da pesquisa no âmbito dos programas de pós-graduação em educação é o objeto deste texto. Usando como referência o pensamento filosófico de autores como Vieira Pinto (1979) e Freire (1982) valoriza o diálogo como referente da interlocução que redunda em produção de conhecimento e se vincula diretamente à noção de comunidade, construindo, portanto, comunidades discursivas. O caminho escolhido para articular essa reflexão, elegeu as vivências no cotidiano de Programas de Pós-Graduação como eixo da análise. A experiência vem apontando rumos e tendências presentes na cultura de formação. A organização dos PPGs em Linhas de Pesquisa favorece a produção coletiva e pode produzir significativos processos de formação acadêmica.Universidade de Caxias do SulCunha, Maria Isabel da2013-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1704Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 33-47CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 33-472178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1704/pdf_186http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/downloadSuppFile/1704/210info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T16:15:53ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação // Research and Post-Graduation in Education: the political and pedagogical meaning of the training
title Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação // Research and Post-Graduation in Education: the political and pedagogical meaning of the training
spellingShingle Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação // Research and Post-Graduation in Education: the political and pedagogical meaning of the training
Cunha, Maria Isabel da
Pesquisa; Pós-graduação em Educação; Comunidades Discursivas; Formação em Pesquisa; Prática Investigativa; Grupo de Pesquisa
title_short Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação // Research and Post-Graduation in Education: the political and pedagogical meaning of the training
title_full Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação // Research and Post-Graduation in Education: the political and pedagogical meaning of the training
title_fullStr Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação // Research and Post-Graduation in Education: the political and pedagogical meaning of the training
title_full_unstemmed Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação // Research and Post-Graduation in Education: the political and pedagogical meaning of the training
title_sort Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação // Research and Post-Graduation in Education: the political and pedagogical meaning of the training
author Cunha, Maria Isabel da
author_facet Cunha, Maria Isabel da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Maria Isabel da
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa; Pós-graduação em Educação; Comunidades Discursivas; Formação em Pesquisa; Prática Investigativa; Grupo de Pesquisa
topic Pesquisa; Pós-graduação em Educação; Comunidades Discursivas; Formação em Pesquisa; Prática Investigativa; Grupo de Pesquisa
dc.description.none.fl_txt_mv A reflexão sobre o papel formativo da pesquisa no âmbito dos programas de pós-graduação em educação é o objeto deste texto. Usando como referência o pensamento filosófico de autores como Vieira Pinto (1979) e Freire (1982) valoriza o diálogo como referente da interlocução que redunda em produção de conhecimento e se vincula diretamente à noção de comunidade, construindo, portanto, comunidades discursivas. O caminho escolhido para articular essa reflexão, elegeu as vivências no cotidiano de Programas de Pós-Graduação como eixo da análise. A experiência vem apontando rumos e tendências presentes na cultura de formação. A organização dos PPGs em Linhas de Pesquisa favorece a produção coletiva e pode produzir significativos processos de formação acadêmica.
description A reflexão sobre o papel formativo da pesquisa no âmbito dos programas de pós-graduação em educação é o objeto deste texto. Usando como referência o pensamento filosófico de autores como Vieira Pinto (1979) e Freire (1982) valoriza o diálogo como referente da interlocução que redunda em produção de conhecimento e se vincula diretamente à noção de comunidade, construindo, portanto, comunidades discursivas. O caminho escolhido para articular essa reflexão, elegeu as vivências no cotidiano de Programas de Pós-Graduação como eixo da análise. A experiência vem apontando rumos e tendências presentes na cultura de formação. A organização dos PPGs em Linhas de Pesquisa favorece a produção coletiva e pode produzir significativos processos de formação acadêmica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1704
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1704/pdf_186
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/downloadSuppFile/1704/210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 33-47
CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 33-47
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951826329600