Multirreferencialidade e o pensar filosófico em sala de aula: elementos para uma desconstrução do ensino de Filosofia tradicional // Multireferentiality and the philosophical thinking in the classroom: elementos for a deconstruction of traditional ...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Francisco Ramos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3311
Resumo: O presente artigo tem como finalidade discutir e apresentar elementos para uma desconstrução do conceito tradicional de ensino de filosofia à luz da abordagem multirreferencial, contextualizando os motivos filosóficos que atestam a falência conceitual do uso do termo “ensino” para explicar as práticas filosóficas em educação. Metodologicamente apresentamos a proposta de uma nova abordagem dessas práticas a partir da demonstração da problemática multirreferencial. A abordagem multirreferencial foi aprofundada por Jacques Ardoino, da Universidade de Vincennes (Paris VIII), desenvolvida no âmbito da educação e das ciências humanas em geral, que surge para redefinição do fazer pedagógico em sala de aula, em contraposição aos procedimentos tradicionais adotados. A abordagem multirreferencial para ser aplicada ao processo filosófico no contexto escolar requer uma ruptura radical com a tradição fundamentada pelo imperativo do racionalismo instrumental em seu discurso e prática.Palavras-chave: Multirreferencialidade. Complexidade. Filosofia da educação. Desconstrução.
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spelling Multirreferencialidade e o pensar filosófico em sala de aula: elementos para uma desconstrução do ensino de Filosofia tradicional // Multireferentiality and the philosophical thinking in the classroom: elementos for a deconstruction of traditional ...Filosofia; Educação; Filosofia da Educação.O presente artigo tem como finalidade discutir e apresentar elementos para uma desconstrução do conceito tradicional de ensino de filosofia à luz da abordagem multirreferencial, contextualizando os motivos filosóficos que atestam a falência conceitual do uso do termo “ensino” para explicar as práticas filosóficas em educação. Metodologicamente apresentamos a proposta de uma nova abordagem dessas práticas a partir da demonstração da problemática multirreferencial. A abordagem multirreferencial foi aprofundada por Jacques Ardoino, da Universidade de Vincennes (Paris VIII), desenvolvida no âmbito da educação e das ciências humanas em geral, que surge para redefinição do fazer pedagógico em sala de aula, em contraposição aos procedimentos tradicionais adotados. A abordagem multirreferencial para ser aplicada ao processo filosófico no contexto escolar requer uma ruptura radical com a tradição fundamentada pelo imperativo do racionalismo instrumental em seu discurso e prática.Palavras-chave: Multirreferencialidade. Complexidade. Filosofia da educação. Desconstrução.Universidade de Caxias do SulNeves, Francisco Ramos2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3311Conjectura: filosofia e educação; v. 20, n. 3; 161-180CONJECTURA: filosofia e educação; v. 20, n. 3; 161-1802178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3311/pdf_453info:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-30T01:43:49ZRevista
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