Análise dos Museus e Centros Culturais Virtuais como mediadores entre sujeitos e o conhecimento // Analysis of Virtual Museums and Cultural Centers as mediators between subjects and knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mill, Daniel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pierobon, Jorge Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3192
Resumo: Esse trabalho analisa os museus e centros culturais virtuais (MCCV) em suas funções de interação e mediação entre o sujeito e o conhecimento. Partindo da caracterização dos MCCV como forma objetiva da relação sujeito-conhecimento, foram escolhidas oito experiências de MCCV para avaliação técnica e pedagógica. Com base na literatura avaliação de softwares e ambientes computacionais, criou-se uma matriz taxonômica para a análise de cada MCCV. Como resultados, o estudo indicou que há experiências de museus e centros culturais muito bem elaboradas e com bom potencial de apoio à construção do conhecimento por seus usuários. Todavia, observou-se que essas experiências ainda carecem de melhorias para melhor atendimento aos usuários, particularmente aqueles portadores de alguma deficiência. Na sociedade atual, marcada pelo uso intensivo das tecnologias digitais e da escrita (Sociedade Grafocêntrica Digital), os MCCV apresentam-se como ambientes essenciais para experiências ciberculturais.Palavras-chave: Museus Virtuais. Centros Culturais Virtuais. Mediação. Sociedade Grafocêntrica Digital.
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spelling Análise dos Museus e Centros Culturais Virtuais como mediadores entre sujeitos e o conhecimento // Analysis of Virtual Museums and Cultural Centers as mediators between subjects and knowledgeMuseus virtuais; Centros culturais virtuais; Mediação; Sociedade Grafocêntrica DigitalEsse trabalho analisa os museus e centros culturais virtuais (MCCV) em suas funções de interação e mediação entre o sujeito e o conhecimento. Partindo da caracterização dos MCCV como forma objetiva da relação sujeito-conhecimento, foram escolhidas oito experiências de MCCV para avaliação técnica e pedagógica. Com base na literatura avaliação de softwares e ambientes computacionais, criou-se uma matriz taxonômica para a análise de cada MCCV. Como resultados, o estudo indicou que há experiências de museus e centros culturais muito bem elaboradas e com bom potencial de apoio à construção do conhecimento por seus usuários. Todavia, observou-se que essas experiências ainda carecem de melhorias para melhor atendimento aos usuários, particularmente aqueles portadores de alguma deficiência. Na sociedade atual, marcada pelo uso intensivo das tecnologias digitais e da escrita (Sociedade Grafocêntrica Digital), os MCCV apresentam-se como ambientes essenciais para experiências ciberculturais.Palavras-chave: Museus Virtuais. Centros Culturais Virtuais. Mediação. Sociedade Grafocêntrica Digital.Universidade de Caxias do SulA pesquisa teve apoio financeiro do CNPq e da CAPES.Mill, DanielPierobon, Jorge Luiz2015-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3192Conjectura: filosofia e educação; v. 20, n. 2; 202-222CONJECTURA: filosofia e educação; v. 20, n. 2; 202-2222178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3192/pdf_425info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T13:36:46ZRevista
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