As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2122 |
Resumo: | Esse trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado e tem por objetivo apresentar alguns resultados acerca de como estudantes de um 7º ano do Ensino Fundamental, de um colégio particular da cidade de Londrina-PR, negociaram ativamente significados identitários científicos em aulas de Ciências. Acompanhamos, numa perspectiva etnometodológica, atividades realizadas nas aulas de ciências durante oito meses, entre 2010 e 2011. Neste texto, trataremos especificamente das formas como os estudantes buscam “colocar em perigo” a estabilidade da aula e a própria estabilidade da identidade científica ao produzirem episódios de negociações, de dúvidas e de deslocamentos em relação à normalidade das posições de sujeito. Ao imergir nesse campo de ações, percebemos que a tática dos estudantes fazia-os convocados a assumirem determinadas posições que punham em suspenso o mito da origem da Ciência fundante e se constituírem como sujeitos em um processo em andamento, cambiante e em constante negociação. |
id |
UCS-3_f9e2be15665ea0f15b794082467bf28d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2122 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identitiesIdentidades. Negociação. Discurso. Estudantes. Aulas de ciências. Escola.Esse trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado e tem por objetivo apresentar alguns resultados acerca de como estudantes de um 7º ano do Ensino Fundamental, de um colégio particular da cidade de Londrina-PR, negociaram ativamente significados identitários científicos em aulas de Ciências. Acompanhamos, numa perspectiva etnometodológica, atividades realizadas nas aulas de ciências durante oito meses, entre 2010 e 2011. Neste texto, trataremos especificamente das formas como os estudantes buscam “colocar em perigo” a estabilidade da aula e a própria estabilidade da identidade científica ao produzirem episódios de negociações, de dúvidas e de deslocamentos em relação à normalidade das posições de sujeito. Ao imergir nesse campo de ações, percebemos que a tática dos estudantes fazia-os convocados a assumirem determinadas posições que punham em suspenso o mito da origem da Ciência fundante e se constituírem como sujeitos em um processo em andamento, cambiante e em constante negociação.Universidade de Caxias do SulOliveira, Moisés Alves deMattos, Aline de Moura2013-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2122Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 157-173CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 157-1732178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2122/pdf_194info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T16:15:53ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities |
title |
As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities |
spellingShingle |
As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities Oliveira, Moisés Alves de Identidades. Negociação. Discurso. Estudantes. Aulas de ciências. Escola. |
title_short |
As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities |
title_full |
As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities |
title_fullStr |
As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities |
title_full_unstemmed |
As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities |
title_sort |
As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities |
author |
Oliveira, Moisés Alves de |
author_facet |
Oliveira, Moisés Alves de Mattos, Aline de Moura |
author_role |
author |
author2 |
Mattos, Aline de Moura |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Moisés Alves de Mattos, Aline de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidades. Negociação. Discurso. Estudantes. Aulas de ciências. Escola. |
topic |
Identidades. Negociação. Discurso. Estudantes. Aulas de ciências. Escola. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Esse trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado e tem por objetivo apresentar alguns resultados acerca de como estudantes de um 7º ano do Ensino Fundamental, de um colégio particular da cidade de Londrina-PR, negociaram ativamente significados identitários científicos em aulas de Ciências. Acompanhamos, numa perspectiva etnometodológica, atividades realizadas nas aulas de ciências durante oito meses, entre 2010 e 2011. Neste texto, trataremos especificamente das formas como os estudantes buscam “colocar em perigo” a estabilidade da aula e a própria estabilidade da identidade científica ao produzirem episódios de negociações, de dúvidas e de deslocamentos em relação à normalidade das posições de sujeito. Ao imergir nesse campo de ações, percebemos que a tática dos estudantes fazia-os convocados a assumirem determinadas posições que punham em suspenso o mito da origem da Ciência fundante e se constituírem como sujeitos em um processo em andamento, cambiante e em constante negociação. |
description |
Esse trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado e tem por objetivo apresentar alguns resultados acerca de como estudantes de um 7º ano do Ensino Fundamental, de um colégio particular da cidade de Londrina-PR, negociaram ativamente significados identitários científicos em aulas de Ciências. Acompanhamos, numa perspectiva etnometodológica, atividades realizadas nas aulas de ciências durante oito meses, entre 2010 e 2011. Neste texto, trataremos especificamente das formas como os estudantes buscam “colocar em perigo” a estabilidade da aula e a própria estabilidade da identidade científica ao produzirem episódios de negociações, de dúvidas e de deslocamentos em relação à normalidade das posições de sujeito. Ao imergir nesse campo de ações, percebemos que a tática dos estudantes fazia-os convocados a assumirem determinadas posições que punham em suspenso o mito da origem da Ciência fundante e se constituírem como sujeitos em um processo em andamento, cambiante e em constante negociação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2122 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2122/pdf_194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 157-173 CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 157-173 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829950500929536 |