As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Moisés Alves de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mattos, Aline de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2122
Resumo: Esse trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado e tem por objetivo apresentar alguns resultados acerca de como estudantes de um 7º ano do Ensino Fundamental, de um colégio particular da cidade de Londrina-PR, negociaram ativamente significados identitários científicos em aulas de Ciências. Acompanhamos, numa perspectiva etnometodológica, atividades realizadas nas aulas de ciências durante oito meses, entre 2010 e 2011. Neste texto, trataremos especificamente das formas como os estudantes buscam “colocar em perigo” a estabilidade da aula e a própria estabilidade da identidade científica ao produzirem episódios de negociações, de dúvidas e de deslocamentos em relação à normalidade das posições de sujeito. Ao imergir nesse campo de ações, percebemos que a tática dos estudantes fazia-os convocados a assumirem determinadas posições que punham em suspenso o mito da origem da Ciência fundante e se constituírem como sujeitos em um processo em andamento, cambiante e em constante negociação.
id UCS-3_f9e2be15665ea0f15b794082467bf28d
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/2122
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identitiesIdentidades. Negociação. Discurso. Estudantes. Aulas de ciências. Escola.Esse trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado e tem por objetivo apresentar alguns resultados acerca de como estudantes de um 7º ano do Ensino Fundamental, de um colégio particular da cidade de Londrina-PR, negociaram ativamente significados identitários científicos em aulas de Ciências. Acompanhamos, numa perspectiva etnometodológica, atividades realizadas nas aulas de ciências durante oito meses, entre 2010 e 2011. Neste texto, trataremos especificamente das formas como os estudantes buscam “colocar em perigo” a estabilidade da aula e a própria estabilidade da identidade científica ao produzirem episódios de negociações, de dúvidas e de deslocamentos em relação à normalidade das posições de sujeito. Ao imergir nesse campo de ações, percebemos que a tática dos estudantes fazia-os convocados a assumirem determinadas posições que punham em suspenso o mito da origem da Ciência fundante e se constituírem como sujeitos em um processo em andamento, cambiante e em constante negociação.Universidade de Caxias do SulOliveira, Moisés Alves deMattos, Aline de Moura2013-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2122Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 157-173CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 157-1732178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2122/pdf_194info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-10T16:15:53ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities
title As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities
spellingShingle As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities
Oliveira, Moisés Alves de
Identidades. Negociação. Discurso. Estudantes. Aulas de ciências. Escola.
title_short As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities
title_full As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities
title_fullStr As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities
title_full_unstemmed As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities
title_sort As aulas de ciências: convocando para as identidades científicas // Science classes: calling up for scientific identities
author Oliveira, Moisés Alves de
author_facet Oliveira, Moisés Alves de
Mattos, Aline de Moura
author_role author
author2 Mattos, Aline de Moura
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Moisés Alves de
Mattos, Aline de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Identidades. Negociação. Discurso. Estudantes. Aulas de ciências. Escola.
topic Identidades. Negociação. Discurso. Estudantes. Aulas de ciências. Escola.
dc.description.none.fl_txt_mv Esse trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado e tem por objetivo apresentar alguns resultados acerca de como estudantes de um 7º ano do Ensino Fundamental, de um colégio particular da cidade de Londrina-PR, negociaram ativamente significados identitários científicos em aulas de Ciências. Acompanhamos, numa perspectiva etnometodológica, atividades realizadas nas aulas de ciências durante oito meses, entre 2010 e 2011. Neste texto, trataremos especificamente das formas como os estudantes buscam “colocar em perigo” a estabilidade da aula e a própria estabilidade da identidade científica ao produzirem episódios de negociações, de dúvidas e de deslocamentos em relação à normalidade das posições de sujeito. Ao imergir nesse campo de ações, percebemos que a tática dos estudantes fazia-os convocados a assumirem determinadas posições que punham em suspenso o mito da origem da Ciência fundante e se constituírem como sujeitos em um processo em andamento, cambiante e em constante negociação.
description Esse trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado e tem por objetivo apresentar alguns resultados acerca de como estudantes de um 7º ano do Ensino Fundamental, de um colégio particular da cidade de Londrina-PR, negociaram ativamente significados identitários científicos em aulas de Ciências. Acompanhamos, numa perspectiva etnometodológica, atividades realizadas nas aulas de ciências durante oito meses, entre 2010 e 2011. Neste texto, trataremos especificamente das formas como os estudantes buscam “colocar em perigo” a estabilidade da aula e a própria estabilidade da identidade científica ao produzirem episódios de negociações, de dúvidas e de deslocamentos em relação à normalidade das posições de sujeito. Ao imergir nesse campo de ações, percebemos que a tática dos estudantes fazia-os convocados a assumirem determinadas posições que punham em suspenso o mito da origem da Ciência fundante e se constituírem como sujeitos em um processo em andamento, cambiante e em constante negociação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2122
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2122/pdf_194
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 157-173
CONJECTURA: filosofia e educação; A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica; 157-173
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829950500929536