Interactive simulations in teaching concepts Electromagnetism

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Luciano Soares
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/526
Resumo: In this work we developed a hyper document built around free software in order tosupport the   teaching   and learning concepts    of electromagnetism. The    research    involved the development, production and validation of a hyperdocument containing interactive simulations produced with the software Easy Java Simulations, based on the conceptions of learning of David Ausubel. We also consider the fundamental  principlesthat characterize hypermedia as a  language that  allows non-linear  access to  information  and present this to the use of graphics, sound, animation and interactive computer, and its implications   for teaching   practices. We   find evidence   that diversity   of media elements helped students in understanding the concepts and  interpretation of phenomena. We note that the hyper document structured into conceptions of learning has helped  them  develop Ausubel subsumers to   support   learning, these   students  become active participants in information acquisition and construction of new knowledge.
id UCS-4_4007e33a5f61b991ea789548b6493410
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/526
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Interactive simulations in teaching concepts ElectromagnetismSimulações interativas no ensino de conceitos de EletromagnetismoSimulaçõesSoftware EJSEnsino de EletromagnetismoSimultionsSoftware EJSTeaching of ElectromagnetismIn this work we developed a hyper document built around free software in order tosupport the   teaching   and learning concepts    of electromagnetism. The    research    involved the development, production and validation of a hyperdocument containing interactive simulations produced with the software Easy Java Simulations, based on the conceptions of learning of David Ausubel. We also consider the fundamental  principlesthat characterize hypermedia as a  language that  allows non-linear  access to  information  and present this to the use of graphics, sound, animation and interactive computer, and its implications   for teaching   practices. We   find evidence   that diversity   of media elements helped students in understanding the concepts and  interpretation of phenomena. We note that the hyper document structured into conceptions of learning has helped  them  develop Ausubel subsumers to   support   learning, these   students  become active participants in information acquisition and construction of new knowledge.Neste trabalho desenvolvemos um hiperdocumento construído com software livre com a finalidade de apoiar o ensino e a aprendizagem de conceitos de Eletromagnetismo no Ensino Médio. A pesquisa envolveu a elaboração, produção e validação de um hiperdocumento que contém simulações interativas produzidas com o software EASY JAVA SIMULATIONS, fundamentadas nas concepções de aprendizagem significativa de David Ausubel. Foram considerados também os princípios fundamentais que caracterizam a hipermídia enquanto linguagem que permite o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador. Buscamos ainda destacar as implicações do uso desses recursos instrucionais para as práticas de ensino, na medida em que eles podem oferecer expressivas contribuições para as atividades docentes e para a aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, encontramos evidências de que a diversidade de elementos de mídia auxiliou os alunos na compreensão dos conceitos físicos, na fixação do conteúdo e interpretação dos fenômenos eletromagnéticos abordados. Observamos ainda que o hiperdocumento estruturado nas concepções de aprendizagem significativa de Ausubel ajudou no desenvolvimento de subsunçores para apoiar a aprendizagem, tornando esses alunos participantes ativos na aquisição de informações e construção de novos conhecimentos.Editora Cruzeiro do Sul2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/52610.26843/rencima.v3i3.526Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 3 n. 3 (2012): out.; 635-6532179-426X10.26843/rencima.v3i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/526/451https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedroso, Luciano SoaresAraújo, Mauro Sérgio Teixeira de2023-04-20T20:59:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/526Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-20T20:59:45Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Interactive simulations in teaching concepts Electromagnetism
Simulações interativas no ensino de conceitos de Eletromagnetismo
title Interactive simulations in teaching concepts Electromagnetism
spellingShingle Interactive simulations in teaching concepts Electromagnetism
Pedroso, Luciano Soares
Simulações
Software EJS
Ensino de Eletromagnetismo
Simultions
Software EJS
Teaching of Electromagnetism
title_short Interactive simulations in teaching concepts Electromagnetism
title_full Interactive simulations in teaching concepts Electromagnetism
title_fullStr Interactive simulations in teaching concepts Electromagnetism
title_full_unstemmed Interactive simulations in teaching concepts Electromagnetism
title_sort Interactive simulations in teaching concepts Electromagnetism
author Pedroso, Luciano Soares
author_facet Pedroso, Luciano Soares
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
author_role author
author2 Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Luciano Soares
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Simulações
Software EJS
Ensino de Eletromagnetismo
Simultions
Software EJS
Teaching of Electromagnetism
topic Simulações
Software EJS
Ensino de Eletromagnetismo
Simultions
Software EJS
Teaching of Electromagnetism
description In this work we developed a hyper document built around free software in order tosupport the   teaching   and learning concepts    of electromagnetism. The    research    involved the development, production and validation of a hyperdocument containing interactive simulations produced with the software Easy Java Simulations, based on the conceptions of learning of David Ausubel. We also consider the fundamental  principlesthat characterize hypermedia as a  language that  allows non-linear  access to  information  and present this to the use of graphics, sound, animation and interactive computer, and its implications   for teaching   practices. We   find evidence   that diversity   of media elements helped students in understanding the concepts and  interpretation of phenomena. We note that the hyper document structured into conceptions of learning has helped  them  develop Ausubel subsumers to   support   learning, these   students  become active participants in information acquisition and construction of new knowledge.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/526
10.26843/rencima.v3i3.526
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/526
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v3i3.526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/526/451
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 3 n. 3 (2012): out.; 635-653
2179-426X
10.26843/rencima.v3i3
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306129192255488